O Clube do Crime das Quintas-Feiras [Crítica]

Suspense leve, divertido e com bons personagens geralmente agradam e com O Clube do Crime das Quintas-Feiras não foi diferente. Não foi surpresa ver o longa fazendo sucesso na Netflix!

Baseado no livro de Richard Osman, o filme acompanha um grupo de idosos que tem como hobby desvendar crimes do passado sem solução, até que um conhecido é assassinado e eles podem ser obrigados a sair de onde moram, Coopers Chase. Elizabeth (Helen Mirren), ex-espiã do MI6, é a protagonista da história. Esperta e persistente, ela arruma uma maneira de colocar a nova policial, Donna (Naomi Ackie), na investigação e assim saber de tudo em primeira mão. O restante do grupo é composto por Ibrahim (Ben Kingsley) que trabalhava como psiquiatra, Ron (Pierce Brosnan), um antigo sindicalista e Joyce (Célia Imrie), enfermeira aposentada. Todos personagens bem carismáticos.

À medida que eles investigam a morte de Tony Curran (Geoff Bell), outros mistérios se unem à narrativa, já que Ian Ventham (o sempre ótimo David Tennant) é outro personagem que acaba morrendo na trama. E tudo ao final é bem explicado, fazendo com que o filme termine sem pontas soltas.

Donna é uma ótima personagem, uma vez que percebe rápido o potencial do grupo de idosos, já seu chefe Hudson (Daniel Mays), é um investigador bem mais caricato. Destaque para Jonathan Pryce no papel de Stephen, marido de Elizabeth, que no final me surpreendeu positivamente.

O ponto forte de O Clube do Crime das Quintas-feiras é sem dúvida seus personagens na terceira idade e as atuações dos veteranos. Helen Mirren nunca decepciona! No entanto, fiquei com a sensação de que o restante do grupo poderia ter sido mais explorado e com tramas pessoais mais profundas. 

Entretanto, apesar de não ter um enredo verdadeiramente complexo, é um filme que agrada porque consegue trabalhar bem a simplicidade. Não tem pretensão de ser um longa com um suspense pesado e é bem dirigido pelo também pelo vetereano Chris Columbus, que estava há muito tempo longe das telas.

O Clube do Crime das Quintas-Feiras trabalha temas como gentrificação, amizade, etarismo e tem todo o jeito de se tornar uma franquia de mistério, merecidamente. 

FICHA TÉCNICA

Título: O Clube do Crime das Quintas-Feiras
Título Original: The Thursday Murder Club
Direção: Chris Columbus
Data de lançamento: 28 de agosto de 2025
Netflix

Michele Lima

Na Nossa Estante

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

O Morro dos Ventos Uivantes [Crítica]

O romance escrito por Emily Brontë em 1847 já recebeu nove adaptações cinematográficas oficialmente reconhecidas…

2 dias ago

Bugnonia [Crítica]

Eu gosto bastante da parceria entre Yorgos Lanthimos e Emma Stone, e Pobres Criaturas segue…

3 dias ago

Pluribus [Crítica da Série]

Vince Gilligan é criador de uma das maiores séries de sucesso da televisão, Breaking Bad,…

1 semana ago

Pecadores

Eu queria tanto ter gostado mais deste Pecadores (2025), mas o plot me decepcionou um…

1 semana ago

Indicados ao Oscar 2026 [Análise]

O Agente Secreto teve 4 indicações: Filme do ano, Filme Internacional, ator (Wagner Moura) e…

2 semanas ago

Valor Sentimental [Crítica]

Valor Sentimental é um drama não muito pungente para assistir num domingo à tarde enquanto…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!