Do Fundo da Estante: Batman e Robin

Batman e Robin

Tido como o pior filme da franquia pelos DCnautas fanáticos, Batman e Robin não só é o mais próximo do seriado antigo, como representa e muito o estadunidense – a trilogia do Nolan, por exemplo, é épica demais pra se passar num país que elegeu Donald Trump por duas vezes e ainda o venera.

Após reclamações de que Batman ficou muito sombrio e gótico sob a batuta de Tim Burton, o diretor Joel Schumacher assumiu Batman Eternamente (1995) que não agradou à todos,  continuou no cargo e dirigiu Batman e Robin. O resultado? Mais ação, mais cor, mais piadas, mais situações levemente constrangedoras, o galã da época George Clooney sendo o Batman, Arnold Schwarzenegger interpretando o Sr. Frio e Uma Thurman como Hera Venenosa. Era tudo o que os fãs queriam e depois reclamaram. Não engoliram que um filme do Batman fosse tão nonsense e deliciosamente cafona, com seus personagens abraçando a caricatura como se fosse uma história em quadrinhos adaptada para o cinema em ritmo de sitcom. Já que os ótimos dois primeiros Batman do cinema foram mórbidos demais, os produtores, atendendo ao clamor das platéias, não erraram. Entregaram um filme do Batman que cabe direitinho na realidade dos que nunca entenderam que X-Men é sobre minorias, que Superman é sobre imigração e xenofobia e por aí vai.

Uma onda inteira de frio paira sobre Gotham City, onde um criminoso atende pelo nome de Sr. Frio (Arnold Schwarzenegger) – um vilão disposto a transformar a metrópole em seu domínio gelado. Na América do Sul, uma dedicada cientista botânica sofre um inesperado acidente químico. Envolta pelas plantas exóticas que estudava, surge Hera Venenosa (Uma Thurman), uma mulher sedutora e com um desejo de vingança. Para deter esta nova dupla de criminosos, Batman e Robin precisarão de toda a ajuda possível e a jovem Barbara Wilson (Alicia Silverstone) se torna a nova aliada.

Batman e Robin

E por falar em Alicia Silverstone, a garota símbolo dos EUA antes da Britney Spears aparecer, viu seu auge da carreira em As Patricinhas de Beverly Hills (1995) injustamente ir pelo ralo com sua participação em Batman e Robin. Por estar um pouco bochechuda mesmo com o corpo magro, Alicia foi repudiada por sua aparência e por sua atuação, estando até hoje relegada a pequenos papéis no cinema. A fúria dos DCmaníacos foi tanta que o próximo filme da franquia, Batman Begins, foi lançado apenas em 2005, quase dez anos depois. Nem é uma continuação do que já havia sido feito, mas sim um recomeço de tudo com um Batman mais sério e mais sofrido, numa saga que busca justificar sua decisão em ser um herói e combater o crime.

Em um EUA pós-pandemia e com um lunático no mais alto cargo, Batman e Robin fica cada vez melhor.

FICHA TÉCNICA

Título: Batman & Robin
Direção: Joel Schumacher
Data de Lançamento: 4 de julho de 1997

 

Italo Morelli Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas de Filmes Para o Fim de Semana Dorama: Uma Família Inusitada
Dicas de Filmes Para o Fim de Semana Dorama: Uma Família Inusitada