O Mundo Depois de Nós [Crítica do Filme]

O mundo depois de nós é o recente filme da Netflix bem apocalíptico e um grande elenco!

Amanda (Julia Roberts) resolve que a família precisa de férias e aluga uma casa um pouco distante da cidade. No entanto, o que deveria ser um tempo de diversão e tranquilidade acaba bem caótico! Isso porque a internet para de funcionar, os satélites também, não existe possibilidade de comunicação e aos poucos o ambiente de fim de mundo é instaurado! Não sem antes a família se deparar com o dono da casa G.H (Mahershala Ali) e sua filha Ruth (Myha’la), curiosamente pedindo abrigo!

A atmosfera de apreensão é trabalhada desde o início do longa. Ao mesmo tempo que a trilha sonora começa alegre, logo também começa uma música de suspense nos alertando de que o clima da história mudaria em breve! O sentimento de desconfiança de Amanda sobre G.H e Ruth, dois estranhos, é bem honesto, quem não ficaria no lugar dela? No entanto, suas falas são pontuadas evidentemente por racismo. Será que Amanda pensaria que G.H e Ruth eram meros empregados tentando invadir a casa se fossem brancos? E é no meio do que parece ser o fim do mundo que conhecemos, as duas famílias precisam lidar com os conflitos enquanto tentam sair do caos. 

Os personagens são ótimos, Amanda é paranoica e diz que odeia pessoas, sendo ela mesma uma pessoa detestável. Clay (Ethan Hawke) é o marido inútil que sem internet não sabe fazer nada, Archie (Charlie Evans) é um adolescente comum e Rose (Farrah Mackenzie) é sem dúvida, a melhor personagem desta história. Ela fica sem internet bem na hora que estava vendo o último episódio de Friends e a menina simplesmente não consegue deixar de pensar no final de Ross e Rachel! Já G.H é um homem rico e bem informado, ele desconfia do que está acontecendo pelas atitudes de um de seus clientes poderosos. E Ruth é uma garota sem a menor paciência para a forma como Amanda tratam eles.

O mundo apocalíptico vai entrando aos poucos na vida dos personagens e quando isso acontece vemos até o lado melhor deles. Exceto por Danny, ótimo personagem de Kevin Bacon, que representa bem as pessoas que amam uma teoria da conspiração. E é desse personagem que a gente escuta algumas verdades, como o fato dos Estados Unidos terem feito muitos inimigos ao longo dos anos.

Também vale destacar a direção de Sam Esmail (criador e roteirista de Mr. Robot) que usa de diferentes ângulos o tempo todo e marca bem a divisão dos ciclos dos acontecimentos.

Embora trate de temas como ataques cibernéticos, terrorismo, guerra de informações e de como somos uma sociedade dependente de tecnologia, o filme também trabalha questões muito humanas e triviais. E é até de maneira corriqueira que termina o longa, com uma cena excelente, mas que com certeza vai dividir opiniões! É de certa forma abrupta, mas me fez pensar que se Rose consegue seu final feliz, talvez outras pessoas também consigam. 

O Mundo Depois de Nós é baseado no livro de Rumaan Alam, sendo um ótimo thriller! Não nos traz muitas respostas, mas é envolvente mais do que o suficiente para manter nossa atenção. 

FICHA TÉCNICA

Título: O Mundo Depois de Nós
Título Original: Leave the World Behind
Direção: de Rumaan Alam
Data de Lançamento: 8 de dezembro de 2023
Netflix

Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

2 dias ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

3 dias ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

6 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

1 semana ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

1 semana ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

1 semana ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!