Coração das Trevas [Resenha Literária]
Coração das Trevas de Joseph Conrad é do selo Medo Clássico da DarkSide® Books! A obra é considerada um clássico da literatura inglesa, publicado em 1902 e nos mostra com muita perspicácia elementos sobre a colonização na África! No entanto, como todo bom clássico é preciso estar atento nas entrelinhas, no que é dito e não dito pelo autor, pelas inúmeras metáforas apresentadas na narrativa, que não é muito simples, é bem intrincada e por isso mesmo bem rica.
Charles Marlow é o protagonista, inglês à bordo do Nellie, ancorado no Tâmisa, perto de Gravesend, Inglaterra. O livro apresenta uma narrativa dentro de outra narrativa em uma metalinguagem bem trabalhada. Charles narra para seus colegas marinheiros os fatos que o levaram a se tornar capitão a serviço de uma companhia de comércio de marfim e sua grande aventura pelo Congo na missão de resgatar um chefe de posto de comércio, conhecido por Sr. Kurtz, um homem misterioso e poderoso. A jornada do protagonista é cheia de percalços, com muito mistério e suspense. Não sabemos exatamente o que é delírio e o que real, mas o aspecto sombrio é bem palpável em toda a história.
Na superficialidade narrativa a história é simples, é fácil identificar os diversos elementos africanos e o olhar de um estrangeiro no Congo. Um pouco mais fundo estão todos os elementos da colonização na áfrica, a imposição de civilização a outros povos, a dominação violenta a outra cultura. Kurt inclusive lembra o Imperador Leopoldo da Bélgica e sua exploração no Congo. E o próprio título do livro faz uma menção ambígua ao que é realmente a treva retratada no livro. À medida que Marlow entra nas profundezas do Congo, conhecendo um povo completamente diferente, tendo que conviver até mesmo com canibais, a loucura se mostra menos sutil na escuridão. Teria mesmo Kurtz levado civilização para a barbárie?
E assim Coração das Trevas adquire um caráter crítico, social e psicológico e, apesar de ter poucas páginas, a intensidade do que se encontra nas entrelinhas torna a narrativa bem mais complexa.
Vale lembrar que o livro inspirou o filme Apocalypse Now de Francis Ford Coppola, mas a ambientação do longa se dá na guerra do Vietnã, colocando o Sr. Kurtz como um coronel americano que se refugia na selva. Apesar das adaptações, o filme consegue manter as críticas do livro, transportando-as à guerra. Coração das Trevas também serve de inspiração para obras de teatro, músicas de Bob Dylan (álbum Desire), um episódio de Os Simpsons, entre outros.
Como sempre a edição da DarkSide® Books está perfeita, com uma introdução sobre o autor o que nos ajuda na contextualização da obra. No final tem o Diário no Congo, um texto sobre Joseph Conrad de Virginia Woolf, um posfácio que nos conta um pouco sobre Leopoldo da Bélgica, cronologia, biografia e fontes. Tudo sempre acompanhado de ótimas ilustrações.
Apesar de não curtir muito esse gênero literário, achei que o livro é super bem feito e amei a edição!
beijinhos,
http://www.cafecommands.com
♥
Oi, Mi! Tudo bom?
Morria e não sabia que esse livro que inspirou Apocalypse Now.
Fiquei curiosa quando vi o lançamento, mas não é uma história que uaaaau eu preciso ler agora, sabe? Se aparecer numa promoção imperdível, eu compro UHSAUHASUHSAHUSA
Beijos, Nizz.
http://www.queriaestarlendo.com.br
Olá…
Gostei de acompanhar suas impressões a respeito da leitura, porém, não é uma leitura que me desperta o interesse, pois, não curto muito o gênero a qual ela se encaixa… Sendo assim, prefiro passar a dica.
Bjo
http://coisasdediane.blogspot.com/