Pieces of Woman [Crítica do Filme]

O diretor húngaro Kornél Mundruczó já abre Pieces of Woman com um plano sequência de 30 minutos, onde Martha (a talentosa Vanessa Kirby) por opção própria, tenta dar a luz em casa. Mesmo com a ajuda do marido (Shia LaBeouf) e uma parteira (Molly Parker), a bebê não resiste. Corta a cena e Martha já está de volta ao trabalho, tentando seguir em frente sob olhares espantados e em conflito com a mãe (a gigante Ellen Burstyn, excelente como sempre) por não demostrar interesse em processar a parteira. O luto de Martha é introspectivo, silencioso e não é isso exatamente que a sociedade espera.
Todos os intérpretes estão espetaculares, em especial Vanessa Kirby, dona de recursos dramáticos muito bem administrados. Kornél conduz esse longo take com mão firme e não apela para o dramalhão – e felizmente segue assim até o belo e simbólico final.
O que poderia se tornar um filme angustiante, como por exemplo Anticristo (2009), onde a mãe (Charlotte Gainsbourg) entra num espiral de loucura após a perda do único filho, surpreende ao contar uma história enxuta sobre superação e esperança. Martha transmite uma força inabalável em cada gesto e em cada atitude. Vanessa Kirby, com sua voz firme e grave foi a escolha perfeita para o papel, cuja interpretação equilibra sabiamente a dor e o impacto emocional da protagonista sobre o público. Destaque também para Shia LaBeouf, com total controle sobre seu outrora exageros na composição de tipos atormentados. Sua boa química com Vanessa faz dos primeiros trinta minutos um dos momentos mais arrepiantes de 2020.
A roteirista e esposa do diretor Kata Weber, em seu primeiro roteiro em inglês, se inspirou em uma experiência própria, onde sofreu um aborto espontâneo, e no caso da parteira Ágnes Geréb, presa injustamente na Hungria.
Tantos acontecimentos marcantes sob uma ótica original resultam em Pieces of Woman – bem dirigido, bem interpretado e com um roteiro que percorre caminhos originais, mais um golaço da Netflix.
Trailer
FICHA TÉCNICA
Título: Pieces of Woman
Direção: Kornél Mundruczó
Data de lançamento no Brasil: 7 de janeiro de 2021
Netflix

Italo Morelli Jr.

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Tudo em Família [Crítica do Filme]

Não sei se é dívida de jogo, mas Nicole Kidman aceitou fazer trabalhos bem menores…

2 dias ago

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

4 dias ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

6 dias ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

1 semana ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

1 semana ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!