O Diário de Nisha [Resenha Literária]

O Diário de Nisha é um dos últimos lançamentos da DarkSide® Books pela linha DarkLove, ele foi vencedor do Newbery Honor Award 2019, Walter Dean Myers Honor Award 2019 e Malka Penn Award para Direitos Humanos em Literatura Infantil em 2018. Só por aí percebi que esse livro ia me trazer um turbilhão de sentimentos. E não deu outra, a história de Nisha é linda e emocionante.
Nisha é uma garota indiana de doze anos, ela não é de falar muito. Vive quietinha, além de ser bem reservada. Bem diferente de seu irmão gêmeo Amil, que já é um garoto mais falante e curioso. Por ser uma jovem bem na dela e pelo seu aniversário, Nisha ganha um diário de Kazi, um empregado da família. E é através desse diário que ela vai narrando a sua história para sua falecida mãe e com isso nós leitores vamos acompanhando a trajetória dessa mocinha.
Nisha começa a escrever no diário tudo o que ela pensa e observa do seu cotidiano, pois através da sua escrita pode ser ela mesma, já que não é de se comunicar muito com as outras pessoas. E aos poucos, vamos sendo apresentados a outros personagens e com o olhar de uma jovem, a protagonista vai nos mostrando os motivos que fizeram ela e sua família largarem a sua casa para trás. 
A protagonista a princípio não entende os motivos de ter que partir para outro lugar. A sua mente de criança não consegue compreender o que está acontecendo. Ela só sabe que a Índia está se tornando duas, por causa de tensões políticas e religiosas. E com essa visão eu fui me encantando com a protagonista, mas não só ela, eu amei o Amil, o seu irmão, um personagem encantador. Além dele, adorei o Kazi e aos poucos fui vendo o quanto ele é importante para a Nisha e a sua família.

Aprendi muito lendo O Diário de Nisha pois o livro se passa em 1947, um período de muitos conflitos religiosos e o país foi dividido em Índia e Paquistão. Particularmente eu conhecia pouco da cultura e dos conflitos que eles tiveram, porém ao longo da leitura fui pesquisando e no final do livro tem uma nota da autora onde ela nos conta mais um pouco sobre esse período histórico da Índia. 
A leitura foi emocionante e me ensinou muito, além de reforçar uma visão que adquiri lendo o livro da Malala Yousafzai: as pessoas só deixam as suas casas por causa da violência e por não se sentirem seguras nesse local. E toda vez que a Nisha se perguntava ou perguntava para alguém próximo a ela o motivo por ela está indo embora de seu lar, eu ficava refletindo sobre essa situação vivida pela protagonista e sua família e como em dias atuais ainda existem esses tipos de conflitos.
Em suma em uma edição lindíssima tanto por fora como dentro, O Diário de Nisha acaba sendo uma leitura obrigatória para todos os tipos de leitores, nos emociona e nos faz refletir!
FICHA TÉCNICA
Título: O Diário de Nisha
Autora: Veera Hiranandani
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon e Loja DarkSide® Books

Ariane de Freitas

7 thoughts on “O Diário de Nisha [Resenha Literária]

  • 4 de novembro de 2019 em 02:44
    Permalink

    Olá, tudo bem por aí?

    A primeira coisa que pensei quando vi o post: meu Deus, que capa linda! Depois vi que foi lançado pela DarkSide, então, tá explicado: ela sempre arrasa nas edições. Eu fiquei muito instigado a ler porque o tema me atraiu muito, bem como a sua resenha que me deixou ainda mais curioso.

    Adorei o blog, acabei de segui-lo.
    Beijos!
    http://www.acampamentodaleitura.com

    Resposta
  • 4 de novembro de 2019 em 03:52
    Permalink

    Oi, Ari

    Sem dúvidas é uma leitura enriquecedora, mas não sinto vontade de fazê-la, pelo menos não no momento.
    A edição é belíssima, dá gosto de ver!

    Beijos
    – Tami
    https://www.meuepilogo.com

    Resposta
  • 4 de novembro de 2019 em 05:18
    Permalink

    Essa obra realmente me emocionou. Além de tratar de um assunto importante, ele ainda insere contexto histórico que eu nem tinha conhecimento. Aprendi muita coisa com a pequena Nisha que sempre vou lembrar.

    Beijos

    Imersão Literária

    Resposta
  • 4 de novembro de 2019 em 15:55
    Permalink

    Oi, Ariane! Tudo bom?
    A Bibs leu esse livro e achou a história muito bonita. Não é o tipo de leitura que eu procuraria, mas se conseguisse ler, tenho certeza que ia gostar. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br

    Resposta
  • 4 de novembro de 2019 em 18:54
    Permalink

    Olá, Ariane.
    Eu já estava interessada nesse livro antes da resenha, agora então nem se fala. Já quero conhecer mais da Nisha e sua família. E essa edição belíssima ainda vem para coroar tudo.

    Prefácio

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!