Especial [Resenha Literária]

Especial foi uma grata surpresa. Quando recebi o livro fui correndo conferir a série pra ter uma visão do todo que foi construído e mal podia esperar que a leitura dessa obra me traria tantos sentimentos bons.

É o que acontece quando se faz parte que uma geração cujos pais não querem que você jamais conheça o sofrimento; você acaba com um bando de pessoas de vinte e tantos anos que nunca se incomodaram em descobrir como se vive.

Ryan O’Connell foi capaz de apresentar a vida de vinte e poucos anos nesta montanha russa complicada, e eu não pude deixar de concordar com a maior parte do livro. Nesta idade vivenciamos amizades tóxicas, amores não correspondidos a relacionamentos horríveis, e ler algo assim serve também como uma afirmação de que, apesar de tudo, podemos nos recuperar e é apenas uma questão tempo e querer fazer a diferença em nossas vidas caóticas.

Sim, aquela colega no colegial que constantemente publica fotos felizes das férias passadas com queridos amigos em alguma ilha é provavelmente tão perdida e tão insegura de sua vida quanto você, aquela amiga da faculdade que postou uma foto de seu brilhante corpo esculpido, provavelmente está vivendo de biscoitos para ajudá-la durante a semana. 
A transição é assustadora e, na maioria das vezes, gostamos de ficar na praia a nadar contra as ondas, mas uma vez que beijamos o oceano, estamos tão desesperados para permanecer à tona que nos esquecemos de respirar por um tempo, para apreciar como o sol beija nossa pele, nos esquecemos das coisas simples. Este livro maravilhoso me fez perceber que existem coisas muito mais importantes na vida do que tentar agradar a todos, que as pessoas vão perpetuamente falhar com você de maneiras que você não pode imaginar, e que no final de um dia cansativo tudo o que você realmente tem é você mesmo.

O’Connel, que ganhou notoriedade como escritor de um popular site e alegremente se apresenta como a milenaridade por excelência nesta coleção de ensaios pessoais. Ruminando sobre temas como sua constante necessidade de validação na internet, navegando no mar de aplicativos de namoro, seus pais de helicóptero e sua afeição ocasional por remédios, ele se compadece como seu melhor amigo meio bêbado no happy hour.
Apesar de sua propensão à digitação de todas as letras maiúsculas, ele possui um fluxo de produção impressionante que é viciante e fácil de ler. Vários capítulos são dedicados à luta de toda sua vida com paralisia cerebral, pontuada por um acidente de carro que lhe deu a tentadora chance de se apresentar a estranhos como uma vítima de acidente, e mostra como ele descreve a si mesmo meio brincando.
O peso deste tópico distingue esta história pessoal de seus compatriotas mais leves. Às vezes míope, a estreia de O’Connell é prova, no entanto, de que os hábitos aprendidos no Twitter e no Tinder não necessariamente impedem a maturidade e podem até levar a uma melhor compreensão de si mesmo.

As memórias de Ryan são ainda mais engraçadas, mais emocionantes e ainda mais emocionais do que a adaptação do Netflix. As piadas me fizeram rir mais e os momentos emocionais ressoaram mais fundo. Ryan é engraçado, doce e inteligente e suas histórias me fizeram rir e querer chorar ao mesmo tempo. Ele é a representação que precisamos agora e não posso recomendar este livro ou a série da Netflix o suficiente

Você pode experimentar diferentes personalidades como quem troca de roupa, mas garanto que o traje original vai ser sempre o que veste melhor.

A edição da Galera Record está lindíssima, quando coloquei o olho na capa já sabia que iria me apaixonar pelo seu conteúdo, que surpresa a minha perceber que ele me ensinou tanto!
FICHA TÉCNICA
Título: Especial
Autor: Ryan O’Connell
Nota: 4/5
Onde Comprar: Amazon
 

Natália Silva

6 thoughts on “Especial [Resenha Literária]

  • 17 de setembro de 2019 em 11:55
    Permalink

    Olá, Natália! Tudo bem?

    Ah! Já é a segunda resenha que leio deste livro, e sinto que vou adorá-lo tanto quanto você gostou! Gosto muito de livros assim, que abordam temas da nossa atualidade e que nos fazem refletir sobre tudo que estamos vivendo, principalmente nas redes sociais, né?! Adorei a sua resenha, você tem uma forma de escrever maravilhosa <3

    Beijos
    Cantinho da Escrita

    Resposta
  • 17 de setembro de 2019 em 13:14
    Permalink

    Oi Nat!
    Eu vi muita gente falar super bem da serie mas o livro em si dividiu opinioes. Uma amiga minha que eu confio bastante no gosto nao curtiu muito o protagonista. Disse que ele soa irritante as vezes. Nao tenho muito interesse no momento. Quem sabe no futuro.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    Resposta
  • 17 de setembro de 2019 em 18:10
    Permalink

    Oi, Natália!
    Fiquei bem interessada pela série quando ela saiu, mas não cheguei a ter o mesmo sentimento pelo livro. Porém, até agora não li e nem assisti, então acho que qualquer um que eu escolher já estou saindo no lucro hahaha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    Resposta
  • 17 de setembro de 2019 em 19:11
    Permalink

    Olá, Natália.
    Minha opinião sobre esse livro foi diferente da sua. Eu achei ele bem chato e foi dificil terminar. Só consegui porque parei e fui assistir a série e só então consegui terminar o livro. Os parágrafos são enormes e tem poucos diálogos, o que me incomodou bastante.

    Prefácio

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!