As Crônicas de Gelo e Fogo [Resenha Literária]

Desde que comecei a ler livros épicos e fantásticos minha paixão pela leitura só fez aumentar. Quando George R. R. Martin lançou o primeiro livro da série A Guerra dos Tronos, tive um vislumbre incrível de como uma fantasia poderia me deixar fascinada e ao mesmo tempo encantada com tamanha história. Nem preciso dizer que aguardava o lançamento dos outros livros da série para devorá-los.
Nesse ano quando a Editora Suma anunciou que o autor é o novo morador de sua famosa casa, não pensei duas vezes para iniciar a releitura de uma das maiores séries já escrita. E meu fascínio por Martin só cresce.
As Crônicas de Gelo e Fogo, inicia com um encontro com seres sobrenaturais; isso pode dar uma falsa impressão sobre o que virá. À medida que a história começa a se desenrolar, o tema se move fortemente na área da intriga política e desta guerra que acontecerá como resultado. O elemento fantasia, sempre presente, desempenha um papel incrível no restante do livro.
Duas famílias ocupam o centro do palco em uma batalha pelo trono; os Starks e os Lannisters. Neste primeiro livro, o autor consegue criar um mundo criativo e fascinante, e com uma capacidade única de escrita que te prende do início ao fim, o livro é tudo àquilo que queremos em um conto de fantasia épica. 
O primeiro livro da série é situado em um mundo muito parecido com uma história de nosso passado, especificamente a Guerra das Rosas, com inúmeras batalhas e famílias A Guerra dos Tronos nos apresenta uma das maiores listas de personagens em seu enredo, assim como a guerra no passado. 
A história é contada a partir de várias perspectivas. Cada uma é mantida dentro de um capítulo que, quando os personagens se afastam um do outro, permite que o autor deixe continuamente pequenas inclusões ao final de cada capítulo.
Enquanto alguns personagens deste primeiro livro são da mesma família, a perspectiva muda em sua continuação. A morte é comum, quase ao ponto do horror, mas é conduzida de tal maneira que, infelizmente, nos lembra de nossas histórias sangrentas. Martin não foge da morte, do estupro e de cenas pesadas e, ao fazê-lo, fornece uma história muito mais completa. 
Mas, As Crônicas de Gelo e Fogo é escrita para adultos, não para crianças. Martin move o ponto de vista entre mais de uma dúzia de personagens, introduzindo novos enquanto a série avança, e há algumas surpresas reais. Mudanças em perspectiva fazem figuras que antes pareciam altamente desagradáveis ​​aparecerem sob uma nova luz. E várias vezes um personagem é introduzido e recebe carne e forma suficientes que sentimos que os conhecemos, apenas para morrer repentinamente, muitas vezes brutalmente. Não há afastamento da presença da morte.

Quando se entra na guerra dos tronos, ganha-se ou morre. Não existe meio termo.

Ao longo de toda a série, Martin se concentra quase que principalmente em um continente. No entanto, há uma personagem, Daenerys Targaryen, que foi forçada a fugir para um outro local quando mais jovem, e com certeza ela se tornou um dos meus personagens favoritos na série. 
A Guerra dos Tronos é uma daquelas séries que te envolvem de uma maneira absurda. Denso e cativo, Martin sabe exatamente onde traçar a linha com muita informação para você não cair no tédio. 
Se você gosta de Tolkien, ou se gosta da ideia de uma série de fantasia épica, então deve conferir esse livro o mais rápido possível. A capacidade de George Martin de criar um mundo ao mesmo tempo divertido e desastrosamente realista não é nada menos que impressionantemente brilhante.
A edição da Editora Suma está lindíssima, sem falhas na diagramação, o que poderia ter sido feito em relação às edições anteriores seria somente o aumento no tamanho da fonte para a leitura ficar um pouco mais confortável, no mais continuo apaixonada por esse mundo épico que conquistou milhares de fãs no mundo todo. E aguardo ansiosamente o lançamento do segundo livro dessa linda série. 
FICHA TÉCNICA
Título: As Crônicas de Gelo e Fogo – Livro I
Autora: George R. R. Martin 
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon
 

Natália Silva

10 thoughts on “As Crônicas de Gelo e Fogo [Resenha Literária]

  • 20 de maio de 2019 em 10:12
    Permalink

    Oi Nat!
    Ainda não me vejo com coragem de me aventurar nos livros por mais positivo que sejam as resenhas. Sao muito grandes. Um dia quem sabe. Mas pensarei com carinho. Depois do final decepcionante da serie… é algo a se pensar.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    Resposta
  • 20 de maio de 2019 em 12:51
    Permalink

    O box é uma coleção que quero ter porém a série é fiel ao livro?
    Li que George ainda não terminou a história… os livros vão até onde? Poderia tirar essa dúvida de mim?
    Fiquei chateada ontem com o final da série preciso de uma luz.
    Beijinhos ;*

    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    Resposta
  • 20 de maio de 2019 em 14:25
    Permalink

    Suas resenhas são sempre impecáveis, sempre que vejo histórias assim fico doida para ler, mas depois sempre acabo esquecendo, é um gênero que me intriga, mas parece que não me fisga. No entanto, anotei sua dica e irei procurar esse livro agora!

    https://www.kailagarcia.com

    Resposta
  • 20 de maio de 2019 em 15:31
    Permalink

    Oi, Natália
    Quando GOT saiu e os exemplares começaram a vender, eu fiquei muito animada e comprei o primeiro livro. O problema é que os livros são grossos, a letra muito pequena e tem tantos pontos de vista que é fácil se perder. Eu parei na página 280 e alguma coisa e como eu esqueci de continuar, até hoje não voltei e não lembro de nada, e muito menos tenho paciência pra tentar de novo.
    Beijo!

    http://capitulotreze.com.br

    Resposta
  • 20 de maio de 2019 em 19:00
    Permalink

    Olá, Natália.
    Eu li esse livro depois de ter assistido a primeira temporada da série. Depois daquele final eu precisei ler os livros e li tudo em seguida, o ultimo publicado estava acabando de lançar. E pretendo reler, mas quando o autor fizer o favor de terminar de escrever todos, o que acredito não vai acontecer nunca hehe.

    Prefácio

    Resposta
  • 20 de maio de 2019 em 22:00
    Permalink

    Oi Natália!
    Poxa cara, eu tenho a maior vontade de começar a ler esses livros (por isso até hj n assisti a série), mas um tiquinho de preguiça tbm, hahahah
    Adorei sua resenha, deu pra sentir sua empolgação com a saga!
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias – Blog

    Resposta
  • 20 de maio de 2019 em 22:40
    Permalink

    Oi, Nat!
    Eu li somente até o segundo livro e larguei. Apesar de adorar fantasia medieval, achei os livros um pouco cansativos, principalmente o segundo.
    Beijos
    Balaio de Babados

    Resposta
  • 20 de maio de 2019 em 23:01
    Permalink

    Oi
    Alguns dia eu vou ler os livros quando criar coragem, já que o tamanho dos livros assusta um pouco, mesmo sabendo que a leitura deles deve ser uma experiência incrível.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    Resposta
  • 21 de maio de 2019 em 03:50
    Permalink

    Oi, Nat

    Eu vou receber o livro e estou me programando para ler. Estou muito decepcionada com a série e preciso tirar esse ranço. Uma pena eles não terem aumentado um tiquinho a fonte, meus olhos iam agradecer.

    Beijos
    – Tami
    https://www.meuepilogo.com

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!