Quando Ela Desaparecer [Resenha Literária]

Acho válido iniciar minha resenha revelando que esta foi a primeira obra do autor que li. Victor Bonini vem conquistando seu lugar ao sol no que diz respeito ao gênero suspense. É o seu terceiro publicado, e as críticas colecionadas são, em sua grande maioria, positivas.
A história traz como tema principal o desaparecimento de uma adolescente. Kika, de 16 anos, que desaparece misteriosamente durante uma excursão escolar. 
O desaparecimento da adolescente provocou um frisson na população. À medida que as investigações avançavam, mais dúvidas surgiam e mais envolvidos apareciam. Envolvidos estes com papéis simbólicos na comunidade, que jamais seriam alvos de suspeitas.

“Não se morre aos dezesseis anos…”

O fato é que o desaparecimento de Kika alterou drasticamente a vida de todas as pessoas que, direta ou indiretamente, tinham algum envolvimento pessoal com a garota. E com isso, mesmo com o passar do tempo, foi um ocorrido que se tornou inesquecível para todos; inclusive e especialmente para Sarah; que sete anos após o feito, decidiu fazer um livro-reportagem sobre todo o caso Kika.
A narrativa da obra é justamente essa, como se fosse uma reportagem do caso. E assim, o leitor é levado a acompanhar todos os detalhes não só do desaparecimento, mas ainda da personalidade peculiar de Kika, uma garota linda, sem amigos, que sofria bullying na escola.
Apesar da questão principal da divulgação do livro ser “onde está Kika?”, eu facilmente substituiria por “o que aconteceu à Kika?”. 
Começamos a leitura com poucos detalhes sobre a personagem, mas com o passar das páginas começamos a montar todo o quebra-cabeça diante da construção de Kika e de seu desaparecimento.
O autor consegue manter o suspense, fazendo com que a curiosidade do leitor seja aguçada o tempo todo. Não conseguimos adivinhar o que aconteceu à adolescente até a grande revelação. 
Eu adoro suspenses, e este com certeza tem todos os elementos para ser ótimo. Porém, fiquei um tanto que incomodada com a forma com que o enredo foi disposto.
Todos os interlúdios, que variam entre os acontecimentos que antecederam e sucederam o desaparecimento de Kika; se tornaram cansativos e confusos em certo ponto. Em muitos momentos, a ideia principal de ser a personagem Sarah a própria autora do enredo, através do livro-reportagem, se perdia.  Talvez se o autor tivesse separado o livro por tempo ou mesmo inserisse os interlúdios em intervalos maiores; o fato não teria me incomodado. 
Em contrapartida, fiquei surpresa e presa ao livro, mesmo com essa negativa. É inegável que o autor tem um talento ímpar e sabe bem provocar e manter o leitor preso. Eu só acredito que falta uma organização mais prática e envolvente também no alicerce da obra.
A edição da Faro não deixou a desejar, assim como os suspenses da gringa a editora caprichou: páginas grossas, jogo de cor nos capítulos (quem tem os livros do Donlea vai entender o que quero dizer) e a capa… ahhh está perfeita com letras em alto relevo.
Em suma, indico a leitura e acredito que Victor Bonini é um grande escritor; um nome que fará sucesso no gênero suspense. Sua escrita cativa; traz credibilidade (tanto que por vezes me perguntava se não estava diante de uma história real), e claro, muita originalidade. 
FICHA TÉCNICA
Título: Quando Ela Desaparecer
Autor: Victor Bonini
Nota: 4/5
Onde comprar: Amazon
 

Bianca Gonçalves

5 thoughts on “Quando Ela Desaparecer [Resenha Literária]

  • 27 de março de 2019 em 11:58
    Permalink

    Oiii Bianca

    Tenho O Casamento e também Colega de Quarto do Bonini esperando na estante pra ler, e pretendo fazer isso nos próximos meses, se eu gostar da narrativa do autor com certeza este também entrará na minha lista de leituras por fazer.

    Beijos

    http://www.derepentenoultimolivro.com

    Resposta
  • 27 de março de 2019 em 15:53
    Permalink

    Oi, Bianca
    Eu não conhecia o livro mas já ouvi falar do autor. Apesar de não gostar do gênero eu acho válido quando ele prende o leitor, apesar das ressalvas.
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br/

    Resposta
  • 27 de março de 2019 em 17:10
    Permalink

    Uma pena o livro ter algumas partes que não foram bem desenvolvidas. Mas no todo, acho que é uma leitura que vale muito a pena. Essa capa está maravilhosa!

    https://www.kailagarcia.com

    Resposta
  • 27 de março de 2019 em 22:58
    Permalink

    Oi! Eu gostei bastante desse livro, assim como de O Casamento, que é dele também. A forma como a história foi contada me deixou bem envolvida e o final me surpreendeu. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!