Mentes Sombrias [Resenha do Filme]
Mentes Sombrias é uma adaptação do livro homônimo de Alexandra Bracken publicado no Brasil pela Editora Intrínseca.
O longa é dos mesmo produtores de Stranger Things e mostra um mundo distópico em que do dia para a noite, crianças começam a morrer de um misterioso mal súbito. Os sobreviventes desenvolvem poderes e a protagonista Ruby (Amandla Stenberg) é um deles. No dia do seu décimo aniversário,ela descobre que seus pais não se lembram mais dela, o que a faz parar em um acampamento para jovens e crianças como ela. Lá, todos são divididos de acordo com as categorias de seus poderes: inteligência (verde), telecine (azul), eletrocinese (amarelos), poderes psíquicos (laranja) e os vermelhos que só quase no fim descobrimos os poderes que possuem. Os laranjas e vermelhos são eliminados do acampamento e com medo de ser morta Ruby consegue mudar a mente do médico e colocá-la como uma criança inofensiva. Por anos, a protagonista vive no lugar, até que descobrem seu segredo.
Misteriosamente, Cate (Mandy Moore) aparece para ajudá-la e a personagem faz parte de um grupo de oposição, que também não agrada a protagonista. Ruby no final das contas se junta a um grupo de desgarrados que viaja numa Van, fugindo de todos. Zu (Miya Cech) é uma garotinha com poderes de eletricidade e se apega facilmente a Ruby, Chubs (Skylan Brooks) tem o poder da inteligência e Liam (Harris Dickinson) é o líder do grupo. Logo de início percebemos claramente o romance entre Ruby e Liam e que toma boa parte da trama. O grupo tenta encontrar o acampamento de um jovem que já conseguiu fugir do governo várias vezes e nessa jornada vamos descobrimos em que eles podem ou não confiar.
Distopias do gêneros já se tornaram bastante clichês e o filme não se distancia muito de uma mistura de Jogos Vorazes, Divergente e até me lembrou bastante de Fragmentados de Neal Shusterman. O enredo tem boas cenas de ação, com jovens tentando romper o sistema e no meio do caminho um romance para os românticos. A premissa agrada e as atuações estão muito boas e apesar de um alguns pontos mais previsíveis, o filme até que mostrar algumas surpresas, deixando uma boa expectativa para o final.
No entanto, Mentes Sombrias não aproveitou muito o potencial distópico, ficando no romance com diálogos piegas e sofríveis, tudo muito raso. Talvez numa possível continuação o roteiro consiga explorar mais o universo apresentado, nos mostrando mais cenas de cenas e tensão.
Pra quem leu o livro e gosta de histórias do gênero, se não tiver muitas expectativas, o longa pode acabar agradando.
Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título: Mentes sombrias
Título Original: The Darkest Minds
Diretor: Jennifer Yuh Nelson
Data de lançamento: 16 de agosto de 2018
Nota: 3/5
Michele Lima
Fantastic post!
Kisses …
Dilek .
Oiii Mi
Não vou assistir ao filme porque acho que ele não fez jus ao livro. Eu li o livro e gostei muito, é bem mais distópico do que o filme pelo visto, além disso o final é brutal, foi a unica distopia que me fez chorar no final. Não quero me decepcionar com a adaptação, uma pena, a história merecia um bom filme.
Beijos
http://www.derepentenoultimolivro.com
Oi Mi!
Eu fiquei sabendo que o filme enrola demais nesse romance e não explora muito os personagens, mas ainda quero assistir. To esperando a oportunidade para conferir. Não li o livro e não espero grandes coisas. Eu queria uma franquia para matar a carencia de Mazer Runner. E eu acho que essa pode ser uma aposta, até porque o mundo distopia do James Dashner so foi realmente explorado do segundo em diante. Pode ser que eles estejam seguindo o mesmo caminho.
Abraços
David
https://territoriogeeknerd.blogspot.com/
Olá, Michele.
Perdi a vontade de assistir agora hehe. Mas ainda vou querer ler o livro porque a ideia me parece ser muito boa. E como sempre estragam os filmes mesmo, pode ser que no livro não fique focado no romance.
Prefácio
Oi, Mi! Tudo bom?
Todo dia eu entrando aqui no blog e ficando com inveja de você estar assistindo outro filme que tô louca pra ver.
Sou APAIXONADA por essa série, li o primeiro volume faz uma vida e preciso reler porque lembro de muita pouca coisa. Amo a Amandla, amo que a diretora é uma mulher e PRECISO ASSISTIR AJKFSHAOGBAO
Esse eu confiro no cinema só pra ajudar na bilheteria!
Beijos,
Denise Flaibam.
http://www.queriaestarlendo.com.br
Oi Mi! Eu tenho o livro faz muito tempo, a edição da ID, e quero tentar ler antes de ver o filme. Acho que corro o risco de achar a adaptação fraca, mas vamos conferir. Bjos!! Cida
Moonlight Books
Oi
eu to curiosa para assistir e também quero ler o livro, a história parecia ter muito a explorar pena que focaram no romance como você falou, mas mesmo assim pelo menos curtiu.
http://momentocrivelli.blogspot.com
Estamos muito ansiosos pra assistir esse filme.