A Sociedade Literária e a torta de casca de batata [Resenha do Filme]

A Sociedade Literária e a torta de casca de batata é um filme disponível na Netflix adaptado do romance homônimo das autoras: Mary Ann Shaffer, Annie Barrows.
O longa começa com um grupo de amigos em Guernsey, uma das Ilhas do Canal invadidas pela Alemanha durante a Segunda Guerra, sendo questionados por soldados nazistas. Para disfarçar a reunião que nada mais era do que comer uma farta refeição, eles inventam um sociedade literária. 
Anos depois temos a escritora famosa Juliet Ashton (Lily James) que ao receber uma carta de Dawsey (Michiel Huisman), fazendeiro e membro da sociedade, decide visitar o lugar e conhecer melhor o grupo. À princípio todos ficaram bastante felizes com a chegada de Juliet, mas não querem sua história exposta para ninguém e aos poucos, vamos percebendo que o grupo guarda um grande segredo sobre a fundadora Elizabeth (Jessica Brown Findlay). Junto com a protagonista, vamos desenvolvendo o mistério.
Apesar da temática guerra ser forte e a situação vividas pelas pessoas de Guernsey ser bem cruel, o filme é bem leve. O roteiro consegue mostrar a opressão da guerra, a extrema fome e opressão vivida por todos, mas Elizabeth é uma personagem incrível e por meio de flashbacks vemos como ela conseguiu unir o grupo, amar o inimigo e ainda ter coragem para buscar justiça. Juliet também é uma personagem forte que vai descobrindo o passado de todos, com um enorme carisma.
Além do drama suave temos um bonito romance. Confesso que de início o triângulo (Mark/Juliet/Dawsey) não me agrada, mas acabei torcendo por um deles! O elenco do filme também excelente, Lily James, Glen Powell e Michiel Huisman fazem um bom trio de protagonistas. E cada personagem do povoado tem uma história bem interessante para contar, é difícil não ter simpatia por eles, principalmente quando comida e livros os unem! E quando eles analisam os livros saem coisas muito boas!
Com um título inusitado, A Sociedade Literária e a casca de batata apresenta um bom drama, com romance e um bom mistério. É aquele tipo de filme gostoso de assistir a qualquer hora.
FICHA TÉCNICA
Título: A Sociedade Literária e Torta de casca de batata
Título: The Guernsey Literary and Potato Peel Pie Society
Diretor: Mike Newell
Data de lançamento: 10 de agosto de 2018
Nota: 4,5/5
Netflix
Michele Lima

13 thoughts on “A Sociedade Literária e a torta de casca de batata [Resenha do Filme]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas de Filmes Para o Fim de Semana Dorama: Uma Família Inusitada
Dicas de Filmes Para o Fim de Semana Dorama: Uma Família Inusitada