Verónica [Resenha do filme]

Ao ler algumas resenhas positivas sobre Verónica fiquei bastante curiosa com o filme de terror disponível (até o momento dessa resenha) na Netflix, ainda mais por ser do diretor Paco Plaza de REC, outro filme bastante elogiado pela crítica. Infelizmente gostei menos do que esperava, me deparei com um começo lento e desinteressante, mas o final bem tenso, ainda mais se pensarmos que foi baseado em fatos reais.
Apesar de ser um caso bem popular na Espanha, já que foi a única vez na história em que um policial afirmou que viu algo paranormal e registrou isso em um relatório oficial, o tempo todo desconfiamos do que está acontecendo e a dúvida persiste até o final do longa, afinal, ser baseado em uma história real não significa que o roteiro não possa ser diferente. E o longa é aquele tipo de filme que a gente não sabe se o problema é psicológico ou sobrenatural.
Verónica (Sandra Escacena) é uma garota de 15 anos com mais responsabilidades do que deveria. Cuida da casa e dos três irmãos como se fosse mãe deles. Dá comida, banho, leva para escola, cuida o tempo todo das crianças, já que a mãe trabalha demais. Um dia durante um eclipse, a protagonista juntamente com duas amigas resolvem brincar com uma Ouija e invocar um espírito. Tudo muito clichê, de fato. O jogo acaba de maneira estranha e ao que tudo indica o espírito invocado fica com Verónica e coisas estranhas começam a acontecer.
Aos poucos a protagonista começa a ver vultos e mãos que tentam pegá-la e Verónica vai ficando cada vez mais assustada, pra piorar uma freira cega da escola em que ela estuda só confirma os temores da personagem, deixando-a ainda mais perturbada. Somando ao seu medo e responsabilidades, Verónica começa a ter problemas com sua amiga na escola.
Até a metade do filme parecia tudo muito óbvio demais, não consegui levar susto e achei tudo muito previsível, mas da metade para o fim fica difícil não sentir empatia por Verónica e sua difícil carga com seus irmãos. As meninas são bem espertas e inteligentes, e o menino é uma fofura, simplesmente não queria que nada de mal acontecesse com eles. E as cenas finais foram bem tensas.
Aconselho a lerem a história real depois de assistirem ao filme, é bacana ficar se questionando até que ponto Verónica é assombrada e até que ponto o psicológico dela não aumenta ainda mais seus temores.
Enfim, Verónica é um filme de terror mediano, porém, engata na metade do filme, com boas cenas nos momentos finais e protagonistas cativantes. O enredo não é dos melhores, mas por ser baseado em fatos reais tudo se torna um pouco mais interessante em alguns momentos.
Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título: Verónica
Diretor: Paco Plaza
Data de lançamento: 28 de fevereiro na Netflix
Nota: 3,5/5

Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Bambi – O Acerto de Contas

Bambi - O Acerto de Contas não é tão ruim como dizem. Esse outro clássico…

2 horas ago

Mentes Extraordinárias – Primeira Temporada

Mentes Extraordinárias foi outra grata surpresa do ano, disponível na HBO Max. Como já disse…

4 dias ago

Elio [Crítica do Filme]

Atualmente o grande problema da Pixar é se superar e se reinventar. Uma tarefa nada…

1 semana ago

A Meia-Irmã Feia [Crítica]

A diretora e roteirista norueguesa Emilie Blichfeldt teve uma idéia genial: usou como pano de…

2 semanas ago

Um Natal Ex-Pecial [Crítica]

Na Netflix, os trabalhos de Natal já começaram e o primeiro filme que vi foi…

3 semanas ago

Uma Batalha Após a Outra: A decepção do Ano

Definitivamente, este novo trabalho do diretor Paul Thomas Anderson (Boogie Nights, 1997), é como o…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!