Tudo que Quero [Resenha do Filme]
Sério candidato ao posto de filme indie da temporada, Tudo que Quero (Please Stand By, 2017) consegue juntar de maneira inusitada dois temas interessantes: o autismo e Star Trek.
Isso mesmo! O longa conta a estória da jovem Wendy (Dakota Fanning, muito bem aqui), uma garota autista que vive em uma instituição comandada pela carismática Scottie (Toni Collette, ótima). Expert em Star Trek e com talento superlativo para a escrita, Wendy desenvolve um roteiro com o intuito de participar de um concurso da Paramount. Ao terminar seu roteiro, percebe que o dia seguinte será feriado e que no próximo não haverá coleta dos Correios. Decide então fugir da clínica, mesmo com todas as suas limitações sociais e embarcar numa viagem ao lado de seu inseparável cãozinho Pete, com a finalidade de entregar seu projeto a tempo.
Como não poderia deixar de ser, essa viagem é cheia de imprevistos e situações clichês, mas ainda assim encanta pela abordagem sincera e séria que faz do autismo. Wendy nunca é tratada como vítima e sua determinação é exemplar. Várias características que compõe o comportamento de um autista são mostradas, fazendo brotar de imediato a nossa empatia.
Dakota fez muito sucesso na infância e quase sumiu na medida em que sua irmã Elle Fanning despontou na carreira. Dá até pra considerar que este seja o seu grande retorno aos papéis de protagonista, pois sua atuação é segura e convincente, sem jamais cair no ridículo ou na caricatura. Toni Collette, bem escalada para o papel, parece ter aprendido um certo timing cômico com Frances McDormand, tamanha a semelhança dos trejeitos.
Tudo que Quero é um filme gostoso de assistir, agradável e que não foi feito exclusivamente para atingir seu público alvo – mesmo quem não tem afinidade com os temas, pode e deve assisti-lo.
Dirigido pelo documentarista polonês Ben Lewin, responsável pela direção e o roteiro do brilhante As Sessões (2012), tem sua narrativa conduzida de forma envolvente, mas sem riscos e ousadias, portanto não se admirem se futuramente o filme estiver em exibição na Sessão da Tarde. Existem até trabalhos melhores sobre o autismo, mas com Star Trek permeando a narrativa, só este!
Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título: Tudo que quero
Título Original: Please Stand By
Diretor: Ben Lewin
Data de lançamento: 26 de abril de 2018
Nota: 3/5
Italo Morelli
Tenho esse filme na minha lista de espera, tenho muita curiosidade, adoro a Dakota! =)
MRS. MARGOT
Adorei a resenha, vou procurar assistir
http://blogradioactive.blogspot.com.br/
Não tinha ouvido falar ainda dele mas adorei conhecer e já quero assistir. Adoro a atriz e a história parece ser super interessante para conhecermos também esse lado, das dificuldades, etc.. das pessoas que tem autismo entre outros problemas que as vezes são abordados em filmes, documentários e livros..
http://www.vivendosentimentos.com.br
Oi, Italo!
Eu estou acompanhando a Dakota na série The Alienist e agora estou super ansiosa por esse filme..
Beijos
Balaio de Babados
Oi
estou bem curiosa desde que vi o trailer, gosto da atuação da Dakota e que bom que gostou do filme, só fiquei mais curiosa ainda por ele.
http://momentocrivelli.blogspot.com
Oi, Italo! Tudo bom?
Eu AMO a Dakota e as atuações dela e o trailer tinha me conquistado fazia uns meses, tô bem ansiosa pra conferir a história. Parece aquele tipo de filme cheio de mensagens de esperança <3
Beijos,
Denise Flaibam.
http://www.queriaestarlendo.com.br
Oi Italo,
Nem parecia a Dakota… E essas temáticas hein? Que união inusitada!
Mas eu adoro Stark Trek e autismo é um tema bem relevante.
Beijos
https://estante-da-ale.blogspot.com.br/