Histórias assustadoras para contar no escuro [Resenha Literária]

Quando eu peguei o livro em mãos, logo me lembrei de que sou uma pessoa super medrosa, mas lendo a introdução de Alvin Schwartz percebi que Histórias assustadoras para contar no escuro é praticamente uma homenagem às histórias de terror contadas ao redor das fogueiras, ou aquelas que a gente conta para um amigo na tentativa de assustá-lo. 

O livro funciona quase como um guia para a passar o medo aos outros, nos ensinado a ser um verdadeiro contador de histórias. Além de mostrar várias versões de um mesmo conto, com uma base de fontes de lendas incríveis que aparecem no final da obra e que nos explicam um pouco mais sobre as histórias.

No primeiro capítulo Alvin Schwartz nos ensina como amedrontar. Os contos às vezes nem são de fato aterrorizantes, mas nada como um ambiente escuro e um grito para assustar quem ouve. Nos outros temos histórias de fantasmas (as minhas preferidas, embora eu tenha medo), de bruxas, cadáveres, criaturas estranhas e histórias mais modernas e outras que até nos fazem rir! 
Histórias assustadoras para contar no escuro é um livro dinâmico, lúdico, com histórias intrigantes, curiosas, que foram passadas de gerações em gerações e que nem sempre são assustadoras. Como são histórias baseadas na cultura, lendas urbanas e folclore americano, acabaram sendo todas uma grande surpresa para mim, já que não conhecia nenhuma delas.

Destaque para O dedão do pé, A casa mal-assombrada (achei o padre muito corajoso em seguir as ordens do fantasma), A babá, Faróis Altos (que tem um fim surpreendente) e principalmente Tem espaço para mais um, já que por muitos anos tive pânico de elevador, então a história acabou mexendo comigo. 
A edição é muito bem feita e as ilustrações de Brett Helquist combinam muito bem com o aspecto sombrio que o livro tenta proporcionar. A obra é curtinha, apesar de ter 29 contos, todos são de leitura rápida e além de instigar um pouco a imaginação, nos diverte bastante.

No final das contas fiquei com vontade ler mais histórias do autor Alvin Schwartz!
 FICHA TÉCNICA
Título: Histórias assustadoras para contar no escuro 
Autor: Alvin Schwartz
Ilustração: Brett Helquist
Onde Comprar: Amazon
Michele Lima

19 thoughts on “Histórias assustadoras para contar no escuro [Resenha Literária]

  • 23 de janeiro de 2017 em 11:14
    Permalink

    Oi, Mi. Amei o estilo do livro! Já li uma história de contos de terror mas não me dei muito bem com ambientação, então era difícil imaginar algumas coisas, mas amei a arte do livro, acho que isso ajuda muito na hora de ler a história. Eu adoraria conhecer!
    Beijo, Leitora Encantada

    Resposta
    • 23 de janeiro de 2017 em 20:23
      Permalink

      OI Miriã, acho que vc iria se divertir!!

      Bjs, Mi

      Resposta
  • 23 de janeiro de 2017 em 12:34
    Permalink

    Olá!
    Achei a história com um estilo bem diferente. Não sou de ler muito contos, mas fiquei bastante curiosa pra conferir e aprender a contar histórias de terror, hahah.
    Espero poder conferir em breve!

    Virando Amor

    Resposta
    • 23 de janeiro de 2017 em 20:23
      Permalink

      Oi Gabi, pode ler sem medo, a medrosa aqui leu e adorou! rsrsrs

      Bjs, Mi

      Resposta
  • 23 de janeiro de 2017 em 14:14
    Permalink

    Como eu não conhecia esse livro ainda??? Se o título e a capa já haviam me chamado a atenção logo de cara, saber que os contos são sobre lendas e histórias contadas ao redor das fogueiras me deixou doida aqui. Simplesmente amo esse tipo de livro e todo o sobrenatural assustador. Com certeza as histórias de fantasmas também serão as minhas preferidas. E essas ilustrações ficaram maravilhosas!! Quero muito conferir a obra ♥

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    Resposta
  • 23 de janeiro de 2017 em 15:48
    Permalink

    Olá, tudo bom? Eu não conhecia o livro, mas fiquei SUPER interessada, esse capa é maravilhosa e a premissa é bem diferente do que estamos acostumados né? Vou adicionar ele a minha lista para ler o mais breve o possível hahha Adorei a dica <3

    Beijos
    https://resenhaatual.blogspot.com.br/

    Resposta
  • 23 de janeiro de 2017 em 16:38
    Permalink

    Oi Mi, tudo bem?

    O livro não é dos meus gêneros favoritos, pois sou daquelas medrosas que ouve algo diferente e já se assusta. Mas, gostei de saber que ele não é tão aterrorizante e até nos ensina a causar medo. Eu adoro contar histórias e deixar as outras pessoas amendrontadas (mesmo nao tendo talento algum). Acho que também acabaria me surpreendendo com a obra. Uma boa pedida de leitura!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    Resposta
  • 23 de janeiro de 2017 em 16:55
    Permalink

    Oi Mi
    Assim como você sou super medrosa, não conhecia o livro mas parece bacana com certeza eu faria essa leitura. ótima dica!

    Divagando Palavras
    http://www.divagandopalavras.com

    Resposta
  • 23 de janeiro de 2017 em 18:09
    Permalink

    Olá, Michele.
    Não sou medrosa para ler, só para assistir hehe. Achei esse livro bem interessante. Eu era daquelas que nunca sabia contar uma boa história, por isso só ficava ouvindo. Vou anotar aqui para ler.

    Prefácio

    Resposta
  • 23 de janeiro de 2017 em 18:10
    Permalink

    Que lindinho, adoro essas histórias que são inspiradas em em espécies de lendas e contos de terror antigos.
    Eu amo.
    Art of life and books

    Resposta
  • 23 de janeiro de 2017 em 23:29
    Permalink

    OI Mi! Gosto muito de livros neste estilo e desde o lançamento fiquei de olho. Vou ver se programo para o Halloween deste ano.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    Resposta
  • 24 de janeiro de 2017 em 00:04
    Permalink

    Oie Mi =)

    Já vi esse livro em alguns blogs, mas como não curto terror ele acabou não chamando tanto a minha atenção. Mas não nego que as ilustrações são linda *-*

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    Resposta
  • 24 de janeiro de 2017 em 14:59
    Permalink

    Oi Mi,
    Achei bacana a premissa do livro por simplesmente ele querer ensinar sobre as histórias e como assustar.
    Sou meio medrosa tambem, mas é uma dica que irei anotar.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    Resposta
  • 25 de janeiro de 2017 em 17:25
    Permalink

    Oi Mi!! Esse livro já foi para a lista de desejos desde o dia em que li sobre seu lançamento. Agora em combinação com a resenha, quero demais tê-lo na estante.
    Beeijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!