Animais Noturnos [Resenha do Filme]

Conferimos a Cabine de Imprensa de Animais Noturnos.
Susan (Amy Adams) é uma artista de sucesso, casada, tem uma filha e um dia recebe misteriosamente um livro escrito pelo ex-marido. A premissa parece simples, mas nada no longa Animais Noturnos é simples. 
O filme já começa com uma cena de introdução que serve visivelmente para chamar atenção: mulheres muito acima do peso nuas e dançando. Não são modelos plus size, são mulheres com muito excesso de pele e peso, usadas na exposição da galeria de Susan, mostrando seu sucesso, algo que não tinha quando estava com seu primeiro marido, o escritor Edward (Jake Gyllenhaal). À medida em que Susan vai lendo o livro do ex-marido, vamos tendo cenas de flashbacks com o casal, mostrando os motivos da separação e o quanto a protagonista o considerava fraco. Toda a expectativa é construída para uma possível mesclas das histórias: a do livro e da vida de Susan, mas as histórias não se intercalam como esperamos. 
No livro, Tony (Jake Gyllenhaal) é um homem que estava viajando à noite com sua mulher e filha, numa estrada deserta e são encurralados por três homens. Todo o suspense e angustia que a família vive são passados com brilhantismo e a sensação de desespero e sufoco é evidente. O que ocorre na estrada marca para sempre a vida de Tony, que depois de muito tempo ainda conta com a ajuda do Xerife local para buscar pelos homens daquela noite. Paralelo a isso, vamos entendendo a vida vazia de Susan, que talvez influenciada pela mãe que detesta, ou simplesmente por ser mesmo uma mulher supérflua, nunca conseguiu enxergar nenhum talento no marido e acaba magoando-o profundamente. 
É interessante notar que Susan é rodeada por poucas cores, numa estética que dialoga com o vazio de sua vida, sem emoção. As poucas cores que aparecem são escuras e também combinam com a personagem. E conforme Susan vai lendo a história de Tony, começa a entender que fez escolhas erradas na vida. 
Há uma similaridade entre a protagonista do filme e o protagonista do longa e não à toa o livro em que o filme foi baseado se chame justamente Tony & Susan. Porém, também existem semelhanças entre o criador e sua obra, já que Edward e Tony são personagens aparentemente fracos, covardes, mas o livro de Edward talvez seja sua vingança em relação a Susan, bem como Tony também tem sua própria vingança. Provavelmente para mostrar que o tema realmente permeia o livro, em um determinado momento aparece um quadro escrito revenge. Infelizmente, a cena parece que só existe para assustar o espectador, sem muita ligação com a história. Aliás, muitas cenas poderiam ter sido cortadas facilmente do longa, mas nem por isso deixa de mostrar a qualidade da direção de Tom Ford. Os ângulos da câmera na face de Susan, mostrando a personagem jovem e depois mais velha, sua amargura e infelicidade sob uma camada de beleza aparente, tudo perfeito.

Amy Adams está excelente no seu papel e Jake Gyllenhaal conseguiu interpretar dois papéis que apesar de semelhantes em alguns momentos também são diferentes. Tony não é culpado pelo o que acontece com sua família, mas o xerife funciona quase como um a voz da consciência, seus questionamentos são precisos: eles não estavam armados? Por que você não foi com eles? Será que Tony defendeu sua família com afinco? Será que ele não foi covarde? O que o resta para Tony e Susan no final das contas? O que resta para uma pessoa em que a família está ausente, em diversos tipos de ausência? Tony é a metáfora da vida de Edward ou de Susan? 
Em suma, Animais noturnos é um suspense, um thriller psicológico criado de uma forma que nos prende do início ao fim. Os personagens possuem várias camadas de profundidade, todas devidamente exploradas na medida certa. Não temos tudo mastigado e assim vamos chegando a nossas próprias conclusões ao longo do filme. É um tipo de longa que rever vale a pena porque com toda certeza vamos encontrar mais pistas do que aquelas que são claramente mostradas. 

Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título: Animais Noturnos
Título Original: Nocturnal Animals
Diretor: Tom Ford
Data do Lançamento no Brasil: 29 de dezembro de 2016

Michele Lima

27 thoughts on “Animais Noturnos [Resenha do Filme]

  • 29 de dezembro de 2016 em 12:28
    Permalink

    Oi Mi, sua linda, tudo bem?
    Estava curiosa sobre o filme, pois eu tenho o livro na minha estante. E nossa, adorei o seu texto. A forma como você enxergou as nuances dos personagens foi perfeita!!! Eu sempre procuro pelos filmes da Amy Adams, gosto muito da atuação dela. Não vejo a hora de ver.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    Resposta
  • 29 de dezembro de 2016 em 12:34
    Permalink

    Oi Mi
    Eu não havia lido nada sobre o filme e sua resenha me deixou desejando mt assistir!
    Vou anotar aqui ppoder conferir!!!

    Bjooooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    Resposta
  • 29 de dezembro de 2016 em 12:35
    Permalink

    Eu ainda não vi o filme porque não tinha me chamado atenção. Agora com essa resenha eu já mudei minha opinião e fiquei com vontade de ver!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    Resposta
  • 29 de dezembro de 2016 em 12:45
    Permalink

    Oi flor, não conhecia esse livro, mas parece muito bom, sua resenha me atraiu!!!
    Beijos Michele, e que em 2017 seu blog continue nos inspirando e criando sempre o desejo e o hábito pela leitura!
    😘 Feliz 2017
    Minhas Inspirações

    Resposta
  • 29 de dezembro de 2016 em 16:35
    Permalink

    Olá, tudo bem? Parece ser um filme muito bom, ein?! Não sabia dele ainda… Um feliz ano novo para você, viu?!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    Resposta
  • 29 de dezembro de 2016 em 17:46
    Permalink

    Eu ainda não vi esse filme mas estou morrendo de vontade. Esse ar de mistério chamou muito a minha atenção e parece ser aquele tipo de filme que realmente prende quem está assistindo. Quero ver logo.
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    Resposta
  • 29 de dezembro de 2016 em 19:46
    Permalink

    Oi Mi, eu só tinha visto o trailer do filme mas não uma resenha dele.
    Achei bem legal, e acho que vale a pena assistir.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    Resposta
  • 29 de dezembro de 2016 em 20:10
    Permalink

    Como eu tenho uma lista enorme de filmes pra ver eu vi o poster desse filme, achei que era de terror e ignorei ele heuheuhehueuh Mas agora que descobri que é suspense/thriller já quero e quero ver como são trabalhadas as cores na vida da protagonista!

    https://deiumjeito.blogspot.com.br/

    Resposta
  • 29 de dezembro de 2016 em 20:16
    Permalink

    Oi Mi, tudo bem?

    O filme chamou muito minha atenção, é o tipo que gosto e parece ter uma bela reflexão. Parece ser bem forte, com uma mensagem clara. Talvez os personagens me irritassem um pouco, mas quero muito assistir esse filme.

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    Resposta
  • 29 de dezembro de 2016 em 22:06
    Permalink

    Oi, Michele!
    Eu nunca havia parado para ler a sinopse do livro e achava que se tratava de um romance. Claramente iria quebrar a cara se tivesse lido.
    Não sabia que havia sido adaptado para o cinema. Gostei do elenco e creio que o filme seja muito bom. Adoro Thrillers psicológicos. Espero poder ler o livro e ver o filme muito em breve.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento…"
    http://www.leandro-de-lira.blogspot.com

    Resposta
  • 29 de dezembro de 2016 em 22:13
    Permalink

    Oi querida,
    Achei a resenha do livro interessante, mas nunca tinha ouvido falar.
    Desejo a você um feliz ano novo!
    beijos
    Blog Entre Garotas

    Resposta
  • 29 de dezembro de 2016 em 22:34
    Permalink

    Oi Mi! Eu nunca tinha dado atenção para o livro até ver que teria o filme, aí sim percebi o quanto a história é complexa. Eu já estava animada, depois destes comentários quero ver logo.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    Resposta
  • 30 de dezembro de 2016 em 01:17
    Permalink

    Ooi Mi ainda não conhecia o livro, mas achei bem interessante , vou colocar na lista de 2017 ^^
    beeijos boas festas
    bellapagina.blogspot.com.br

    Resposta
  • 30 de dezembro de 2016 em 12:43
    Permalink

    Oi, Mi! Apesar de ter lido alguns comentários não tão positivos sobre o livro, faz tempo que quero lê-lo. Estou tão por fora das coisas que nem sabia que tinha virado filme! Hahahahah! Adoro thriller psicológico, vou acabar assistindo ao filme mesmo sem ter lido o livro.

    Beijos, Entre Aspas

    Resposta
  • 30 de dezembro de 2016 em 21:34
    Permalink

    OIII, MI!
    Acredita que eu não conhecia nem o livro? kkkk Parece ser uma obra interessante, mas não li muito sobre thrillers psicológicos, então acho que vou procurar o livro primeiro! Adorei a resenha!
    Boas festas e feliz ano novo! Beijos!
    Borboletas de Papel | fanpage twitter instagram

    Resposta
  • 31 de dezembro de 2016 em 22:07
    Permalink

    Oi Michele!
    Não li o livro e também não sabia do filme, mas veria só pelo casal de atores, adoro esses dois. A Amy particularmente arrasa!

    Feliz ano novo 🙂
    Beijos,
    Sora – Meu Jardim de Livros

    Resposta
  • 5 de janeiro de 2017 em 17:51
    Permalink

    O filme, assisti ontem, é bom, não ótimo, mas realmente prende e a forma como se desenvolve o tema central, que é o termino de um relacionamento de maneira conturbada e abrupta, onde um é renegado pelo outro, porem os dois se amam, cada um de um jeito, é bastante criativa.
    Em alguns momentos, se arrasta um pouco, mas no todo é um drama que te prende a atenção.
    Vale muito assistir.

    Resposta
  • 21 de fevereiro de 2017 em 21:36
    Permalink

    A maioria dos filmes Jake Gyllenhaal sempre gostei. Isso não faz de “Animais Noturnos” um filme enfadonho ou desinteressante. O fato é que as duas tramas chamam a atenção, embora a história do livro seja muito mais intensa – e valeria um filme apenas sobre ela! Além disso, os cortes que intercalam as tramas são muito bem orquestrados, e aqui vale dar destaque aos match cuts que aumentam ainda mais a fluidez da narrativa e as lembranças da protagonista.

    Resposta
    • 5 de março de 2017 em 20:27
      Permalink

      Concordo plenamente!

      Resposta
  • 8 de dezembro de 2017 em 18:19
    Permalink

    Animais Noturnos é um filme maravilhoso! Jake Gyllenhaal é ótimo 🙂 É um ator lindo, carismático e talentoso. Vida Inteligente é um dos seus filmes mais recentes. Adoro esse tipo de histórias de ficção científica e horror! Tem um bom roteiro, e é resultado de uma grande produção e muito bom elenco! Para uma tarde de lazer é uma boa opção! 🙂

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas de Filmes Para o Fim de Semana Dorama: Uma Família Inusitada
Dicas de Filmes Para o Fim de Semana Dorama: Uma Família Inusitada