Categories: Uncategorized

De volta [Resenha Literária]

Eu estava muito, muito ansiosa para ler o último livro da trilogia The 100, lançada no final de fevereiro e intitulada De Volta, porque eu gostei demais de toda a trama elaborada pela autora, mas não foi o que eu esperava, acho que criei expectativas demais.
O livro não é ruim, nas primeiras páginas Kass nos apresenta os pensamentos, questionamentos e insegurança dos personagens, por isso me pareceu que eles regrediram do segundo para o terceiro livro. Ela gastou muitas páginas mostrando o relacionamento de Clarke, Bellamy, Glass, Luke, Wess e Sasha, achei cansativo.
Kass também nos apresenta aos terráqueos, seu estilo de vida, seus problemas e a vida na comunidade, em um lugar onde o povo que vivia na colônia espacial acreditava não haver mais nada.
Mais módulos da nave chegam à terra, já que o oxigênio na colônia espacial vai realmente acabar e há um enfrentamento muito grande e apavorante entre os moradores da colônia para conseguirem entrar nos módulos, mesmo eles não sabendo o que vão encontrar na terra. E é assim que encontramos Glass e Luke, lutando para não morrerem sem ar.

Na Terra Clarke faz uma descoberta sensacional e quer ir atrás de respostas, mas ela e Bellamy não sabem se vão poder viver em paz, já que os módulos podem trazer para a Terra a pena que ela cumpria na detenção e o castigo para ele que provocou a confusão que fez com que o Chanceler levasse um tiro, mas o que eles sabem é que podem contar com os terráqueos que estão dispostos a ajudá-los, mas uma parte dissidente do grupo de terráqueos é a favor da violência. Há um clima de guerra, de insegurança e todo o trabalho que Wess teve, com a ajuda de Bellamy e Clarke para construir um lugar para os 100 viverem em paz na terra pode se perder a qualquer momento.
Não há muitas informações sobre o que aconteceu com a Terra tantos anos depois do que a autora chama de cataclismo, exceto pelo aparecimento de um cervo de duas cabeças e de árvores fluorescentes. Há uma divisão de um grupo amigo que por mais que eu tente entender, não enxergo uma justificativa e há perguntas que não são respondidas. São 302 páginas de muitas palavras e poucas respostas.

O livro é bom, tem um fim legal, muito embora eu ache que Wess merecia mais, ou não merecia e algumas mudanças se deram rápido demais, mas nada que comprometa o prazer de encerrar bem uma trilogia.
Pequenos detalhes não estragam a obra literária, no entanto, ela não tem nada de parecido com a série. A semelhança fica só no nome mesmo. Não tem como encontrar na série de TV a imagem de Clarke, de Bellamy ou mesmo de Wess que tem uma participação mínima. Em minha opinião a série é ruim e se tivessem explorado as histórias criadas pela Kass Morgan, seria muito mais legal e eu não a teria abandonado definitivamente. Mas isso sou eu, só eu.
Aqui você pode lê minha resenha do primeiro livro The 100
Aqui você lê minha resenha do segundo livro, Dia 21.
Dados do livro:

De volta – Volume 3 série The 100
Kass Morgan
Editora Galera Record
Nota:
Marise

Na Nossa Estante

View Comments

  • Eu já comprei este livro pois minha filha está lendo a trilogia. Eu mesma ainda não li nenhum dos livros e confesso que sua frase "São 302 páginas de muitas palavras e poucas respostas" me deixou meio apreensiva. Assisto a série e ela é uma das minhas preferidas, talvez porque não faço comparação com a trilogia. Resumindo, já tenho os livros e pretendo ler a trilogia quando tiver um tempo.
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Março, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

  • Olá, Marise.
    Eu li o primeiro livro e acabei desistindo. Achei muito romance e problematização de menos. Pelo visto, o terceiro tem o mesmo mal: "muitas palavras e poucas respostas".
    Apesar da sua resenha positiva, não leria o livro.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    • Eu comecei a ler, tinha que terminar, os dois primeiros são melhores que o último, mas pelo menos encerrou-se esta história, vamos para outra, rsrsrs, você pula esta!!!!

  • Olá, Marise.
    Estou louca para ler esse livro, mas já vou ler sem muitas expectativas para não me decepcionar. Que pena que o livro não traz muitas respostas, estou ávida por elas hehe. Quanto a série, eu gosto bastante, mas só pegaram o nome e a ideia mesmo, porque agora foi por um caminho totalmente diferente do livro.

    Blog Prefácio

    • Sil, eu desisti da série só por causa do livro, é loucura, eu sei, mas não consigo, por mais que digam que é boa, eu olho aquelas personagens e não reconheço.Loucura minha.

    • eu gosto mais do desenvolvimento do livro que da série, e acho que se seguissem o mesmo caminho seria um sucesso, mas eles nunca prestam atenção no que falo, rsrsrsrs

  • Oi
    como ainda não li os livros eu adoro a série, mas ainda quero ler a trilogia, pois parece ser bem legal, gostei da resenha e até fiquei curiosa para conhecer mais o Wess. Pelo menos apesar de não ter superado todas as suas expectativas acabou curtindo.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

  • Oi Marise, tudo bom?
    Confesso que ainda não li a série sei pouco há respeito.
    Ainda assim, entendo perfeitamente o sentimento de criar expectativas em relação a um desfecho e acabar se decepcionando :( Esse é lado ruim de uma série, na minha opinião. Você pode começar amando o trabalho do autor e terminar odiando hahaha!

    Beijo grande e feliz páscoa! ♥

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

1 dia ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

2 dias ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

3 dias ago

Tudo O Que Você Podia Ser [Crítica do Filme]

Tudo o que você podia ser é dirigido por Ricardo Alves Jr. e não tem como…

6 dias ago

Sweet Tooth – 3ª Temporada [Crítica]

Sweet Tooth é um grande acerto da Netflix! Não só por escolherem adaptar as HQs…

1 semana ago

Bridgerton: Preconceito ou uma Questão de Adaptação?

Eu já fui daquelas que no cinema levantava a plaquinha “No livro não é assim”!…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!