O Alquimista [Resenha literária]

Um dos primeiros livros que li e que não era leituras obrigatórias da escola foi “O diário de um mago” do Paulo Coelho. Lembro que peguei para ler na biblioteca e a disputa pelo único exemplar era enorme. Depois disso passei por uma fase Paulo Coelho na vida, na qual eu lia praticamente todos os livros dele. Lembro também que quando entrei na faculdade de Letras já sabia do enorme preconceito em relação ao autor e fazia questão de dizer o quanto adorava seus livros e me divertia com a cara de espanto dos pedantes acadêmicos! 
Paulo Coelho é um autor polêmico, já vendeu milhões de livros, livros traduzidos para diversas línguas e quando alguém chama atenção tem sempre o grupo “do contra”, aqueles que nunca leram, mas insistem em dizer que a história é ruim. Paulo Coelho não é um autor ruim, ele só não é um autor clássico e não acho que os autores nacionais possuem a obrigação de se tornar cânones! Coelho escreveu por um bom tempo sobre espiritualidade, valores humanos, jornadas pessoais e muitas pessoas gostam disso, precisamos respeitar esse fato.
“O monte cinco” é sem dúvida o meu livro preferido do autor, mas com certeza “O Alquimista” entraria no meu Top 5, assim como “As Valkírias, Brida” e “O Demônio e a Srta. Prym”
Muito se comentou sobre o filme, adaptação do livro, e isso se deve ao seu enredo que mostra a jornada de Santiago em busca de um suposto tesouro e também ao fato da história ter um final bem interessante. 
Santiago é um pastor que sempre tem o mesmo sonho sobre um tesouro escondido, guardado perto das Pirâmides do Egito. Depois de conversar com um senhor que era Rei, decide mudar completar sua vida e sai em busca de sua Lenda Pessoal e acaba encontrando o grande personagem do livro “O Alquimista”. Santiago não é um herói perfeito, assim como todos nós possui suas ambições e desejos, sua jornada não é nada fácil, é difícil e ele acaba embarcando numa aventura na qual a espiritualidade, independente da religião, está bastante presente.
O Alquimista é um livro com mistérios e grandes reviravoltas, ele nos ensina a persistir nos nossos objetivos e que todos nós mudamos ao perseguir nosso sonhos. O Santiago do início do livro não é o mesmo do final.
Com uma narrativa simples, mas instigante que nos envolve numa boa trama, com um personagem que poderia ser qualquer um de nós. Se você anda não conhece nada sobre Paulo Coelho eu recomendo começar por este, afinal, é um dos clássicos do autor.
Dados do livro
Livro: O alquimista
Autor: Paulo Coelho
Michele Lima

13 thoughts on “O Alquimista [Resenha literária]

  • 11 de janeiro de 2016 em 10:49
    Permalink

    Olá!

    Eu li Paulo Coelho há muito tempo, ainda estudava até. E sei como é ver as pessoas torcerem o nariz quando digo que gosto dele. Essa edição está maravilhosa, a Arqueiro fez um trabalho incrível. E esses brindes estão apaixonantes!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    Resposta
  • 11 de janeiro de 2016 em 13:08
    Permalink

    Também recebi o kit da Arqueiro. Achei muito interessante a arte da capa, criativa e bonita. A Arqueiro/Sextante está de parabéns! Nunca li Paulo coelho, quem sabe um dia eu não me atrevo? kkk Abraço Michele!
    Alexandre do blog Do Que Eu Leio
    @_alexandremelo

    Resposta
  • 11 de janeiro de 2016 em 14:55
    Permalink

    Helloo, tudo numa nice?!
    Eu nunca li nada do Paulo Coelho e vejo por aí as pessoas criticando os livros dele, já vi até numa entrevista de um autor americano mencionar sobre gostar das obras do Paulo e uma outra pessoa criticar e dizer que quando pensam em literatura brasileira pensam nele e dizerem que tem coisa melhor do que as obras do Coelho. Bem, eu não posso falar nada, não se deve julgar pelos outros, se deve ler e tirar suas próprias conclusões.
    Mas não porque vi comentários alheios por aí, eu só não tenho vontade de ler as obras do autor, nunca me senti instigada ou coisa parecida. Acho que porque esse gênero não é o meu favorito, leio mais YA ou fantasia. Mas eu achei essa edição muito bonita e a sua resenha está ótima. Não leio muitos cânones, só as vezes por causa da faculdade. Concordo que não é todos os autores nacionais que devem se tornar cânones para serem bons.
    Beijin…
    Pieces of Alana Gabriela

    Resposta
    • 12 de janeiro de 2016 em 15:39
      Permalink

      É bem isso mesmo Alana, a gente pode não gostar do gênero, só pra criticar tem que ler rsrsrsrs

      Resposta
  • 11 de janeiro de 2016 em 18:59
    Permalink

    Já li O Alquimista e Veronika Decide Morrer, e amei todos! Paulo Coelho me faz ficar pensativa dias após a leitura de seus livros. Agora eu tô com O diário de um mago aqui pra ler e tenho certeza que não vou me decepcionar.
    O que eu não sabia era que tinha virado filme! Vou procurar pra assistir. Ótima resenha!

    Adorei seu blog e já to seguindo!
    Virando Amor

    Resposta
  • 12 de janeiro de 2016 em 12:46
    Permalink

    Oi, Michele!
    Essa edição d'O Alquimista está linda.
    Mas sabe que não tenho muita vontade de ler os livros dele? Um dia eu tento…
    Beijos
    Balaio de Babados

    Resposta
  • 12 de janeiro de 2016 em 19:17
    Permalink

    Olá, Michele.
    Eu nunca li nada do autor e não pretendo ler. Não porque eu ache ruim ou algo parecido. Não tenho vontade de ler pois sou evangélica e acho que fica meio incoerente eu ler algum livro dele. Por isso também não leio livros espiritas.

    Blog Prefácio

    Resposta
    • 12 de janeiro de 2016 em 19:52
      Permalink

      Oi Sil, eu não diria que o livro é espirita, diria que fala de espiritualidade rsrsrs
      Bjs

      Resposta
  • 12 de janeiro de 2016 em 21:52
    Permalink

    Oi Michele!
    Eu ainda não li nenhum livro do autor, mas apesar do marketing pesado da Arqueiro não tenho muita vontade de ler… Não curto muito essas histórias sobre espiritualidade como você citou. Mas achei linda a nova edição, a capa chama bastante a atenção.

    Beijos,
    Sora – Meu Jardim de Livros

    Resposta
  • 13 de janeiro de 2016 em 01:05
    Permalink

    "O Alquimista" foi o primeiro livro de Paulo Coelho que li. Me surpreendi pela forma como o texto dele flui e a leitura é rápida. Alguns valores e crenças dele são destoantes das minhas é verdade, pois sou evangélica, mas eu filtro o que não gosto ou não creio simplesmente deixo para lá!

    Uma Pandora e Sua Caixa

    Resposta
  • 13 de janeiro de 2016 em 11:44
    Permalink

    Olá Michele, gostei muito desta postagem, como quase todas daqui deste blog. Paulo Coelho realmente, ou você gosta ou detesta. Não há meio termo. Houve uma fase da minha vida em que eu o adorava. Li quase todos os livros dele escritos até então. O diário de um mago me fascinou. Brida, nem se fala. Creio que foi o melhor livro que li dele. O alquimista também me mostrou uma realidade bem diferente da que eu estava acostumado. Foi nessa fase que li tabmém A nona profecia e participei de alguns trabalhos envolvendo o livro de A décima profecia. Hoje não mais tenho admiração por Paulo Coelho. Vejo nele um mercantilista que, se duvidar, nem acredita nas coisas que escreve. Pelo menos é esta a impressão que ele me passa. Mas gostei muito da postagem. Parabens.

    Sou Alberto Valença do blog Verdades de um Ser e colaborador do Meu pequeno vício e Depois da sessão de cinema. Agora criei também um blog de viagens – O seu companheiro de viagem.

    Verdades de um Ser
    O seu companheiro de viagem

    Resposta
  • 18 de janeiro de 2016 em 22:56
    Permalink

    Oi, Michele.
    Esse foi um dos primeiros livros que gostei de ter lido, tanto que reli depois de alguns anos.
    É uma história muito bonita e o final é surpreendente.
    Além disso, é uma leitura fácil, leve e rápida porque é um livro pequeno.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    Resposta
  • 25 de janeiro de 2016 em 13:43
    Permalink

    Oi Michele.

    Apesar de não ter lido nada do autor ainda, também não gosto quando falam mal dele só porque não segue as regras da literatura. Sou bem curiosa quanto as suas obras e não sei ainda porque não encontrei coragem para entrar nesse mundo Paulo Coelho de ser! kkkkkk Quem sabe eu comece pelo O Alquimista. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!