Trilogia Fronteiras do Universo [Resenha Literária]

Se existe um autor bom, mas que não teve seu devido respeito pelo publico brasileiro, esse autor é Phillip Pullman. Na verdade, eu acho que a culpa é de Hollywood por infantilizar as obras infantojuvenis e nessa onda foi “A Bússola de Ouro”, numa péssima adaptação para o cinema que queimou a história de modo geral.
Devo dizer que o mundo criado por Pullman é fantástico, Lyra, a protagonista, vive em um mundo onde existe algo chamado pó, que é investigado por religiosos e científicos. No mundo dela também existem os Dimons, personificações das características dos humanos em forma de animais. Porém, à medida que a gente vai lendo a trilogia descobrimos que existem outros mundos e até o mundo em que a gente conhece aparece na história, com direito a um novo protagonista, Will. O enredo é baseado na luta entre a religião e a ciência, tendo como protagonistas duas crianças e seus aliados. Até uma Eva aparece na história que tem um Deus que não é exatamente bom!
A crítica religiosa está fortemente presente, no último livro inclusive existe uma cena pra lá de maliciosa, quando um padre parece querer abusar de Will, se bem que depois, analisando o contexto, parece que Pullman encaixou aquela cena propositalmente, já que ela não acrescenta em nada na história e até fica um tanto perdida. Aliás, Pullman é um autor no mínimo corajoso, não só por criticar a ciência e a religião, como também por colocar crianças complexas, que ao mesmo tempo podem ser boas, assassinas, corajosas e covardes! Lyra é uma protagonista diferenciada, é mentirosa, petulante e agressiva e Will também não pensa duas vezes em matar se for preciso!
Imagem do filme “A bússola de ouro”
Em determinados momentos a trilogia caminha para o suspense, para a ação e até para o romance, misturando bruxas, animais falantes, anjos, crianças, adultos, religiosos assassinos, cientistas desalmados, entre muitas outras coisas. As bruxas são boas, os padres são ruins, as crianças podem ser duvidosas e os adultos infantilizados! É incrível como o autor coloca em cheque todos os clichês, nos fazendo pisar em terrenos movediços, fazendo chegar a conclusão de que nada sabemos!
Eu adorei o primeiro livro, “A Bússola de Ouro”, me interesse mais pelo segundo, “A faca sutil” e não gostei muito das descrições do terceiro, “A Luneta Âmbar”, por morrer de ansiedade em querer saber o final! Porém, posso dizer que não é um livro nada infantil e que ao colocar vários assuntos polêmicos, Pullman nos envolve a ponto de nos fazer sentir raiva e curiosidade ao mesmo tempo! 
Resumindo: Se você ainda não leu a trilogia, deveria ler e entrar neste fantástico mundo!
Nota:
Michele Lima

19 thoughts on “Trilogia Fronteiras do Universo [Resenha Literária]

  • 7 de outubro de 2014 em 00:30
    Permalink

    Oi Michele! Eu vi o filme e confesso que não me interessei em ler os livros depois, exatamente por achar a trama bem fraca, mas pelo visto os livros são muito diferentes, gostei de saber sobre a crítica religiosa, geralmente o tema é abordado com muita adulação e isso eu não curto, outro ponto que chamou minha atenção na resenha é que o autor desafia os clichês. Adorei a dica.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    Resposta
    • 7 de outubro de 2014 em 01:47
      Permalink

      Cida!!! O livro é um péssimo marketing para os livros, infelizmente! rsrsrsrsrs espero que vc leia e goste! <3

      beijocas

      Resposta
  • 7 de outubro de 2014 em 01:56
    Permalink

    Oi Michele
    Só de ler sua resenha fiquei maravilhada com essa trilogia. Mais um para a extensa lista. Nunca li nada do autor e depois da sua avaliação mostra que ele é bom mesmo.
    Parabéns pela excelente resenha.

    Beijos

    Resposta
  • 7 de outubro de 2014 em 02:47
    Permalink

    Olá meninas. Desculpa a demora em responder é que estou sumida da blogosfera mesmo…terminando uns projetos pessoais e sem tempo. 🙁 Demoro, mas venho! Eu só tinha ouvido falar no livro A bússola de ouro e nem sabia que era uma trilogia, acredita? #chorei Mas pelo que vejo é um ótimo autor, quero ler algo dele. Ah…filmes podem queimar o filme de algumas obras, sim. Infelizmente… Porém basta o leitor dá uma chance e construir a própria opinião sobre a brochura.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    Resposta
  • 7 de outubro de 2014 em 02:50
    Permalink

    Olá!!

    Realmente, a péssima adaptação fez com que eu ficasse longe dessa trilogia. Sei de nada, inocente!
    Quem sabe, num futuro distante eu não venha a procurá-lo. Já iniciei trilogias e série suficientes para uma única pessoa. xD

    Até mais

    Resposta
  • 7 de outubro de 2014 em 13:22
    Permalink

    Mais uma trilogia pra minha coleção…
    Realmente, adoro livros com críticas profundas aos clichês da sociedade…
    Ótima resenha!!!
    Deu até vontade de ler…
    Hahaha…

    Bjo, bjo!!!

    Mesmices & Epifanias

    Resposta
  • 7 de outubro de 2014 em 18:40
    Permalink

    Olá! Um amigo meu já leu a trilogia e me emprestou o primeiro, mas acabei nem lendo, talvez eu compre meu próprio exemplar no futuro.

    http://www.whoisllara.com/

    Resposta
  • 8 de outubro de 2014 em 00:50
    Permalink

    Oi Michelle!
    Minha primeira experiência com essa trilogia foi com o filme horroroso. Lembro que saí do cinema sem entender metade do filme. Quando li o livro fiquei apaixonada.
    Tenho os três livros, mas só li os dois primeiros e faz um tempão. Pretendo reler os dois antes de ler o terceiro. Ansiosa desde já.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    Resposta
    • 8 de outubro de 2014 em 20:51
      Permalink

      Termina a trilogia Neyla, espero que vc se divirta!!!

      Bjs

      Resposta
  • 8 de outubro de 2014 em 12:55
    Permalink

    Michele,

    Eu nunca me senti atraído pelos livros do Pullman justamente pelo motivo que você citou, eu detestei o filme d'A Bússola de Ouro – e as capas dos livros também não ajudam. Mas, caramba, se eu adoro livros de fantasia, eu tenho que conhecer essa trilogia, acho que vou ler o primeiro e ver como a coisa toda flui.

    Resposta
    • 8 de outubro de 2014 em 20:52
      Permalink

      O filme acabou com o livro Luciano, muito triste isso, mas eu adorei as histórias do Pullman, acho que ele merece uma chance!

      Resposta
  • 8 de outubro de 2014 em 20:09
    Permalink

    Eu gostei do filme hehehehe. E até por causa dele que me interessei pelos livros. Infelizmente ainda não consegui comprar. O livrinhos caros. Já até vi algumas promoções mas eram edições econômicas, que eu não gosto.

    Blog Prefácio

    Resposta
    • 8 de outubro de 2014 em 20:53
      Permalink

      Sil, são caros mesmo, o terceiro eu peguei na Biblioteca Mario de Andrade (SP), porque estava sem grana pra comprar! XD

      Resposta
  • 9 de outubro de 2014 em 13:59
    Permalink

    Este comentário foi removido pelo autor.

    Resposta
  • 10 de outubro de 2014 em 19:07
    Permalink

    Oi. Estou com esses livros parados na estante desde que vi o filme. É a primeira resenha que leio que diz que há discrepâncias entre a adaptação e a obra original. Quem sabe me incentivo e acabo lendo. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    Resposta
  • 10 de outubro de 2014 em 19:07
    Permalink

    Oi.

    Não conhecia a trilogia e nem sei se consigo ler.
    Vou procurar o filme, pois não me lembro de ter visto e quem sabe eu curta alguma coisa.
    Mas de fato fiquei curiosa e com uns pés atras rsrs

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    Resposta
  • 13 de outubro de 2014 em 18:56
    Permalink

    Eu morro de vontade de ler essa série. Mesmo com a adaptação ruim sempre que tu comenta ela fico instigada, sem contar que essa resenha ficou simplesmente perfeita Mi. Uma das melhores que vc já fez!

    Cheros, Jaci.

    Resposta
  • 26 de outubro de 2014 em 19:15
    Permalink

    Eu assisti o filme um pouco depois de ter saído dos cinemas e eu gostei, me deixou curiosa, me fisgou com a questão dos Dimons. Mas nem sabia que os livros eram traduzidos no Brasil, e só a pouco tempo comprei a trilogia numa promoção da submarino. E nossa, que trilogia incrível! Eu curti muito! Me tirou de uma ressaca literária em que eu não conseguia ler nada.
    Essa desconstrução que o autor faz dos personagens é muito legal, por exemplo o tio da Lyra (lorde Asriel? é esse o nome? não lembro direito), oh ômi complicado! Cada hora eu achava uma coisa dele, rsrs.
    Só não gostei tanto da mudança de protagonismo da Lyra para o Will, ela passa a aceitar as decisões e ideias do Will como se ele fosse a liderança a ser seguida, como se ela não tivesse tido ideias geniais no primeiro livro. Eu sei que o jogo da relação entre os dois é mais complexa do que eu mostrei, mas me passou um pouco a sensação que a Lyra foi sendo "domesticada", perdendo sua insubmissão e rebeldia.
    Ótima resenha!
    Abraços!

    Fran

    http://corujadequinta.blogspot.com.br/

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+
Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+