Eragon: minha primeira trilogia de quatro! [Resenha Literária]

Livro: Eragon, Ciclo da Herança
Autor: Christopher Paolini
Editora: Rocco
Eu soube de “Eragon” através do meu sobrinho e a novidade era tentadora demais para deixar passar, um adolescente que criou um “mundo épico” marcado com mapas, dialeto próprio, explorando a mitologia dos dragões! Só estes poucos detalhes já ativaram meu cérebro, eu tinha que ler “Eragon” e não era tipo ler qualquer dia destes, era ler imediatamente! Foi a primeira vez que eu conheci a “maldição da trilogia” que pode acometer escritores que fazem sucesso e querem prolongá-lo à exaustão, se dele ou dos fãs ainda não foi determinado.
O mundo de “Eragon” apesar de complexo, é de rápido acesso à fantasia e personagens carismáticos. 
O Reino de Alagaësia:
Eragon, seu primo Roran e Tio Garrow moram em uma vila em que são humildes fazendeiros, quando um dia Eragon encontra uma pedra azul e a leva para casa sem saber o que ela é. Alguns dias depois o ovo azul eclode e assim nasce Saphira a dragão de Eragon. À medida que se conhecem e aprendem a lidar um com o outro, se tornam praticamente um só, podendo conversar por telepatia, sendo Saphira uma sábia amiga e companheira. Na mitologia de Christopher Paolini quem escolhe seu cavaleiro é o Dragão, a fidelidade e cumplicidade dos dois é uma das coisas mais bonitas dos livros.
Eles acreditavam que Saphira era a única dragão viva, já que há muitos anos, antes mesmo do nascimento de Eragon, eram os Cavaleiros de Dragão que mantinham a paz no reino até que Galbatorix, um dos cavaleiros, consumido pela sede de poder, trai seus companheiros matando-os e aos seus dragões, dominando todo reino, aterrorizando o povo com sua maldade.
A vida tranquila de Eragon é destruída quando comparsas de Galbatorix invandem a vila procurando pelo ovo azul e destruindo tudo que encontram à frente. Transtornado com a destruição da vila e a morte de seu Tio, Eragon quer vingança e na companhia do contador de histórias da cidade, Brom, parte atrás das criaturas que destruíram sua vida, mas Brom não é quem dizia ser e se revela um Cavaleiro de Dragão que conseguiu fugir das mãos do tirano e passa a ensinar Eragon durante a viagem a lutar e usar a magia, através da língua antiga que é conhecida pelos Cavaleiros de Dragão.
Durante a trajetória, Eragon tem sonhos com uma Elfa e no desenrolar dos acontecimentos ele descobre que Arya era a elfa que levava o ovo de Saphira para a segurança da morada dos elfos. Quando foi atacada, Arya enviou o ovo para a floresta que Eragon estava sem saber que o destino se encarregaria de entregá-lo a quem lhe pertencia de direito. Arya se torna o grande amor de Eragon e junto a ela e muitos outros amigos que ele tem e conhece pelo caminho, inclusive um irmão que ele não sabia que existia! Eragon, então, se prepara para destruir Galbatorix e acabar com sua tirania.
Estão lá nas linhas dos caminhos de Eragon todos os elementos de uma excelente história de capa, espada e magia. Temos mistério, lutas, revelações surpreendentes, alianças inacreditáveis, personagens encantadores e odiáveis.
“O Clico da Herança” composto por quatro livros é uma obra rica em detalhes! E foi por isso que deixou de ser uma trilogia, quando o autor entendeu que muitas perguntas ficariam sem respostas e que a Saga de Eragon precisava de mais um livro para concluir as histórias, o progresso e as mudanças pelos quais o personagem transita. Só que diante da “maldição da trilogia de quatro” o autor demorou três longos anos para escrever o último livro, contando com quase mais um ano para ele ser publicado no Brasil, somaram-se praticamente quatro anos entre o terceiro volume e o último, o que fez com que muitos dos detalhes desta obra fantástica em todos os seus sinônimos, tenham sido perdidos dentro da minha cabeça, por isso eu só posso fazer uma resenha sobre o conjunto da obra e não sobre cada um dos livros.
Eu acho os livros fascinantes, a criatividade do autor alcança níveis elevados, e eu recomendo a leitura, com certeza, mas vou soltar aqui um spoiler que não vai alterar em nada quem tiver coragem de entrar nesta aventura:
– Preste bastante atenção a cada detalhe dos livros, porque em um deles Eragon descreve o final de toda a história e não, não é no último livro, nem no último capítulo. 
E mais, eu fiquei decepcionada com o final. Pra mim, Eragon, por tudo que ele viveu, por toda sua determinação e dedicação, merecia mais no final, porém não direi mais de que, mas foi este o motivo pelo qual eu decidi não ler tudo novamente.
Nota: Existe o filme Eragon que é fiel ao livro e é bem legal, mas não fez sucesso o suficiente para que seja feita uma continuação, mesmo assim vale a pena assistir.
Marise

***************



Se você ficou curioso ou curiosa com a resenha a gente te convida a tentar a sorte! Que tal participar de um sorteio dos três primeiros livros da Trilogia?

Para participar basta:

1. Comentar nesse post dizendo que quer participar
2. Deixar um e-mail para contato no comentário
3. Ter endereço para entrega no Brasil

Inscrições serão validas até o dia té o dia 20 de outubro, os comentaristas que desejarem participar receberão um número e o sorteio será feito pelo Radom.org no dia 22 de outubro de 2013.

“Este concurso é de caráter recreativo/cultural e dispensa autorização do Ministério da Fazenda e da Justiça, não está vinculado a compra e/ou aquisição de produtos e serviços e a participação é gratuita.”

21 thoughts on “Eragon: minha primeira trilogia de quatro! [Resenha Literária]

  • 30 de setembro de 2013 em 18:02
    Permalink

    Pandora, eu conheço esta série mas nunca li nenhum deles. Tenho aquela curiosidade, mas a lista de livros a ser ler é longa que nunca os incluí na lista.
    Adoraaria ganhar!!!!
    Quem sabe eu tenha sorte e inicie a trilogia de 4 kk

    Resposta
  • 30 de setembro de 2013 em 18:10
    Permalink

    eu quero participar! Vi o filme Eragon e adorei… pelo filme sabia q haveria continuação, mas não conhecia os livros…
    Meu e-mail: milene_galvao_13@hotmail.com

    Adoraria ganhar!

    Resposta
  • 30 de setembro de 2013 em 18:57
    Permalink

    Ahhhhhhhhh Eragon é muuuuitoooo bomm, eu li os dois primeiros livros, mas faz um tempo… não tive tempo de ler os outros.. adorariiiia ganhar pra poderr ler dinovo e saber o final da historia!!
    QUEROOO MUIIIIIIITOOOO!!!!
    e-mail: jemase_94@hotmail.com

    Resposta
  • 30 de setembro de 2013 em 21:57
    Permalink

    Eu acho que nunca vou engolir o final de Eragon!!! Depois de tanta coisa o autor fazer uma derrota daquelas com ele…. Enfim… Ainda assim o livro não deixa de ser uma boa pedida!!! Boa sorte aos que vão participar do sorteio!!!

    Resposta
  • 30 de setembro de 2013 em 23:32
    Permalink

    Este comentário foi removido pelo autor.

    Resposta
  • 30 de setembro de 2013 em 23:37
    Permalink

    Quero participar. biabbianchi@hotmail.com
    Já comecei a ler o livro Eragon por duas vezes e não consegui terminar por não ter o livro. Quero muitíssimo essa coleção.

    Resposta
  • 30 de setembro de 2013 em 23:50
    Permalink

    Pandora, eu também jamais perdoarei o autor pelo final, mas os livros são muito bons. Eu não tenho nenhum deles, li o primeiro do meu sobrinho, depois fui comprando, lendo e dando de presente pra ele.

    Resposta
  • 30 de setembro de 2013 em 23:50
    Permalink

    Boa Sorte para os participantes do sorteio.

    Resposta
  • 1 de outubro de 2013 em 17:03
    Permalink

    Marise sabe que nunca me animei em pegar essa série para ler. Meu filho leu e inclusive acho que o último volume é em inglês. Lendo sua resenha já fiquei um pouquinho mais animada. Quem sabe um dia que sobrar tempo entre a lista enorme do que tenho para ler.
    Já que tem sorteio aqui estou para participar!!!
    e-mail: saletadeleitura@gmail.com
    Beijos

    Resposta
  • 6 de outubro de 2013 em 12:57
    Permalink

    Olá eu adoraria ter os livros nunca pude comprar esses mas sou doido pra ler a saga acho interessantíssimo!
    Eu quero participar!!!!!
    Email: darlan_trinity@hotmail.com
    Obrigado!

    Resposta
  • 7 de outubro de 2013 em 18:26
    Permalink

    Quero participar é clarooo! Acredita que ainda não tive oportunidade de ler essa trilogia? É super bem faladaaa e não tem como não amar,né?
    E-mail:palomaviricio@gmail.com
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    Resposta
  • 11 de outubro de 2013 em 15:03
    Permalink

    Eu sempre fiquei de olho nessa série, principalmente por causa de capas tão lindas, mas ainda não tive coragem de ler porque tenho tantos livros esperando sua vez =/ Mas eu bem que gostaria, e fico contente que Eragon seja uma série livro de spoilers; sou daquelas que não leu HP e sabe tudo o que aconteceu ¬¬

    Quero participar da promoção:
    luthi.park@gmail.com

    Resposta
  • 15 de outubro de 2013 em 16:14
    Permalink

    Ah eu amo trilogias e coleções, por que o prazer de ler a história é prolongado com mais livros, que apenas um só! Eu quero participar sim! Além do que sempre quis ler Eragon. *-*
    Meu e-mail: gabrielerohdebjs@hotmail.com

    Boa sorte pra nós!

    Resposta
  • 9 de dezembro de 2013 em 15:47
    Permalink

    Eu tenho a trilogia (de três mesmo rs) li o primeiro, e metade do segundo. O primeiro livro que abandonei. Achei muito cansativo, demora pra acontecer as histórias, muita enrolação. A história tinha tudo pra ser boa, se fosse escrito pelo Rick Riordan por exemplo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!