A Devolvida [Resenha Literária]
Quando comecei a ler A devolvida percebi que era um drama bem realístico e à medida que fui lendo me deparei com uma história fácil de ler, sensível e ao mesmo tempo mais leve do que eu esperava.
Apenas quando terminei a leitura percebi que a autora não diz o nome da protagonista. A história é narrada por ela, mas a personagem é chamada sempre de a Devolvida, um fato que marca sua vida e é o tema do livro. Aos treze anos, ela volta para a família que nem sabia que existia, ela foi criada por uma prima, Adalgisa e achava que era filha dela e do seu marido. E ao voltar para os pais verdadeiros, a protagonista passa por um verdadeiro choque de realidade. Vive num lar sem amor, violento, bastante pobre e cheio de irmãos.
A história se passa em uma cidade pequena da Itália, mas poderia ser qualquer uma do nordeste, onde é bastante comum mães empobrecidas darem seus filhos. Adalgisa criou a protagonista como se fosse sua mãe, mas algo acontece que a faz devolver a personagem e só vamos entender os motivos no final. E a protagonista sofre com a nova família por tudo ser muito diferente, pede e implora para voltar a antiga casa, algo que não acontece e assim, ela vai se adaptando a seu novo lar. Adriana passa a ser uma irmã querida, mesmo fazendo xixi na cama que dividem o tempo todo. O bebê, caçula da família, é bem cuidado pela protagonista e ainda temos o irmão Vicenzo que vive uma vida fora da lei para colocar comida em casa.
Uma determinada cena de Vicenzo e alguns diálogos e descrições da trama me lembram um pouco o estilo Naturalista, sem qualquer pudor. No entanto, a autora consegue nos apresentar um drama familiar mais leve do que o enredo sugere e temos uma clara evolução da protagonista que vai encarando a realidade da vida com bastante maturidade, apesar de viver uma situação difícil. E é difícil ter simpatia pelas duas mães da personagem e pelos dois pais também. A protagonista é tratada como uma carga qualquer, levada de um lado para o outro conforme a vontade dos adultos, o sentimento de rejeição é palpável.
A devolvida é considerado um dos grandes romances da Itália, já vendeu mais de 250 mil exemplares, com direitos negociados para mais de 25 países, e adaptações no teatro e no cinema. Acho, inclusive, que daria uma boa série de TV. Minha única ressalva foi o final. Donatella encerra explicando sobre o que aconteceu para a protagonista ser devolvida, nos dá indícios de como serão as coisas, mas não finaliza com um ponto final definitivo. É como se fosse um corte da vida da personagem e eu confesso que fiquei com vontade de saber mais.
FICHA TÉCNICA
Título: A Devolvida
Autora: Donatella Di Pietrantonio
Nota: 4/5
Onde Comprar: Amazon
Oi, Mi!
Não conhecia o livro, e amei a sua resenha ♥ Apresenta temas importantíssimos e , infelizmente, muito atuais também. Parece ser o tipo de leitura que deixa a gente reflexivo, né? :/
Estante Bibliográfica
Oi Michele, sem dúvidas que é uma trama e tanto, eu não sei se leria este livro, mas fiquei muito curiosa com sua resenha, engraçado que pela capa eu imaginava outra coisa, pois nunca tinha lido nem a sinopse!
Beijos Mila
Daily of Books Mila
Amei sua resenha, Michele. Eu gosto muito de livros assim, eles são bem reflexivos. Ainda não conhecia esse, mas super anotei a dica! ❤
https://www.kailagarcia.com
Oi, Mi!
Não sei o motivo, mas essa capa me incomoda um pouco e isso acabou afastando minha vontade de ler o livro. Apesar da sua resenha ter sido muito boa, ainda não me prendeu, sabe? Mas vou deixar a dica anotada para ler mais para frente.
Beijinhos,
Galáxia dos Desejos
Uau, uma história tão impressionante, que já vendeu tantos exemplares e que eu nunca tinha ouvido falar. Já gostei dessa indicação!
http://www.vivendosentimentos.com.br
Olá, Michele.
Eu fiquei interessada nesse livro desde que lançou. Mas achei melhor esperar as resenhas para saber mais sobre ele, pois num primeiro momento tinha achado que era de suspense e só depois que fui ver que era drama hehe. E ainda estou na dúvida sobe ler ou não hehe.
Prefácio
Oi Mi!
O fato de se passar na Italia me chama atenção. Geralmente leio muito que se passa so nos EUA ou maximo Londres. E legal conhecer costumes diferentes. A premissa da obra embora nao seja minha vibe parece muito interessante. Que bom que foi uma leitura tao surpreendente.
Abraços
Emerson
http://territoriogeeknerd.blogspot.com/
Oi Mi!
Sabe que eu fiquei mega envolvida com as resenhas que tenho lido a respeito. Quero muito conferir essa obra, e ter contato com esse universo. Um livro que sem dúvida é um prato cheio pra psicologia
Adorei suas considerações. Vou aguardar uma promoção pra comprar.
Beijos
Naty