Melancia [Resenha Literária]

Melancia foi o primeiro livro que li da Marian Keyes. Um dia, inacreditavelmente, achei um exemplar perdido nas Americanas por um valor bem pequeno para a época, mas eu quis ser legal e o emprestei para uma amiga que nunca mais me devolveu. Porém, na última Bienal (2016) eu completei o vazio do meu coração e da minha estante e comprei a edição especial com capa dura! Devo dizer que ela é lindíssima!
Claire é abandonada pelo marido, James, no mesmo dia em que deu à luz a sua primeira filha. Uma situação mega difícil que abala bastante o momento que deveria ser de pura felicidade. James tem um caso com a vizinha do casal e está saindo de casa para viver com ela, pouco se importando com sua filha recém-nascida. Obviamente arrasada, transtornada, decepcionada, Claire vai para a casa dos pais e passa por várias fases de sofrimento, desde a depressão e a bebedeira até se recuperar e ficar livre para viver de novo, quem sabe até com um novo amor.

Nada é fácil para a protagonista, que sente o corpo como se fosse de fato uma melancia. Vazia e depressiva, Claire precisa cuidar da filha e se erguer, uma tarefa muito difícil. Com esse enredo todo mundo esperaria um drama super pesado, porém Marian Keyes nos surpreende, porque apesar de tudo, Claire sabe rir de si mesma e a narrativa da autora acaba ficando leve, mesmo tendo assuntos pesados sendo abordados.

Alem de Claire conhecemos mais sobre sua família, principalmente as irmãs, protagonistas de outros livros da série Irmãs Walsh, mas Claire é a minha favorita, por ser uma personagem divertida, inteligente e que consegue dar a volta por cima!

É importante destacar, Marian Keyes é por vezes prolixa, então o leitor precisa estar preparado pra um bom fluxo de ideias da personagem, mas como Claire é engraçada, você acaba embarcando nos pensamentos dela e devorando as páginas do livro (que não são poucas).

Ambientado na Irlanda, com temas atuais, como depressão, abandono e dramas familiares, Melancia é um clássico dos romances modernos, excelente para conhecer um pouco da narrativa de Marian Keyes.

Dados do Livro
Título: Melancia
Título Original: Watermelon
Autora Marian Keyes
Onde comprar: Amazon 

 Michele Lima

18 thoughts on “Melancia [Resenha Literária]

  • 1 de fevereiro de 2017 em 11:25
    Permalink

    Oi, Mi. Tinha Melancia na biblioteca da escola e eu até tentei pegar uma vez para ler, mas o número de páginas me assustou um pouco e deixei para outra hora. Então minha irmã tentou ler mas não gostou, até porque o começo do livro é meio maçante e se tem uma coisa que eu detesto são personagens que nem o tipo de ex-marido de Clare, já me deixam irritada logo no começo. Por isso, fiquei com receio e nunca mais quis ler o livro, mas quero dar uma conferida nessa edição especial.
    Beijo! Leitora Encantada
    Promoção 4 anos de blog Minhas Escrituras

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2017 em 11:41
    Permalink

    Li Melancia há muitos anos, mesmo, e adorei! Fiquei até com saudade dessa história e das irmãs Walsh. Achei um charme essa nova edição, a minha é com a capa verde ainda!
    Abraço 🙂

    Red Behavior

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2017 em 12:32
    Permalink

    Oii Mi, como vai?!
    Preciso confessar, nunca li nada da Marian Keyes, nada, nada… Todos me falam que esse livro é engraçado, que vale a pena ler mesmo que o numero de paginas seja grande, até cheguei comprar ele, mas tá lá paradinho na estante =/ ainda não senti aquele desejo de ler sabe… Enfim, um dia eu leio! Parabéns pela resenha!

    Beijinhos!!
    Amanhecer Literário

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2017 em 13:29
    Permalink

    Ooi Michele, tudo bom??
    Até hoje não li Melancia mas estou super tentada a comprar com essa edição capa dura LINDAA <3
    E além de engraçado a autora ainda trata de temas importantes né, adorei as fotos o/
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2017 em 13:36
    Permalink

    Oi Mi!!
    Li esse livro em e-book já faz algum tempo. Na época estava viciada em chick lit, me lembro que gostei muito da narrativa, e por vezes senti aquele nó na garganta por causa dos dramas da personagem principal.
    Depois dele, li alguns outros livros da autora, mas não gostei tanto. Acho que já estava saturada.
    Hoje sinto vontade em reler, mudei tanto minhas opiniões que acho que terei uma nova perspectiva.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2017 em 15:56
    Permalink

    Oi Mi
    Eu já li Melancia, mas acho que a leitura foi prejudicada pela expectativa, pois não me identifiquei com a personagem. Primeiro porque ela chorava demais e aquilo me dava nos nervos, depois porque ela queria o marido de volta e eu morria de ódio dele. Mas acho que a leitura de um livro é influênciada pela fase da nossa vida pelo qual estamos passando e hoje acredito que eu seria mais compreensiva com as atitudes da protagonista. Acredita que até desisti da autora depous deste livro? Agora lendo sua resenha fiquei até com vontade de reler o livro e me apegar mais nas partes engraçadas.
    abraços
    Gisela
    http://www.lerparadivertir.com

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2017 em 17:23
    Permalink

    Mi, essa edição está linda mesmo! Já quase comprei ela várias vezes kkkkkkkkk mas a história ainda não me atraiu tanto, por isso estou adiando…
    bjs

    Amor Por Livros
    http://amo-os-livros.blogspot.com.br

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2017 em 17:46
    Permalink

    Olá, tudo bem? Essa edição parece ser linda demais mesmo, ein?! Já quero! Adorei sua resenha e fiquei com vontade de ler essa estória…

    Beijos,
    Duas Livreiras

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2017 em 18:08
    Permalink

    Olá, Michele.
    Esse também foi meu primeiro contato com a autora e me apaixonei por essa família. Eles são demais. Preciso comprar essa edição porque a minha é de bolso que comprei na Avon. Foi o primeiro livro do gênero que eu li hehe.

    Prefácio

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2017 em 19:57
    Permalink

    Olha, confesso que tenho muita curiosidade em ler esse livro, mas só porque ouço muitas pessoas falando que ele é muito bom. Nunca li nenhum livro da autora, mas espero poder ler em breve ^^
    Bjs :*

    Me Cativastes

    Resposta
  • 2 de fevereiro de 2017 em 14:18
    Permalink

    Oi Mi,
    Olha acho que pelo fato de a autora escrever sobre esses temas, que até são algumas coisas de sua própria vida, muita gente tem barreiras com ela. Já li um livro dela e amei, Entre o Agora e o Nunca, tanto que comprei ele para reler.
    Tenho a primeira edição de Melancia e fiquei mais empolgada ainda para ler. Acho que se eu lesse a alguns anos a trás não me identificaria tanto com a leitura, mas hoje já chegando numa maturidade próxima a da protagonista, terei uma visão diferente e mais positiva sobre essa leitura.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    Resposta
  • 2 de fevereiro de 2017 em 17:37
    Permalink

    Esse também foi o primeiro livro da Marian Keyes que eu li e logo virei fã dela. Não conhecia essa versão de capa dura, ficou muito linda!
    Beijos
    Bluebell Bee

    Resposta
  • 3 de fevereiro de 2017 em 01:21
    Permalink

    Oiii
    Eu ainda quero ler todos os livros da Marian. No entanto só li Sushi até hoje, incentivada por uma amiga que é super fã da autora.
    Esta edição de capa dura é um luxo só, babei nela desde que foi lançada, quem sabe eu ainda compre. hihi
    Acho que vou gostar bastante da história de Claire, já que ela é uma personagem engraçada, meu tipo favorito. <3

    Vícios e Literatura

    Resposta
  • 3 de fevereiro de 2017 em 18:39
    Permalink

    É bom saber que a autora sobre manejar temas pesados com uma escrita leve e descontraída. Também pensei que a história seria um grande drama pela barra que a protagonista está passando, mas se existe essa balança, já que ela tira sarro de si mesma, a leitura fica bem mais fluida. Já ouvi muitas pessoas falando sobre Melancia e pretendo ler um dia!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas de Filmes Para o Fim de Semana Dorama: Uma Família Inusitada
Dicas de Filmes Para o Fim de Semana Dorama: Uma Família Inusitada