Trabalho Honesto [Crítica do Dorama]
Trabalho Honesto (A Virtuous Business), disponível na Netflix, começou tão bem, com uma trama feminista tão boa, ousada para a época, já que o dorama é ambientado na década de 90 na Coreia do Sul, para terminar com um final frustrante. Mas a jornada vale a pena.
Enredo
A protagonista é Han Jeong-suk (Kim So-yeon), uma dona de casa que passa por necessidades financeiras, já que seu marido briguento e preguiçoso nunca fica em um emprego. Para pagar o aluguel, ela começa a vender produtos adultos eróticos e descobre um talento natural para as vendas que não sabia que tinha! Ela conta a ajuda de outra vendedora, Seo Young-bok (Kim Sun-young) que tem 4 filhas para criar, a dondoca e elegante Senhora Oh Geum-hee (Kim Sung-ryung) e a cabeleireira, mãe solteira, Lee Joo-ri (Lee Se-hee)!
À medida que as quatro se esforçam no trabalho, os problemas aparecem, já que a cidade é pequena e elas recebem muito preconceito por venderem produtos adultos.
Mistério
Na trama também somos apresentados ao investigador Kim Do-hyun (Yeon Woo-jin de Uma dose diária de Sol), um homem que morou nos Estados Unidos e que está na cidade para descobrir o desaparecimento de várias crianças décadas atrás. Temos o mistério sobre quem é o sequestrador dessas crianças, mas também sobre os pais biológicos do investigador.
Drama
Han Jeong-suk sofre no início, mas ela é uma personagem forte, capaz de resolver bem seus próprios problemas, o que me agradou bastante! Já o plot de Seo Young-bok ficou bem mais pesado e complicado ao longo do dorama, bem como o da Senhora Oh, só que neste caso foi bem inexperado.No final das contas, a pacata dona de casa é talvez a personagem mais complexa da trama.
Comédia
Trabalho Honesto não abre mão de seus alívio cômico em nenhum momento, dei muitas risadas com o romance de Lee Joo-ri e Eom Dae-geun e todas as vezes que as senhoras locais se chocaram com produtos adultos!
Conclusão
Trabalho Honesto apresentou um enredo muito rico que discute com maturadida sobre sexo e machismo. Tem uma ótima ambientação e figurino e coadjuvantes excelentes, mas peca no romance e na reta final. Ficou evidente que deixaram muita coisa para o último episódio e com isso faltou um epílogo que nos mostrasse a relação do investigador Kim com sua mãe biológica e seu namoro com Han Jeong-suk! Até mesmo faltou um pouco mais de Lee Joo-ri e Eom Dae-geun! Mas o saldo foi mais positivo do que negativo.
Michele Lima