Confesso que não dei muita bola para Ficção Americana (American Fiction) até o longa começar a ganhar alguns prêmios e receber indicação ao Oscar. O fato de não ter tido marketing no Brasil ajudou bastante também. Eu realmente não entendo o Prime Vídeo, muitas vezes os filmes parecem que ficam escondidos por lá. Mas enfim, assisti e gostei demais do longa que funciona como uma boa metalinguagem.
Thelonious Ellison (Jeffrey Wright), conhecido como Monk, é um professor e escritor rabugento, amargo e sem paciência para qualquer um. Seus livros não parecem mais interessantes para o público e na vida pessoal as coisas vão de mal a pior. Sua irmã, Lisa (Tracee Ellis Ross), morre e ele fica a cargo de cuidar da mãe que tem demência. Monk vive irritadíssimo como a sociedade enxerga os negros sempre com esteriótipos e mais ainda quando os próprios negros usam disso para ganhar dinheiro. No entanto, em uma ideia aparentemente absurda, Monk escreve um livro com tudo aquilo que ele critica e a obra se torna um sucesso. O protagonista não usa seu verdadeiro nome e cria um codinome fictício, dizendo que é um foragido da polícia, o que tornou o livro ainda mais interessante!
Não acreditando no sucesso de sua obra, ele realmente faz de tudo para que o livro não seja vendido, só que quanto mais ele “alopra”, mais interessante a obra fica para os outros. E com isso, o filme trabalha com um sarcasmo maravilhoso, momentos perspicazes e de muita sutileza que nos provoca riso! O pessoal da editora, os jurados que vão eleger o melhor livro do ano, todos parecem a professora do Chris de Todo mundo odeia o Chris! Com frases de que “vozes negras importam”, ignorando o que os negros dizem. E de tanto não querer parecer racista, acabam sendo absurdamente rasos e racistas, provando que Monk sempre teve razão. Aliás, o protagonista é um personagem maravilhoso, complexo, soberbo e prepotente, que consegue afastar todos em suas relações pessoais, principalmente seu irmão Cliff (Sterling K. Brown).
O longa é baseado na obra Erasure de Percival Everett e trabalha com a metalinguagem, ainda mais quando o livro de Monk ao fazer sucesso desperta interesse em Hollywood.
Ficção Americana é um filme inteligente, que se propõe a fazer perguntas e não necessariamente trazer as respostas, de uma perspicácia que faz falta hoje em dia! E indo além do tema racismo, o longa também ataca editoras e o mercado de consumo fast food, abordando de modo intenso um autor brigando com a sua própria arte. Mas é possível não sucumbir?
FICHA TÉCNICA
Título: Ficção Americana
Título Original: American Fiction
Direção: Cord Jefferson
Data de Lançamento: 8 de março de 2024
Amazon Prime Video
Michele Lima
Eu fui surpreendida com a primeira temporada de Um Espião Infiltrado, na Netflix. De Michael…
Nada melhor do que maratonar filmes natalinos nessa éopoca do ano! Abaixo uma pequena lista…
Mais um filme natalino que chega à Netflix. O Segredo do Papai Noel pode agradar…
Vivo ou Morto é o terceiro filme da trilogia Knives Out, que começou com Entre…
Bambi - O Acerto de Contas não é tão ruim como dizem. Esse outro clássico…
Mentes Extraordinárias foi outra grata surpresa do ano, disponível na HBO Max. Como já disse…
Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!
View Comments
Parece ser um filme inteligentíssimo e bem marcante.
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia