Dirigido por Martin Scorsese, A Cor do Dinheiro (1986) é uma continuação de Desafio à Corrupção (1961), longa metragem sobre Eddie Nelson (Paul Newman), um exímio jogador de sinuca.
Particularmente achei o primeiro razoável. As cenas de jogo são ótimas, mas perde o pique com um romance melodramático, resquícios da antiga Hollywood. Essa continuação é muito mais interessante, dinâmica e sem dramas. Scorsese filma as partidas de bilhar de maneira épica, com planos caprichados e o auxílio luxuoso da sempre ótima Thelma Schoonmaker na montagem.
Paul Newman revive aqui o seu personagem com mais entusiasmo, promovendo um inevitável choque de gerações com o personagem de Tom Cruise (bem, aqui) a quem quer transmitir todo o seu conhecimento no assunto ao vê-lo jogar. A talentosa Mary Elizabeth Mastrantonio também está ótima em cena e mereceu a indicação ao Oscar de atriz coadjuvante.
A direção de arte/cenários, também indicada ao Oscar, é simples e eficiente – estamos diante de salões e mesas de bilhar e isso basta. Um pouco longo (são duas horas de projeção), o filme não chega a entediar e se mantém moderno mesmo tendo aquele clima anos 80 bem explícito. Juntos em cena, o trio de atores é admirável, assim como a trilha sonora e a fotografia.
Indicado ao Oscar pela sétima vez e sem nunca ter vencido, Paul Newman nem se deu ao trabalho de ir a cerimônia, onde foi finalmente premiado!
FICHA TÉCNICA
Título: A Cor Do Dinheiro
Título Original:The Color of Money
Direção: Martin Scorsese
Data de lançamento: 27 de novembro de 1986
Eu fui surpreendida com a primeira temporada de Um Espião Infiltrado, na Netflix. De Michael…
Nada melhor do que maratonar filmes natalinos nessa éopoca do ano! Abaixo uma pequena lista…
Mais um filme natalino que chega à Netflix. O Segredo do Papai Noel pode agradar…
Vivo ou Morto é o terceiro filme da trilogia Knives Out, que começou com Entre…
Bambi - O Acerto de Contas não é tão ruim como dizem. Esse outro clássico…
Mentes Extraordinárias foi outra grata surpresa do ano, disponível na HBO Max. Como já disse…
Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!