Do Fundo da Estante: A Hora do Pesadelo

Um dos filmes daquele ano, cinemas lotados, propaganda boca a boca e muita espera pelo VHS e pra quem ainda não tinha vídeo cassete, longos anos no agurado pela exibição na TV. Com um vilão muito original, assustador e repleto de humor maldoso, A Hora do Pesadelo (1984) veio pra ficar, apesar dos altos e baixos dos filmes seguintes, uma série de TV bem ruinzinha e um remake pior ainda.

Na fictícia Springwood, Ohio, EUA, após ser queimado por pais vingativos, o pedófilo Freddy Krueger com sua luva de lâminas afiadas, passa a atacar adolescentes em seus sonhos e matando-os no mundo real.

Com os dizeres “baseado em fatos reais”, o diretor Wes Craven fez um filme muito violento, tenso e que não economiza no sangue. Robert Englud, intérprete de Freddy, tem aqui o papel de sua vida e sabia disso. Ele se esbalda cena após cena, e a esforçada protagonista Heather Langenkamp tambem dá conta do recado, sendo futuramente escalada para outras produções da franquia. Longe das facilidades atuais do CGI, a equipe de efeitos visuais teve que caprichar na maquiagem (uma das mais famosas da história dos filmes de terror) e nos efeitos práticos tão comum nos anos 80, artesanais, impressionantes eficientes até hoje.

Ao juntar terror e pesadelo, Wes Craven já tinha meio caminho andado pra criar as melhores atmosferas de terror, já que num sonho ruim tudo pode acontecer.

Inevitavelmente e talvez intencionalmente, Freddy Krueger se tornou um ícone Pop do terror, algo que não ocorria desde o conde Drácula. O fato de ser um personagem urbano num filme estadunidense, facilitou ainda mais sua fama mundo afora, se tornando um dos assuntos mais discutidos da época. Seria ele o personagem que salvaria o cinema de terror do marasmo e de quebra ainda traria alguns anos de sobrevida ao gênero.

O público adolescente, claro alvo da produção, se encontra hoje beirando os 60 anos de idade e até hoje se lembram com carinho do que viveram e também dos muitos pesadelos que tiveram.

FICHA TÉCNICA

Título: A hora do pesadelo
Título Original: A Nightmare on Elm Street
Direção: Wes Craven
Data de lançamento: 9 de novembro de 1984 (EUA)

Italo Morelli Jr.

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Valor Sentimental [Crítica]

Valor Sentimental é um drama não muito pungente para assistir num domingo à tarde enquanto…

24 horas ago

Os Sete Relógios de Agatha Christie [Crítica]

Talvez por não ter criado muitas expectativas em Os Sete Relógios de Agatha Christie, é…

3 dias ago

Pro Bono [Crítica do Dorama]

Pro Bono, disponível na Netflix, é ideal para nós, viúvos de séries de tribunal! Que…

6 dias ago

All Her Fault [Crítica da Série]

Embora siga a fórmula padrão de suspense, All Her Fault chama a atenção merecidamente. A…

1 semana ago

Desprazer Em Te Conhecer [Crítica]

Desprazer em te conhecer, disponível no Prime Video, prometeu comédia e entregou comédia até o…

2 semanas ago

Beijo Explosivo [Crítica do Dorama]

Beijo Explosivo é um dorama disponível na Netflix. Uma comédia romântica com ótimos protagonistas e…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!