Do Fundo da Estante: Encurralado

O Do Fundo da Estante de 2023 vai relembrar filmes que vi em VHS nos anos 80 e 90. Lembrando que as cópias ainda que originais e seladas não eram de boa qualidade, mas os filmes sim, o que compensava bastante. Alguns filmes demoravam até 1 ano pra chegar nas videolocadoras e dependendo do título, era bem difícil alugar. Quem só conhece o streaming, nem imagina o sofrimento de um cinéfilo, mas valia cada segundo! E pra começar o filme de hei é um dos clássicos de Steven Spielberg! O diretor tinha apenas 25 anos quando dirigiu este Encurralado (1971) para a TV, quatro anos antes de se consagrar com o já clássico Tubarão.

O sucesso de crítica e público foi tanto, que acabou indo parar nas telas do cinema. Em sua primeira exibição nas telinhas, a audiência ficou eletrizada ao acompanhar por 90 minutos, David Mann (Dennis Weaver, excelente) em uma deserta estrada da Califórnia fugindo de um caminhão cujo motorista ele nunca vê o rosto. Cheio de ação, suspense, ritmo, bem dirigido e montado, Encurralado só reforça a máxima de que muitos grandes diretores de cinema começaram suas carreiras com um filme de terror – até hoje é um dos melhores filmes de sua extensa carreira.


Assim como a violência que chega do nada, faz estrago, se vai e deixa suas marcas para sempre, o vilão não tem cara e nem nome, o que contribui para a atmosfera desoladora proposta por Spielberg.

Vi pela primeira vez em VHS nos anos 90, com imagens e legendas meia-boca. Era tarde da noite, fazia frio, chovia e eu estava sozinho, o que só enriqueceu a experiência. A TV de 20 polegadas não ajudava muito, o enquadramento também não e infelizmente até hoje eu não revi em uma tela de cinema. Encurralado é cinema em estado puro, foi burrice considerá-lo um produto menor a ponto de estrear na televisão.

Concorreu ao Globo de Ouro de melhor filme, ganhou o Grande Prêmio no saudoso Festival de Cinema Fantástico de Avoriaz e um Emmy de melhor Som.

FICHA TÉCNICA

Título: Encurralado
Título Original: Duel
Direção: Steven Spielberg
Data de Lançamento: 13 de novembro de 1971
Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

1 dia ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

4 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

6 dias ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

7 dias ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

1 semana ago

Tudo O Que Você Podia Ser [Crítica do Filme]

Tudo o que você podia ser é dirigido por Ricardo Alves Jr. e não tem como…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!