Estado Elétrico de Simon Stålenhag, publicado pelo Quadrinhos na Cia da Companhia das Letras, mostra um mundo apocalíptico, com guerra de drones, pessoas viciadas em projetores neurais, misturando cyberpunk, futurismo e ficção científica.
A história se passa em 1997, Michelle é uma jovem em fuga e seu misterioso robô viajam pelos os Estados Unidos rumo ao oeste. A paisagem sem dúvida chama bastante atenção, principalmente pelas ilustrações que são bem reais, com ruínas de gigantescos drones de batalha, uma espécie de lixo descartado de uma sociedade ultra tecnológica e consumista em declínio. À medida que se aproximam do mar, a paisagem parece mais destruída, as ilustrações mais escuras e um tanto sombrias.
O enredo da protagonista por início parece um pouco confuso, senti a necessidade de mais explicações. Aos poucos vamos entendendo que Michelle vem de uma família desestruturada e que ela foi testemunha do começo da destruição da humanidade, com uso de tecnologia que afeta o cérebro de quem a usava. Como ela tem um problema ocular, não consegue usar os tais projetores neurais que viciaram e consumiam as pessoas aos poucos, exatamente como uma droga.
Apesar da minha dificuldade com o início da história, é perceptível que ela é carregada de sentimentos com uma protagonista solitária, além de uma revelação dolorosa sobre o robô que a acompanha. Temos também muitas reflexões sobre o abuso da tecnologia e imagens super realistas que deixam tudo bem impactante, sem dúvida o aspecto principal da obra.
Vale lembrar que o Estado Elétrico terá uma adaptação cinematográfica, estrelada pela atriz Millie Bobby Brown e dirigida pelos irmãos Russo!
FICHA TÉCNICA
Título: Estado Elétrico
Autor: Simon Stålenhag
Quadrinhos da Cia / Companhia das Letras
Onde Comprar: Amazon
Michele Lima
Eu fui surpreendida com a primeira temporada de Um Espião Infiltrado, na Netflix. De Michael…
Nada melhor do que maratonar filmes natalinos nessa éopoca do ano! Abaixo uma pequena lista…
Mais um filme natalino que chega à Netflix. O Segredo do Papai Noel pode agradar…
Vivo ou Morto é o terceiro filme da trilogia Knives Out, que começou com Entre…
Bambi - O Acerto de Contas não é tão ruim como dizem. Esse outro clássico…
Mentes Extraordinárias foi outra grata surpresa do ano, disponível na HBO Max. Como já disse…
Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!