Do Fundo da Estante: La Bamba

Comparado com as superproduções atuais sobre astros da música, esta cinebiografia do cantor Ritchie Valens pode parecer tímida, mas não merece ser subestimada. La Bamba, a canção, foi o maior hit da carreira do cantor e compositor Ritchie Valens (1941-1959) que marcou o final dos anos 50 com uma carreira meteórica, interrompida por um trágico acidente de avião em 3 de Fevereiro de 1959, onde também se foram os músicos Buddy Holly e The Big Bopper. O longa é pontuado por essa que é uma das canções mais famosas de todos os tempos, reconhecida até os dias de hoje.

Ritchie Valens (Lou Diamond Phillips, excelente) ainda não tinha 18 anos completos e mesmo assim conseguiu deixar sua marca na história da música.

Estadunidense descendente de mexicanos, Richard Steven Valenzuela nasceu em Pacoima (Vale de São Fernando) subúrbio de Los Angeles, Califórnia. Tinha uma problemática família e sem auxílio de seu pai, Ritchie contou apenas com o apoio da mãe. Seu irmão mais velho, Bob Morales (Esai Morales, ótimo), era um latin bad boy que deu muito trabalho a Ritchie.

Como toda cinebiografia, La Bamba percorre os momentos mais significativos da vida e da obra do artista, num acerto muito grande do diretor Luiz Valdez, também autor do roteiro. O resultado é tão satisfatório, que La Bamba concorreu ao Globo de Ouro na categoria filme dramático, ao invés de musical, devido ao seu potencial. Lou Diamond Phillips tem uma entrega memorável, assim como Esai Morales e a saudosa Elizabeth Peña, todos esquecidos pelo Oscar. Ainda que contenha alguns maneirismos dos anos 80, La Bamba ainda parece influenciar o ritmo de outros filmes sobre ícones da música que vieram a seguir.

FICHA TÉCNICA

Título: La Bamba
Direção:  Luis Valdez
Data de lançamento: 1 de janeiro de 1987

Italo Morelli Jr.

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Genie – A Magia do Natal [Crítica]

Genie é um filme baseado no longa britânico Bernard and the Genie, de 1991 e…

23 horas ago

Banco Central sob Ataque [Crítica]

Com a temática de roubo, só que dessa vez baseado em fatos reais, e atores…

4 dias ago

Demon Slayer: Arco do Treinamento Hashira [Crítica]

A quarta temporada de Demon Slayer, Arco do Treinamento Hashira, chegou na Netflix dublada e…

1 semana ago

A Diplomata – Segunda Temporada [Crítica]

A segunda temporada de A Diplomata não demorou tanto para chegar no catálogo da Netflix,…

1 semana ago

Agatha Desde Sempre [Crítica da Série]

Kathryn Hahn roubou a cena várias vezes em WandaVision e segue espectacular em Agatha Desde…

2 semanas ago

Conectadas [Resenha Literária]

A primeira vez que vi um livro da Clara Alves foi num estande da editora…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!