Categories: SériesUncategorized

The Mentalist [Resenha da série]

The Mentalist foi um seriado policial americano que estreou em 2008 e teve sete temporadas, todas disponíveis até o momento no Prime Vídeo. Em época de isolamento social aproveitei para rever a série e terminar as últimas temporadas que não tinha visto, ou seja, fiquei completamente viciada e não conseguia fazer outra coisa! Foi impossível assistir qualquer coisa antes de terminar The Mentalist!
A história gira em torno Patrick Jane (Simon Baker) que antes era um homem bem sucedido ganhando dinheiro enganando as pessoas com seu talento especial: observar tudo nos seus detalhes. No entanto, depois que o serial killer, Red John matou sua esposa e filha, Patrick passa a ajudar a Agência de Investigação da Califórnia a resolver os casos mais intrigantes, inclusive descobrir a identidade do assassino que destruiu sua família.
A série parte da dinâmica de que cada episódio temos um caso, às vezes previsíveis, outros nem tanto, mas o melhor mesmo é acompanhar Patrick Jane sendo o mais perspicaz de todos, sempre com saídas mirabolantes, deixando Lisbon, sua chefe da CBI sempre irritada. Porém, Lisbon é a melhor parceria de Jane, a dinâmica dos dois é ótima e vários espectadores torceram até o último episódio para um final feliz dos dois como um casal. No entanto, Jane passa quase toda a série sofrendo pelo luto da mulher e da filha e só consegue seguir adiante mesmo quando na sexta temporada o mistério sobre Red John é enfim, solucionado. Muita gente, inclusive o protagonista Simon Baker, entendeu que a série depois do encerramento do caso do serial killer não tinha mais sentido continuar, mas eu particularmente adorei a nova etapa de The Mentalist, que levou parte do elenco a trabalhar no FBI.
Patrick Jane de Simon Baker carregou alguns episódio da série que assim como qualquer seriado longo, passa por seus altos e baixos. O personagem é carismático, cínico, vingativo, excêntrico, muito inteligente, perspicaz e também bastante generoso. A equipe de modo geral se dá bem com Patrick, mas por vezes ele pode ser bem irritante.
Já Teresa Lisbon de Robin Tunney é o oposto de Patrick, ela é honesta, leal a sua equipe, aparentemente uma clássica policial, até o protagonista entrar na sua vida. Lisbon foi uma personagem que amadureceu bastante ao longo da série, sendo que é capaz de sorrir mais na última temporada, trazendo mais leveza ao seu relacionamento com Patrick.
Ainda temos Kimball Cho (Tim Kang), fechado, introspectivo, sem muitas palavras, objetivo e direto. É o personagem mais realista do grupo, sua dinâmica com Patrick e Rigsby (Owain Yeoman) é ótima. Grace Van Pelt (Amanda Righetti) é a mais nova membro da CBI, muitas vezes fazendo a pesquisa para outros membros da equipe e acaba se envolvendo com Rigsby, especialista em incêndios criminosos, sendo um bom amigo para todos, mas por vezes bobalhão para o divertimento de Cho.
Na sexta e sétima temporada aparecem outros personagens que fazem muito bem a série e a ida da equipe para o FBI me deu a impressão de que a história ainda tinha fôlego para mais. No entanto, entendo que a fórmula estivesse desgastada com as resolução do Jane ao final de cada episódio. Foi divertido ver a mudança no relacionamento de Lisbon e Jane, Cho crescendo na profissão, mas infelizmente a série acaba e me deixa com um enorme vazio.
Com personagens carismáticos, um plot inicial interessante e crimes por vezes complexos, The Mentalist é uma série de investigação criminal que deixa saudades.
Michele Lima
Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Valor Sentimental [Crítica]

Valor Sentimental é um drama não muito pungente para assistir num domingo à tarde enquanto…

24 horas ago

Os Sete Relógios de Agatha Christie [Crítica]

Talvez por não ter criado muitas expectativas em Os Sete Relógios de Agatha Christie, é…

3 dias ago

Pro Bono [Crítica do Dorama]

Pro Bono, disponível na Netflix, é ideal para nós, viúvos de séries de tribunal! Que…

6 dias ago

All Her Fault [Crítica da Série]

Embora siga a fórmula padrão de suspense, All Her Fault chama a atenção merecidamente. A…

1 semana ago

Desprazer Em Te Conhecer [Crítica]

Desprazer em te conhecer, disponível no Prime Video, prometeu comédia e entregou comédia até o…

2 semanas ago

Beijo Explosivo [Crítica do Dorama]

Beijo Explosivo é um dorama disponível na Netflix. Uma comédia romântica com ótimos protagonistas e…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!