A maratona de Brittany [Resenha do Filme]

A maratona de Brittany é um longa baseado em uma história verídica, disponível no Amazon Prime Video (até o momento).
Brittany passa por problemas financeiros, se alimenta mal, bebe constantemente, se sente cansada, dorme pouco e está acima do peso. Ao passar no médico, descobre que também tem pressão alta, problemas no fígado e precisa emagrecer cerca de 25 quilos. Em um primeiro momento, Brittany acredita que o médico está rotulando-a de gorda, mas depois percebe que realmente precisa mudar seus hábitos, não o estilo de vida, mas como pessoa também, ter um propósito na vida. E Brittany descobre que academias são caras e que as calçadas podem ajudar mais do que ela imagina, ao se aventurar na maratona de Nova York.
Jillian Bell é uma boa atriz, é perceptível o esforço de sair de uma atuação padrão e colocar carisma numa personagem que alguns momentos não tem absolutamente nada de carisma, mas bastante humana nos seus próprios defeitos. Brittany é intragável em alguns momentos, se sabota algumas vezes, é grossa com Catherine (Michaela Watkins), não percebe que magoa uma pessoa que só quer ajudar e faz o mesmo com Jern (Utkarsh Ambudkar). Por outro lado, sua perseverança em perder peso e conseguir correr a maratona é impressionante. É uma jornada de altos e baixos, difícil e o filme consegue mostrar bem esses aspectos.
No entanto, apesar do longa ser menos clichê do que outros do mesmo tema, Sexy por acidente, por exemplo, A maratona de Brittany ainda esbarra em momentos previsíveis. A maquiagem do início do filme não é das melhores e uma determinada cena a câmera foca muito rapidamente nas nádegas e pernas da atriz com o claro propósito de mostrar a flacidez e celulite, caindo no estereótipo de mulher gorda, o que me incomodou bastante. Em um longa que se propõe a mostrar sobre a importância de ser saudável, de aceitação e mudança interna, essas cenas foram completamente desnecessárias, ainda que bem curtas.
Entretanto, apesar dos pequenos escorregões, a mensagem do filme é muito válida. Ninguém tem uma vida perfeita, nem mesmo a vizinha rica casada e com filhos e embora a Brittany se encontrasse sozinha morando com uma amiga egoísta e fútil, ela consegue dar o primeiro passo da mudança e encontra ajuda onde menos espera.

A maratona de Brittany tem um bom roteiro, bom ritmo e boas atuações. A história de superação da protagonista é cativante, apresentou drama na medida certa, os clichês não incomodaram e o final acabou me emocionando. Vale a pena conferir.
Trailer
FICHA TÉCNICA
Título: A maratona de Brittany
Título original: Brittany Runs a Marathon
Direção: Paul Downs Colaizzo
Data de lançamento no Brasil: 24 de outubro de 2019
Nota: 4/5
Diamond Films / Amazon Prime Video
Michele Lima
Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

18 horas ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

2 dias ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

3 dias ago

Tudo O Que Você Podia Ser [Crítica do Filme]

Tudo o que você podia ser é dirigido por Ricardo Alves Jr. e não tem como…

6 dias ago

Sweet Tooth – 3ª Temporada [Crítica]

Sweet Tooth é um grande acerto da Netflix! Não só por escolherem adaptar as HQs…

1 semana ago

Bridgerton: Preconceito ou uma Questão de Adaptação?

Eu já fui daquelas que no cinema levantava a plaquinha “No livro não é assim”!…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!