Teto para Dois [Resenha Literária]

Desde que li as primeiras resenhas de Teto para Dois percebi que o livro era mais do que um simples romance, bem mais, uma vez que aborda o gaslighting, uma forma de abuso psicológico em que as informações são distorcidas e/ou omitidas para confundir a vítima e favorecer o abusador. A pessoa chega a duvidar da própria memória, percepção e sanidade e é exatamente o que acontece com Tiffy, seu ex-namorado a fazia se confundir constantemente, sempre a deixando cheia de culpa.
Quando o namoro acaba, Tiffy não tem condições de permanecer no mesmo apartamento que o ex. Assim, desesperada, Tiffy acaba dividindo um apartamento com uma pessoa desconhecida, Leon, que trabalha à noite como enfermeiro numa casa de repouso. Dessa forma, Tiffy fica com o lugar durante noite, já que passa o dia trabalhando, e Leon durante o dia. É um acordo diferente, mas que dá bem certo.
Leon tem muitos problemas financeiros também, precisa pagar um bom advogado para tirar o irmão da cadeia, que foi preso injustamente. Sua atual namorada não se importa com o acordo, não enxerga em Tiffy uma ameaça, na verdade, o namoro do dois passa por outros problemas, uma vez que ela não acredita na inocência do irmão de Leon.

À partir do momento que Tiffy começa a deixar recados a Leon os dois se tornam amigos, uma amizade que vai se tornando forte e se desenvolve em um romance, tudo muito bem trabalhado pela autora. Os dois se dão bem, Leon entende que Tiffy precisa de espaço pra entender tudo que acontecia no antigo relacionamento e ela o apoia sempre, principalmente em relação ao irmão Richie. Aliás, é por meio desse personagem que temos uma abordagem sobre as injustiças do sistema carcerário, não é o principal tema, mas ainda assim, interessante.
A cumplicidade dos protagonistas é ótima, nos faz torcer pelo casal e os personagens secundários aparecem certeiramente na trama. Rachel é colega de trabalho de Tiffy que o apoia sempre, assim como Gerty e Mo, sempre constantes na vida da protagonista, tentando protegê-la.
Beth O’Leary alterna a narrativa entre Tiffy e Leon, com isso às vezes a parte da protagonista é mais interessante, isso porque ficamos curiosos para entender todo o relacionamento abusivo que ela passou e ainda sente as consequências. E Justin não desiste de Tiffy facilmente, o que me deixou agoniada em alguns momentos. E apesar do tema forte, a condução da história é leve e pode até dar uma falsa sensação de superficialidade. No entanto, como a história se passa no momento que Tiffy está superando o fim do antigo relacionamento, não faria muito sentido o foco em Justin.
Embora já soubesse que não seria um simples romance, ainda assim me surpreendi com o livro, Beth O’Leary se mostrou uma autora bem consciente sobre relacionamentos abusivos, machismo e construiu um romance bem consistente, gostoso de ler, com excelentes personagens.
FICHA TÉCNICA
Título: Teto para dois
Autora: Beth O’Leary
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon

Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

2 dias ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

3 dias ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

6 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

1 semana ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

1 semana ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

1 semana ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!