Seres Mágicos & Histórias Sombrias [Resenha Literária]

Seres Mágicos & Histórias Sombrias é um coletânea de contos sombrios organizada por Neil Gaiman, (Deuses Americanos, Coraline e Sandman) e o escritor de terror e ficção científica Al Sarrantonio. São histórias instigantes, mágicas, às vezes macabras, às vezes reais até demais, algumas bem curtas que inevitavelmente nos fazem ficar pensando sobre o que aconteceu depois? Aliás, “o que aconteceu depois?” é a pergunta que norteia a introdução do Gaiman que nos prepara para o que vamos encontrar ao virar as páginas.
A coletânea possui 27 histórias reunindo autores como Joyce Carol Oates, Joe R. Lansdale, Jodi Picoult, Peter Straub, Chuck Palahniuk, Jeffery Deaver, Joe Hill entre outros, e selecionei meus preferidos para comentar.
Figuras Fósseis de Joyce Carol Oates é um dos primeiro contos da coletânea e mostra a vida de dois irmãos gêmeos: um que absorveu quase tudo do outro, sendo muito mais forte que o irmão em vida. Existe um ódio inexplicável do gêmeo saudável em relação ao irmão que passa a vida toda com problemas de saúde. Inevitavelmente, o irmão doente ganha nossa empatia e torcemos para um final feliz para ele, bastante injustiçado desde sempre.

Lago Goblin de Michael Swanwick tem uma história de fantasia surpreendente e que me lembrou bastante o mundo de Sofia. O protagonista é jogado em um lago e lá encontra um universo fantástico diferente e acaba descobrindo que é personagem de um livro. É genial a forma como Swanwick usa a metalinguagem, principalmente no final do conto.
Outro livro que em que se usa um personagem falando sobre si mesmo é o conto Um vida em ficção de Kat Howard. A protagonista relata sua vida como personagem e musa inspiradora de uma autor famoso e o quanto perde de sua própria personalidade ao ser usada por ele. É uma personagem de ficção falando como é viver em diferentes histórias, mas que se cansa por ser perder no meio de tantos enredos. Kat Howard usa o paralelo perfeito entre ficção e realidade, mostrando o quanto muitas vezes o relacionamento amoroso abusivo faz com que a pessoa fique perdida a ponto de não saber mais quem é.

O culto do Nariz de Al Sarratonio foi um dos contos mais instigantes, começa parecendo um tema universal e de repente o final tem uma reviravolta impressionante. O conto é narrado por um homem que começa a perceber que há séculos pessoas aparecem com um nariz falso diante de tragédias. O culto começa antes de Cristo e se estende até a era moderna, aparecendo inclusive em campos de concentração. É um tanto arrepiante pensar o que envolve essas pessoas usando narizes falsos, mas pior ainda é a revelação final.
Já o O diabo na escada por Joe Hill é um conto em prosa concreta, a única parte que a forma do texto se modifica é quando o protagonista se encontra com um ser estranho no meio de uma escada. Vamos acompanhar a história do personagem que um dia, com muita raiva, mata uma pessoa de modo brutal e para fugir começa a descer as escadas de um lugar que quase ninguém vai. Ele desce tanto que parece que vai chegando ao inferno. O mais interessante dessa história é o presente que ele recebe, um papagaio que canta uma melodia mágica quando uma grande mentira é contada. Uma ótima metáfora pra explicar como grandes líderes políticos conseguem enganar tanta gente.
Se o livro tivesse só esses 5 contos já valeria a pena a leitura, mas tem muito mais. Todos o citados tem de certa forma uma conclusão, mas isso não acontece com todos. Alguns contos são tão curtos que causa a sensação que deveriam ter uma história própria e um verdadeiro ponto final, mas a intenção é só nos deixar realmente pensando sobre a história sem muitas conclusões.
A antologia agrada a todos os gostos, tem histórias mais aterrorizantes, outras que são mais de fantasia e ficção, outras mais dramáticas e reais. A edição da DarkSide® Books mais uma vez perfeita, com capa dura e cheia de detalhes.
Neil Gaiman na introdução nos lembra da magia da escrita e da leitura, da capacidade de nos levar a outros mundos e aumentar nossos horizontes, é uma análise perfeita para essa coletânea.

FICHA TÉCNICA
Título: Seres Mágicos & Histórias Sombrias
Autores: Neil Gaiman, Al Sarrantonio
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon e DarkSide® Books

Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Anônimo 2 [Crítica do Filme]

Bob Odenkirk, nosso eterno Saul Goodman de Breaking Bad, retorna como Hutch Mansell em Anônimo…

2 dias ago

Diários de uma Apotecária – Segunda Temporada

Um dos meus animes preferidos da atualidade é Diarios de uma Apotecária. Serve mistério, drama…

5 dias ago

Do Fundo da Estante: O Guarani

O cinema brasileiro mal tinha começado sua retomada e Norma Bengell (1935 - 2013) teve…

6 dias ago

Meus Clientes Fantasmas [Crítica]

Meus Clientes Fantasmas é mais um dorama em que Jung Kyung-Ho (Intensivão do Amor e…

2 semanas ago

Uma Sexta-Feira Mais Louca Ainda! [Crítica]

Duas décadas após o sucesso de Sexta-feira Muito Louca (2003), Lindsay Lohan e Jamie Lee…

3 semanas ago

Do Fundo da Estante: Kiss Daddy Goodnight

Desde que me tornei fã de Uma Thurman nos anos 90, eu sempre quis assistir…

3 semanas ago