Invisível [Resenha Literária]

Tarryn Fisher conseguiu mais uma vez construir uma obra que em mescla drama, suspense, um pouco de ação em uma trama que inevitavelmente o leitor vai se surpreender.
Margô mora com sua mãe, que trabalha como prostituta, em uma casa pobre, num bairro abandonado chamado Bone. A protagonista se sente invisível até que uma criança de sete anos desaparece em seu bairro e Margô resolve investigar o caso, ao mesmo tempo que se aproxima de Judah, seu vizinho que está numa cadeira de rodas. No entanto, Margô vai além do caso da garotinha e começa a caçar todos aqueles que fazem algo de ruim como agredir crianças ou estupradores.
Margô se torna uma justiceira e isso por si só já causa uma grande impacto na narrativa por conta da transformação da protagonista. Tarryn Fisher foi muito cuidadosa na construção da personagem e acompanhamos sua infância, seu problema com a mãe, a dificuldade em ter amigos e de repente sua amizade com Judah. A mãe de Margô causa sérios problemas na vida da protagonista, que a deixava sem jantar, obrigando-a quando criança a guardar comida. Margô se sente feia, gorda e sem atrativos e caçar bandidos a transforma em alguém forte e destemida. E confesso que até achei a personagem bem madura quando descobre a verdadeira identidade do seu pai.
A relação da personagem com a casa é um dos pontos interessantes da trama, Margô chama o lugar de “a casa que devora” e de fato é um lugar sombrio que parece devorar continuamente a vida da protagonista e sua mãe. E mais do que destaque, eu diria que a amizade dela com Judah é o ponto crucial da narrativa, absolutamente tudo que ocorre está relacionado a esse relacionamento.
Pra mim existe um claro antes e depois de Bone. O antes é a parte que Tarryn Fisher constrói seus personagens e o depois é quando a narrativa fica mais rápida e com menos detalhes, o que se justifica com a incrível reviravolta na trama em que Margô deixa de ser uma narradora confiável e faz com que o leitor questione absolutamente tudo, principalmente quem leu O Lado Obscuro, por conta de um crossover com uma determinada personagem. E se eu já estava achando a transformação de Margô um tanto louca, desse ponto em diante eu achei tudo muito mais louco ainda. É incrível como a autora conseguiu me surpreender e se ela deixou pistas para o que estava por acontecer no fim, sinceramente, eu não vi. O choque foi imenso e sensacional.

O final é de certa forma aberto porque gera muitas dúvidas e depois de dias do término da leitura fiquei tentando chegar a alguma conclusão. É possível que Invisível cause estranheza, mas é um estranheza boa. Margô é uma personagem muito complexa, cheia de nuances, questionei suas atitudes o tempo todo, mas não estava preparada para a reviravolta. A narrativa de Tarryn Fisher é envolvente e se a casa da Margô devora eu me senti devorada por Invisível.
FICHA TÉCNICA
Título: Invisível
Autora: Tarryn Fisher
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon

Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

The Pitt [Crítica da Série]

Eu amo séries médicas, mas nos últimos tempos senti uma certa saturação no tema, até…

2 dias ago

Amor e Batatas [Crítica do Dorama]

Não sabia que precisava saber de batatas até ver o dorama Amor e Batatas na…

6 dias ago

Conheça os persoangens de Thunderbolts!

Thunderbolts* é o novo longa da Marvel dirigido por Jake Schreier e estreia no dia…

1 semana ago

Do Fundo da Estante: Até as Vaqueiras Ficam Tristes

Alguém tinha que adaptar o irreverente livro de Tom Robbins lançado em 1976 e este…

1 semana ago

Assassinato Na Casa Branca [Crítica]

Assassinato na Casa Branca é uma série de 8 episódios, disnponíveis na Netflix, que traz…

2 semanas ago

Se A Vida Te Der Tangerinas [Crítica]

A Netflix acertou em cheio no dorama Se a vida te der tangerinas! É evidente…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!