As dez vantagens de morrer depois de você [Resenha Literária]

Meu primeiro contato com a autora Fernanda de Castro Lima e foi uma ótima experiência! Pra começar achei o título As dez vantagens de morrer depois de você, bastante curioso e a história, apesar de ter certa carga dramática (afinal estamos falando de luto), é leve e divertida em muitos momentos.
Gabi perdeu sua melhor amiga, Júlia, em um acidente de carro. A protagonista está terminando o ensino médio e se sente bastante só sem a amiga e para tentar enfrentar o luto resolve completar a lista de afazeres que Julia deixou pra ela, isso inclui se apaixonar, dançar, ficar 36 horas acordada, cantar para uma multidão, entre outras coisas. E foi cumprindo essa lista que Gabi conhece Lucas, ela estava distribuindo abraços na Paulista quando alguém coloca um número de telefone no seu casaco. Curiosa, Gabi começa a conversar com Lucas e imaginá-lo fisicamente bem diferente do que ele é.
Achei triste a reação da Gabi quando encontra o Lucas pela primeira vez, na verdade, a protagonista passa por uma fase tão difícil que várias atitudes dela são bem questionáveis. Lucas é um garoto muito compreensível, se torna um verdadeiro amigo pra Gabi e além dele conhecemos também Lorena, minha personagem preferida da história. Lorena tenta ser amiga da Gabi, mas tem uma enorme dificuldade, uma vez que que a protagonista não consegue ter uma nova amiga, é como se ela tivesse traindo Julia e, apesar de não concordar com as atitudes da Gabi, achei bastante compreensível, até porque a forma de lidar com o luto varia muito de pessoa para pessoa.
Também gostei de conhecer o Fabinho que é um personagem bem engraçado, o insuportável do Rafael, o Youtuber famoso e egocêntrico por quem Gai se envolve e Seu Toninho, uma graça de senhor, parceiro de dança da Gabi. Também achei interessante a abordagem da relação pais e filho, já que a protagonista tem alguns problemas com os pais negligentes.
Á medida que Gabi avança na lista de Júlia, e ela vai passando por várias fases do luto e não é fácil perder quem a gente ama. Gabi comete erros, vai aprendendo com eles também e no final é possível reconhecer seu amadurecimento.
A escrita da autora é ótima, a gente lê e nem sente que a história está acabando, é uma narrativa leve, fluida, divertida, jovem e também romântica em alguns momentos. Foi muito bom acompanhar o luto da Gabi, sem grandes exageros, nada de apelação, com personagens bem reais, que erram e acertam como nós na vida. Já quero ler outros livros da Fernanda.
FICHA TÉCNICA
Título: As dez vantagens de morrer depois de você
Autora: Fernanda de Castro Lima
Nota: 4.5/5
Onde Comprar: Amazon

 Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

1 dia ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

4 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

6 dias ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

7 dias ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

1 semana ago

Tudo O Que Você Podia Ser [Crítica do Filme]

Tudo o que você podia ser é dirigido por Ricardo Alves Jr. e não tem como…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!