A Filha do Rei do Pântano [Resenha Literária]

Quando comecei a ler A Filha do Rei do Pântano achei que fosse encontrar um pouco mais de suspense, mas me deparei com um drama que me envolveu mais do que imaginava. Isso porque Helena é uma personagem tão complexa que a cada momento eu ficava pensando nos sentimentos confusos dela com o pai.
Helena Pelletier é casada, tem um ótimo marido, duas filhas lindas e um segredo: é fruto de um sequestro. Sua mãe foi raptada quando muito jovem e mantida numa cabana no pântano por mais de dez anos. Seu pai foi preso, condenado, mas acaba de escapar da cadeia e Helena parte em uma caçada contra o pai em que vai relembrando sua infância.
O livro nos conta toda a história dos pais da protagonista, focado principalmente no pai que desde sempre mostrava sinais de ser uma pessoa com problemas. Ele sequestra a mãe de Helena quando ela ainda era praticamente uma criança, a estupra, a mantém em cárcere privado e ao longos dos anos a convence que escapar é inútil. Com o nascimento da protagonista, a situação só piora, uma vez que Helena, muito induzida pelo pai, o tem como o grande herói. Só anos depois é que ela descobre a verdadeira face dele.
A narrativa de Helena é muito honesta, tão honesta que é difícil ler alguns trechos em que ela quando criança apoia o pai. Mesmo em momentos de grande brutalidade, a protagonista de alguma forma tenta justificar as ações dele. É difícil pra gente entender num primeiro momento, mas quando se analisa a situação da protagonista, compreendemos que Helena foi moldada pelo pai, ele era sua grande referência, enquanto sua mãe mais parecia uma empregada do que qualquer outra coisa.
O pai de Helena era um homem controlador, conseguiu colocar a filha sempre a seu lado, como sua sombra. Helena amava caçar, ficar ao livre com o pai e aprendeu a atirar muito cedo, mas um dia ao conhecer outras crianças percebeu que o mundo poderia ser bem maior do que a National Geographic do pai mostrava. E Helena demorou pra perceber o quanto o pai era um homem sádico, frio, calculista e doente, quando percebe o choque é grande demais. 
A caçada de Helena para encontrar o pai que fugiu da cadeia é interessante pelo confronto dos dois, mas o mais interessante mesmo é a narrativa da protagonista e seu ponto de vista em relação a seu passado. Difícil não ter empatia pela mãe da protagonista, não se revoltar com os avós e com o pai de personagem. 
Helena não é uma personagem fácil e com um olhar mais superficial é fácil odiá-la por tentar defender o pai, mas a protagonista também viveu anos numa mentira e por isso consegui entender seus sentimentos conflitantes. Eu só esperava um pouco mais sobre a mãe dela, principalmente fora do cativeiro, mas não foi algo que tenha atrapalhado minha leitura. 
A Filha do Rei do Pântano inicia alguns capítulos com um conto homônimo. De modo geral o livro me surpreendeu em vários aspectos, tem uma narrativa fácil, com uma personagem bem interessante e valeu a leitura. 
FICHA TÉCNICA
Título: A Filha do Rei do Pântano
Autora: Karen Dionne
Nota: 4/5
Onde Comprar: Amazon
 

Michele Lima

4 thoughts on “A Filha do Rei do Pântano [Resenha Literária]

  • 21 de janeiro de 2020 em 19:20
    Permalink

    Olá, Michele.
    Eu gostei bastante desse livro. Só não dei nota máxima porque não tive empatia pela protagonista. Não me conformei que mesmo depois de saber a verdade ela ainda defendia o pai e tinha um certo afastamento da mãe.

    Prefácio

    Resposta
  • 21 de janeiro de 2020 em 23:06
    Permalink

    Oi, Mi
    Jurava que era um suspense daqueles, mas eu gostei do enredo. Já li livros com personagens que são sequestradas, e é sempre difícil ler relatos, mas nunca um que fala sobre uma terceira pessoa que viveu a situação mas de outra forma. Talvez eu leia!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    Resposta
  • 22 de janeiro de 2020 em 02:19
    Permalink

    oi
    a capa me remete a história de terror, mas suspense é um tipo de leitura que gosto, deve ser complicado para ela ser filha desse mostro e as lembranças do passado deve ter voltado e mexido com a protagonista, que bom que acabou gostando mais do que esperava da história.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!