Categories: Uncategorized

História de um casamento [Resenha do Filme]

É verdade que a Netflix às vezes parece que produz todo roteiro que jogam debaixo da porta deles, mas é verdade também que quando eles querem capricham. História de um casamento, do diretor, Noah Baumbach, é um filme parcialmente autobiográfico, lindo, denso, complexo, mexe com nossas emoções e apesar do título, nos conta a história de um divórcio.
A cena inicial é bem intimista com os dois protagonistas Nicole (Scarlett Johansson) e Charlie (Adam Driver) lendo um texto sobre o outro, falando das qualidades e defeitos, uma tentativa frustrada de resolver as coisas com terapia. No entanto, funciona com o espectador que em poucos minutos conhece os personagens se apaixona por eles, torcendo pelo relacionamento.
Nicole tem o espírito mais livre, escuta realmente as pessoas, foi atriz no passado e abriu mão de sua carreira para ser mãe. Na atualidade ela é protagonista da peça do marido, Charlie, que é diretor, mas Nicole recebe uma proposta em Los Angeles e com o fim do casamento o que parece temporário se torna algo fixo. Charlie é um excelente pai, tem um forte ligação com o filho, é inteligente, competitivo e controlador. Aos poucos descobrimos os motivos do fim do casamento. Nicole se sentia sem voz, controlada pelo marido, como se a sua vida fosse sempre apoiá-lo e nunca o contrário. E é ela quem quebra o acordo entre eles e procura um advogado.
Se por um lado Nicole não tivesse procurado a advogada Nora (Laura Dern), muito provavelmente Charlie fosse manter a esperança de resgatar o casamento por mais tempo, por outro, a agressividade da advogada de Nicole só piora a situação. Charlie acreditou no bom senso da ex-mulher e acordou tardiamente para todas as implicações do divórcio. E por mais que Charlie possa não ter sido um bom marido, é um bom pai e o divórcio afeta essa relação. Esse é o ponto principal do roteiro, não temos mocinhos e vilões, porque na vida adulta as coisas funcionam diferente. Os dois personagens cometem erros e acertos, oras estamos do lado de Nicole, oras de Charlie. É uma montanha russa de emoções, num divórcio cheio de mágoas, rancor, ódio e muito amor também. Protagonistas complexos, com várias camadas de profundidade entre tantas acusações, o fato é que os dois estão certos e errados.
Adam Driver é um forte candidato ao Oscar por esse filme, contido o tempo todo, explosivo quando chega no limite numa cena que só quando termina a gente se lembra de respirar. Scarlett Johansson também atua brilhantemente e carrega bem demais todo o drama da personagem. Já na parte técnica, a fotografia é bonita, as cores de Los Angeles e Nova York dialogam com o momento vivido pelos personagens, em um claro contraste.
Bem dirigido, bem atuado, com uma ótima história sobre uma difícil separação, onde se explora com inteligência todos os sentimentos dos envolvidos. Recomendo.
Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título: História de um Casamento
Título Original: Marriage Story
Direção: Noah Baumbach
Data de lançamento: 6 de dezembro de 2019
Nota: 5/5
Netflix

Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Genie – A Magia do Natal [Crítica]

Genie é um filme baseado no longa britânico Bernard and the Genie, de 1991 e…

1 dia ago

Banco Central sob Ataque [Crítica]

Com a temática de roubo, só que dessa vez baseado em fatos reais, e atores…

5 dias ago

Demon Slayer: Arco do Treinamento Hashira [Crítica]

A quarta temporada de Demon Slayer, Arco do Treinamento Hashira, chegou na Netflix dublada e…

1 semana ago

A Diplomata – Segunda Temporada [Crítica]

A segunda temporada de A Diplomata não demorou tanto para chegar no catálogo da Netflix,…

2 semanas ago

Agatha Desde Sempre [Crítica da Série]

Kathryn Hahn roubou a cena várias vezes em WandaVision e segue espectacular em Agatha Desde…

2 semanas ago

Conectadas [Resenha Literária]

A primeira vez que vi um livro da Clara Alves foi num estande da editora…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!