5 motivos para ler Star Wars: A Trilogia

Star Wars: A Ascensão Skywalker estreia dia 19 de dezembro e para entrar no clima do episódio 9, separei 5 motivos para todo mundo ler a trilogia clássica! Sim, ler! Os filmes são sem dúvida um marco no cinema, mas a leitura sempre nos faz nos aprofundar nos personagens de maneira única!
Nesta edição de capa dura da DarkSide® Books, George Lucas conta que o primeiro livro sobre o universo, Star Wars: From The Adventures of Luke Skywalker, foi escrito pelo ghost-writer Alan Dean Foster a partir do roteiro do filme dele. A venda do primeiro volume foi modesta, mas quando teve a versão oficial, o livro vendeu milhões de cópias e quebrou recordes.
A edição apesar de simples, com duas pequenas introduções de George Lucas, conta com Uma nova Esperança, O império contra-ataca e O retorno de Jedi. Pra quem já viu os filmes é uma leitura nostálgica, quem quem ainda não viu é uma ótima oportunidade para conhecer as histórias cânones.
O Universo
O universo de Star Wars é grande e complexo. Embora essa edição aborde apenas os três primeiros filmes, a famosa trilogia clássica, a história de George Lucas ganhou jogos, quadrinhos e outros livros e filmes não-canônicos, mostrando que muita coisa ainda pode ser explorada. Nesta primeira trilogia temos o trio icônico: Luke Skywalker, Han Solo e Princesa Leia, lutando na Aliança Rebelde para derrubar o Império Galáctico. Entre muitas questões familiares, Luke enfrenta sua própria jornada para se tornar um Jedi enfrentando o terrível Darth Vader, um ex-Jedi que sucumbiu ao Lado Sombrio da Força e ao Imperador.

Personagens
O trio Luke Skywalker, Han Solo e Princesa Leia sem dúvida comandam a história. Luke tem uma jornada difícil, Han Solo é quase um anti-herói e a Princesa General Leia e a representação feminina no poder comandando a resistência. Inteligente, forte, destemida, nada a atrapalha, mesmo o seu amor por Han Solo. Além do trio temos os maravilhosos R2-D2 e C-3PO, Obi-Wan Kenobi, mestre Yoda e tantos outros que de alguma forma contribuíram para o sucesso da franquia. Vale ressaltar que George Lucas usa bastante dos arquétipos mitológicos em sua saga com a jornada individual do heróis, relação de pais e filhos, donzela não indefesas.
Importância na cultura pop
Star Wars representa o conceito de “blockbuster”, sendo uma sucesso de público, servindo de influência para outros filmes com guerras no espaço. Existe uma verdadeiro culto aos filmes, a frase “que a Força esteja com você” foi eleita a 8º frase mais memorável pelo AFI (American Film Institute) e Darth Vader o 3º maior vilão do cinema americano. A trilogia também marcou o cinema pelos efeitos especiais e sonoros que na época eram de grande avanço. George Lucas se tornou o cineasta independente de maior sucesso do cinema, colocando praticamente todo seu dinheiro ganho com Star Wars na produção de O Império Contra-Ataca e se deu muito bem.

Tramas familiares
Apesar de Star Wars se passar numa galáxia fictícia e ter uma questão política como foco, são as tramas familiares que chamam bastante atenção. A descoberta de que Darth Vader como pai de Leia e Luke foi uma grande surpresa, é um pai vilão que não se importa com os filhos, disposto a matá-los se preciso. Não deixa de ter o tom de uma tragédia grega, o que se repete também em outros filmes.
Vilão


Darth Vader é o grande vilão desse universo, nenhum outro conseguiu ser tão amado e odiado. A jornada de Anakin Skywalker de Jedi a vilão é complexa, sua queda é repleta de ódio, a transformação é intensa, o que colabora para que Darth Vader não seja um vilão raso. É bastante comum em feiras nerds/geeks cosplayer do vilão e existe uma adoração ao personagem, muito pela forma que foi construído e por suas atitudes na saga canônica.
Para quem gosta de fantasia, ação, aventura e um toque de romance, a trilogia clássica de Star Wars não decepciona. E para os fã da saga, é uma leitura essencial.
Michele Lima
Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Bambi – O Acerto de Contas

Bambi - O Acerto de Contas não é tão ruim como dizem. Esse outro clássico…

10 horas ago

Mentes Extraordinárias – Primeira Temporada

Mentes Extraordinárias foi outra grata surpresa do ano, disponível na HBO Max. Como já disse…

4 dias ago

Elio [Crítica do Filme]

Atualmente o grande problema da Pixar é se superar e se reinventar. Uma tarefa nada…

1 semana ago

A Meia-Irmã Feia [Crítica]

A diretora e roteirista norueguesa Emilie Blichfeldt teve uma idéia genial: usou como pano de…

2 semanas ago

Um Natal Ex-Pecial [Crítica]

Na Netflix, os trabalhos de Natal já começaram e o primeiro filme que vi foi…

3 semanas ago

Uma Batalha Após a Outra: A decepção do Ano

Definitivamente, este novo trabalho do diretor Paul Thomas Anderson (Boogie Nights, 1997), é como o…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!