Categories: Uncategorized

Guerra do Velho [Resenha Literária]


Guerra do Velho é o primeiro livro de uma série homônima.  Muito importante no que diz respeito ao gênero de ficção científica; tanto e tão aclamado que a Netflix adquiriu os direitos de adaptação, e muito em breve teremos um filme para chamar de nosso.
Mas mesmo assim, eu conheci essa obra muito por acaso. Não me levem a mal, aprecio ficções científicas; porém na atualidade foram tantas publicações que me incomodaram… e esse fato é um motivo para que meu foco se volte nos clássicos. Após finalizar minha leitura, me senti, pela primeira vez, muito arrependida em ter focado apenas no que diz respeito aos clássicos.
Guerra do Velho consegue emplacar originalidade dentro de guerras interestelares. A obra consegue ainda, nos deixar empolgados e com um gosto de quero mais.
Estamos no futuro. A expectativa de vida aumentou; os avanços tecnológicos no que diz respeito a vários setores, também; mas o envelhecer não foi remediado. As doenças comuns da idade ainda existem.

O problema de envelhecer não é acontecer uma desgraça após a outra – é toda desgraça acontecer de uma vez e o tempo todo.

John Perry é um homem de 75 anos que sabe bem as negativas de envelhecer. Perdera sua esposa, já não se sentia tão útil como antes. E foi justamente no dia de seu aniversário de 75 anos que decidira se alistar no exército.
Você pode estar achando bem bizarra essa passagem. Eu também achei. Acontece que esse exército no qual John se alistou tem total interesse em idosos. Isso porque eles não lutariam na Terra. Iriam lutar no espaço.
Afinal, eles contariam com soldados dispostos a viverem o agora, já que o futuro deles na Terra seria completamente voltado à morte.
Um soldado velho, não teria planos de se casar e fazer família. Ok, vocês devem pensar: mas e a família que já formaram?  Dificilmente um soldado alistado nas Forças Coloniais de Defesa (é esse o nome do exército), retorna. E talvez, seria mais fácil para os entes queridos imaginarem que o seu avô, avó, pai; esteja em algum lugar do espaço vivo que em um cemitério.

No fim das contas, não há muito drama em não rever alguém.

E é tomado por essa perspectiva que John se alista. A partir de então, somos transportados para os mistérios não só desse exército peculiar, mas ainda de toda a galáxia.
Essa foi a premissa que me fez desejar imensamente ler essa obra. Considerei toda essa ideia criativa, inteligente e original. Claro que quando você lê tudo isso através da escrita do autor é bem mais interessante que nas minhas palavras em si. A coerência dentro da ficção imposta é genial. Sem contar que temos muita leveza, o que faz com que a leitura se torne divertida.
John é um personagem único, com uma essência forte e engraçada. Ele nos faz rir em muitos momentos.  Ele é o narrador da história, então vemos tudo sobre os seus olhos… sobre sua perspectiva.
Uma das partes mais interessantes pra mim durante a leitura foi o fato de o autor prever as curiosidades do leitor. O personagem é muito “gente como a gente”, e nas situações em que era acometido para se tornar então um soldado oficial, ele fazia as perguntas que eu mesma faria se estivesse em seu lugar.
Nem tudo foram flores. Como acontece na maioria dos livros que iniciam uma jornada, houve um momento em que a leitura se tornou cansativa devido a lentidão dos acontecimentos. E espero que isso não se suceda com a sequência.
No geral, Guerra do Velho me surpreendeu, encantou e me deixou sedenta por mais.
É imperdível para quem ama ficção científica.
FICHA TÉCNICA
Título: Guerra do Velho
Autor: John Scalzi
Nota: 4/5
Onde Comprar: Amazon



Bianca Gonçalves

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Genie – A Magia do Natal [Crítica]

Genie é um filme baseado no longa britânico Bernard and the Genie, de 1991 e…

17 horas ago

Banco Central sob Ataque [Crítica]

Com a temática de roubo, só que dessa vez baseado em fatos reais, e atores…

4 dias ago

Demon Slayer: Arco do Treinamento Hashira [Crítica]

A quarta temporada de Demon Slayer, Arco do Treinamento Hashira, chegou na Netflix dublada e…

1 semana ago

A Diplomata – Segunda Temporada [Crítica]

A segunda temporada de A Diplomata não demorou tanto para chegar no catálogo da Netflix,…

1 semana ago

Agatha Desde Sempre [Crítica da Série]

Kathryn Hahn roubou a cena várias vezes em WandaVision e segue espectacular em Agatha Desde…

2 semanas ago

Conectadas [Resenha Literária]

A primeira vez que vi um livro da Clara Alves foi num estande da editora…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!