Categories: Uncategorized

Do Fundo da Estante: Assassinos por Natureza [Nostalgia]


Quentin Tarantino conseguiu dirigir o seu primeiro longa Cães de Aluguel em 1992, graças ao produtor Lawrence Bender, ao ator Harvey Keitel que co-produziu e ao dinheiro que recebeu vendendo os roteiros de Amor a Queima-Roupa (1993) e deste Assassinos por Natureza.
O que Tarantino não imaginava é que o diretor Oliver Stone, além de fazer várias alterações no roteiro, ainda fosse transformar o amor bandido entre Mickey e Mallory Knox (Woody Harrelson e Juliette Lewis) num extenso vídeo clipe psicodélico banhado a sangue – crítica e público aprovaram, mas Tarantino não. Oliver Stone foi indicado ao Globo de Ouro de melhor diretor e Quentin Tarantino jurou que dirigiria todos os seus roteiros a partir daquele dia.
Curioso é que Stone, já consagrado com dois Oscar por Platoon (1986) e Nascido a 4 de Julho (1989), viu sua carreira desidratar após Nixon (1995) e Tarantino lançou Pulp Fiction e fez história.
Independente dessa briga de egos, Assassinos por Natureza é um perfeito exemplar da década de 90. Retrata a juventude perturbada da época, que vivia os seus dias confundindo o “viver intensamente” com altas doses de heroína, violência extrema, desilusão, falta de rumo na vida e aquela inevitável vertigem pré-millenium – afinal, se o mundo acabasse na virada de 1999 pra 2000, teriam vivido a vida plenamente. Só que não…
O diretor Oliver Stone frisa também o importante papel da mídia, prevendo o que conhecemos hoje como Reality Show e exagerando ao máximo na carga de violência, traduzindo em imagens rapidamente editadas e sonorizadas, o efeito das drogas sintéticas e fazendo um verdadeiro Big Brother do rastro de assassinatos promovido pelo casal.
O elenco não poderia ser melhor: Juliette Lewis era a maluquete do momento e só ela teria condições de interpretar a insana Mallory em todas as suas camadas e Woody Harrelson se entregou furiosamente ao personagem. Ambos têm em tela, mais química explosiva do que toda a droga usada no filme.
Tarantino, agora mais velho e talvez mais tolerante, deveria rever Assassinos por Natureza, ligar pra Oliver Stone e agradecer. Ou vai ficar nervoso de verdade quando fizerem um remake..
FICHA TÉCNICA
Título: Assassinos por Natureza
Diretor: Oliver Stone
Data de lançamento no Brasil: 11 de novembro de 1994
Nota: 5/5
Italo Morelli Jr.
Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Do Fundo da Estante: Acima de Qualquer Suspeita

Sucesso no Supercine/Corujão e no Círculo do Livro (best seller de Scott Turrow), este elegante…

3 dias ago

Tudo em Família [Crítica do Filme]

Não sei se é dívida de jogo, mas Nicole Kidman aceitou fazer trabalhos bem menores…

5 dias ago

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

1 semana ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

1 semana ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

2 semanas ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!