Categories: Uncategorized

O Rei Leão [Resenha do Filme]

Acredito que de todos os live-actions recentes da Disney, O Rei Leão era um dos mais esperados, ainda que o termo live-action seja até questionado neste caso. Sucesso na década de 90 a expectativa era enorme, não me decepcionou, mas provou que a animação ainda é insuperável.
A história pra quem não conhece mostra Simba, filho do Rei Mufasa, aprendendo com seu pai a ser o futuro líder da selva. No entanto, uma tragédia acontece, o rei morre e Simba foge de seu lar, deixando o vilão Scar como o novo rei. Um tanto shakespeariano, a trama ainda emociona e mesmo já sabendo da morte de Mufasa os mais nostálgicos podem se emocionar novamente.
Interessante que quando criança nunca questionei o fato de Scar não ter matado Simba, mas mandando as hienas fazer o serviço. Não que ele não tivesse algum tipo de amor pelo sobrinho, mas sem dúvida é um atitude que agora como adulta questiono. Bem como a postura passiva da Rainha Sarabi e descobri que Timão e Pumba são os pioneiros do Deboísmo na cultura pop. E ainda adoro o niilismo deles.
Também percebi que o roteiro não era tão perfeito como parecia na minha infância, gostaria de ter visto mais do relacionamento de Simba e Nala e a maneira como a leoa encontra o protagonista é fácil demais. E hoje já sabemos que O Rei Leão não é tão original assim, já que tem muitas semelhanças Kimba, o Leão Branco de Osamu Tezuka, cujo mangá foi publicado na década de 50.
Como assisti na versão dublada posso dizer que de modo geral gostei, mas estranhei o ator Ícaro dublando Simba, ainda que o personagem seja jovem não me agradou tanto o tom da sua voz em alguns momentos. E um filme em que a voz é alma da história, acaba faltando um pouco de emoção, o que ficou perceptível também na canções, não só na versão brasileira, mas a original também. Circle of life na abertura ainda causa um grande impacto na gente, mas não parece ter a mesma força que na animação.
Já a parte técnica é impecável, os efeitos visuais e sonoros estão perfeitos. E o longa acaba mostrando com muitos detalhes os animais e o ambiente em que vivem, quase como um documentário.
Vale destacar Timão e Pumba, sem dúvida ainda os grandes destaques do filme, me emocionei ao escutar com Hakuna Matata! E Scar continua um excelente vilão, mas as hienas perdem um pouco do lado mais frenético delas.
Enfim, O Rei Leão pode não impactar como o desenho de 1994, mas tem uma fotografia realista que impressiona, momento que ainda conseguem nos emocionar. Vale a pena pela nostalgia.
Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título: O Rei Leão
Título Original: The Lion King
Diretor: Jon Favreau
Data de lançamento no Brasil: 18 de julho de 2019
Nota: 3,5/5
Disney

Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

  • Oi, Mi
    Acho que quando mexem no áudio, boa parte da trama se vai. Estava ouvindo hoje o Timão e Pumba dublado e odiei, o original é mil vezes melhor. Felizmente é um filme que não estraga a obra prima, então já me sinto mais confiante para assistir.
    Beijo!

    https://www.capitulotreze.com.br/

  • Oi, Mi!

    Adorei a resenha! Eu estranhei bastante quase não ter visto o pessoal comentando a respeito do filme. Foi tanta ansiedade, achava que os cinemas iam estar lotados, e no final.. fico até um pouco desanimada de saber que a adaptação nem chega perto do desenho e não emociona da mesma forma. Acho que até era esperado isso, já que as expectativas de todos estavam bem altas. Mas sem dúvidas, apesar disso, o trabalho feito relacionado à edição ficou sensacional. As imagens são bem bonitas de ver. Assim que possível, vou conferir também, mas já tendo seus comentários em mente!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com

  • Oi
    quero muito assistir o filme, adoro o desenho, para pessoas como nós que crescemos com a animação vão continuar preferindo o de 1994, mas vai dar a chance da história atingir uma nova geração, que bom que gostou de assistir esse filme.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Genie – A Magia do Natal [Crítica]

Genie é um filme baseado no longa britânico Bernard and the Genie, de 1991 e…

1 dia ago

Banco Central sob Ataque [Crítica]

Com a temática de roubo, só que dessa vez baseado em fatos reais, e atores…

5 dias ago

Demon Slayer: Arco do Treinamento Hashira [Crítica]

A quarta temporada de Demon Slayer, Arco do Treinamento Hashira, chegou na Netflix dublada e…

1 semana ago

A Diplomata – Segunda Temporada [Crítica]

A segunda temporada de A Diplomata não demorou tanto para chegar no catálogo da Netflix,…

2 semanas ago

Agatha Desde Sempre [Crítica da Série]

Kathryn Hahn roubou a cena várias vezes em WandaVision e segue espectacular em Agatha Desde…

2 semanas ago

Conectadas [Resenha Literária]

A primeira vez que vi um livro da Clara Alves foi num estande da editora…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!