Categories: Uncategorized

As Crônicas de Gelo e Fogo [Resenha Literária]

Desde que comecei a ler livros épicos e fantásticos minha paixão pela leitura só fez aumentar. Quando George R. R. Martin lançou o primeiro livro da série A Guerra dos Tronos, tive um vislumbre incrível de como uma fantasia poderia me deixar fascinada e ao mesmo tempo encantada com tamanha história. Nem preciso dizer que aguardava o lançamento dos outros livros da série para devorá-los.
Nesse ano quando a Editora Suma anunciou que o autor é o novo morador de sua famosa casa, não pensei duas vezes para iniciar a releitura de uma das maiores séries já escrita. E meu fascínio por Martin só cresce.
As Crônicas de Gelo e Fogo, inicia com um encontro com seres sobrenaturais; isso pode dar uma falsa impressão sobre o que virá. À medida que a história começa a se desenrolar, o tema se move fortemente na área da intriga política e desta guerra que acontecerá como resultado. O elemento fantasia, sempre presente, desempenha um papel incrível no restante do livro.
Duas famílias ocupam o centro do palco em uma batalha pelo trono; os Starks e os Lannisters. Neste primeiro livro, o autor consegue criar um mundo criativo e fascinante, e com uma capacidade única de escrita que te prende do início ao fim, o livro é tudo àquilo que queremos em um conto de fantasia épica.
O primeiro livro da série é situado em um mundo muito parecido com uma história de nosso passado, especificamente a Guerra das Rosas, com inúmeras batalhas e famílias A Guerra dos Tronos nos apresenta uma das maiores listas de personagens em seu enredo, assim como a guerra no passado.
A história é contada a partir de várias perspectivas. Cada uma é mantida dentro de um capítulo que, quando os personagens se afastam um do outro, permite que o autor deixe continuamente pequenas inclusões ao final de cada capítulo.
Enquanto alguns personagens deste primeiro livro são da mesma família, a perspectiva muda em sua continuação. A morte é comum, quase ao ponto do horror, mas é conduzida de tal maneira que, infelizmente, nos lembra de nossas histórias sangrentas. Martin não foge da morte, do estupro e de cenas pesadas e, ao fazê-lo, fornece uma história muito mais completa.
Mas, As Crônicas de Gelo e Fogo é escrita para adultos, não para crianças. Martin move o ponto de vista entre mais de uma dúzia de personagens, introduzindo novos enquanto a série avança, e há algumas surpresas reais. Mudanças em perspectiva fazem figuras que antes pareciam altamente desagradáveis ​​aparecerem sob uma nova luz. E várias vezes um personagem é introduzido e recebe carne e forma suficientes que sentimos que os conhecemos, apenas para morrer repentinamente, muitas vezes brutalmente. Não há afastamento da presença da morte.

Quando se entra na guerra dos tronos, ganha-se ou morre. Não existe meio termo.

Ao longo de toda a série, Martin se concentra quase que principalmente em um continente. No entanto, há uma personagem, Daenerys Targaryen, que foi forçada a fugir para um outro local quando mais jovem, e com certeza ela se tornou um dos meus personagens favoritos na série.
A Guerra dos Tronos é uma daquelas séries que te envolvem de uma maneira absurda. Denso e cativo, Martin sabe exatamente onde traçar a linha com muita informação para você não cair no tédio.
Se você gosta de Tolkien, ou se gosta da ideia de uma série de fantasia épica, então deve conferir esse livro o mais rápido possível. A capacidade de George Martin de criar um mundo ao mesmo tempo divertido e desastrosamente realista não é nada menos que impressionantemente brilhante.
A edição da Editora Suma está lindíssima, sem falhas na diagramação, o que poderia ter sido feito em relação às edições anteriores seria somente o aumento no tamanho da fonte para a leitura ficar um pouco mais confortável, no mais continuo apaixonada por esse mundo épico que conquistou milhares de fãs no mundo todo. E aguardo ansiosamente o lançamento do segundo livro dessa linda série.
FICHA TÉCNICA
Título: As Crônicas de Gelo e Fogo – Livro I
Autora: George R. R. Martin
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon

Natália Silva

Na Nossa Estante

View Comments

  • Suas resenhas são sempre impecáveis, sempre que vejo histórias assim fico doida para ler, mas depois sempre acabo esquecendo, é um gênero que me intriga, mas parece que não me fisga. No entanto, anotei sua dica e irei procurar esse livro agora!

    https://www.kailagarcia.com

  • Oi, Natália
    Quando GOT saiu e os exemplares começaram a vender, eu fiquei muito animada e comprei o primeiro livro. O problema é que os livros são grossos, a letra muito pequena e tem tantos pontos de vista que é fácil se perder. Eu parei na página 280 e alguma coisa e como eu esqueci de continuar, até hoje não voltei e não lembro de nada, e muito menos tenho paciência pra tentar de novo.
    Beijo!

    http://capitulotreze.com.br

  • Olá, Natália.
    Eu li esse livro depois de ter assistido a primeira temporada da série. Depois daquele final eu precisei ler os livros e li tudo em seguida, o ultimo publicado estava acabando de lançar. E pretendo reler, mas quando o autor fizer o favor de terminar de escrever todos, o que acredito não vai acontecer nunca hehe.

    Prefácio

  • Oi, Nat!
    Eu li somente até o segundo livro e larguei. Apesar de adorar fantasia medieval, achei os livros um pouco cansativos, principalmente o segundo.
    Beijos
    Balaio de Babados

  • Oi, Nat

    Eu vou receber o livro e estou me programando para ler. Estou muito decepcionada com a série e preciso tirar esse ranço. Uma pena eles não terem aumentado um tiquinho a fonte, meus olhos iam agradecer.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

Recent Posts

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

1 dia ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

4 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

6 dias ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

7 dias ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

1 semana ago

Tudo O Que Você Podia Ser [Crítica do Filme]

Tudo o que você podia ser é dirigido por Ricardo Alves Jr. e não tem como…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!