Todos sabem o quanto é difícil fazer cinema no Brasil e filmes de terror, mais ainda. Mesmo com os caminhos abertos pelo icônico José Mojica Marins, o Zé do Caixão, fazer cinema de gênero em terras brasileiras sempre foi complicado.
Mal Nosso vem pra mostrar que uma ideia na cabeça e uma câmera na mão, muito trabalho, persistência e resistência pode gerar resultados positivos.
Ainda que o roteiro emule situações já vistas em outras produções, Mal Nosso é bem estruturado, a maquiagem impressiona, e é coerente em sua proposta. O único senão é o aparentemente insolúvel problema nacional de captação de som, o que por muitas vezes tornam os diálogos inaudíveis. Fato que também ocorre no ótimo O Animal Cordial.
Ambientado em São Paulo, Mal Nosso mostra a história de Arthur (Ademir Esteves, em atuação introspectiva) um médium pai solteiro que contrata um matador profissional (Ricardo Casella) via deep web. Após cumprir a sua surpreendente missão, vemos em flashback o que realmente motivou Arthur e as inevitáveis e macabras consequências.
Há ecos de O Exorcista, O Sexto Sentido e as intervenções do palhaço no picadeiro (Anthony Mello), como se estivesse no além vida, é puro David Lynch.
O diretor Samuel Galli ainda capricha nos enquadramentos e aproveita ao máximo os cenários urbanos que não restringem a obra apenas ao estado de São Paulo – Mal Nosso poderia se passar em Nova York ou Paris, sem maiores alterações. Essa universalidade fez com que o filme fosse muito bem recebido em vários festivais de cinema mundo afora, como Night Visions, Stiges e Rojo Sangre e premiado no festival mexicano Macabro.
Ao final, lamentamos o descaso político da cultura em nosso país e fica a certeza de que se Mal Nosso fosse produzido em Hollywood, teria distribuição mundial e uma grande campanha de marketing, ao invés de ter sido reconhecido primeiro no exterior pra depois ser lançado aqui.
O verdadeiro Mal não deixa de ser nosso mesmo, eleito por nós e comandando nossas vidas.
Trailer:
Data de lançamento no Brasil: 14 de março de 2019
View Comments
Oi Italo
Eu nunca assisti nenhum filme de terror nacional, mas também pelo histórico a gente sempre imagina que vai ser ruim. Bom saber que Mau Nosso não é de todo ruim, mas pra mim ainda falta investimento mais nessa área e no gênero.
Beijo
http://www.capitulotreze.com.br/
Olá,
Eu amo filme de terror, então quando vi as estreias do mês já fiquei de olho nesse e bem feliz por ser nacional. Espero curtir.
até mais,
Canto Cultzíneo
Achei a premissa bastante interessante. Fiquei curioso de assistir.
Bom final de semana!
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Oi
que bom que gostou do filme, já tinha visto o nome em algum lugar e não sabia que era Nacional, mas não é um estilo de filme que eu assista.
http://momentocrivelli.blogspot.com