Categories: Uncategorized

Robin Hood – A origem [Resenha do Filme]

Robin Hood – A origem é um longa introdutório em que somos apresentados ao protagonista antes de se tornar o lendário ladrão.
Robin é um dono de terras rico que ao conhecer Marian (Eve Hewson) se torna completamente apaixonado por ela. Os dois vivem juntos e felizes até que a guerra bate em sua porta. Obrigado a ir para as Cruzadas, Robin precisa deixar a amada, sua vida por completo para enfrentar momentos violentos na guerra. E é por lá que ele conhece John (Jamie Foxx), um homem capturado que vê seu filho sendo executado. Robin não se dá bem com as ordem do exército e é mandado para casa, mas ao voltar descobre que o Xerife local (Ben Mendelsohn), junto com a igreja, rouba suas terras e o declara morto. Marian, inclusive, tem um novo amor, achando que Robin estava morto.
Num primeiro momento Robin se sente bastante perdido, mas é John que tem a ideia de vingança e treinando o protagonista o ensina a começar a roubar da igreja e se erguer na sociedade como um homem rico e poderoso, para assim, poder acabar com o sistema corrupto ao conseguir a confiança do Xerife e do clérigo. Enquanto tira dos rico, Robin passa a dividir os lucros com os pobres, ganhando o carinho e confiança de todos.
O longa tem bastante ação, com sequências muito boas, ágeis e bem coreografadas. Desde o início sabemos que o que realmente move Robin é o amor por Marian e a personagem é forte, decidida e destemida. Sabemos que Marian sente carinho por Will (Jamie Dornan), mas jamais esqueceu Robin, o que dá bastante espaço para o romance na trama. Infelizmente, Dornan foi um ilustre coadjuvante em boa parte do filme, tendo destaque apenas nas cenas finais.
O roteiro ao dar espaço para o drama romântico, acaba se tornando bastante superficial por não aprofundar nenhum personagem, mas funciona bem como filme de ação e as armadilhas criadas por Robin para combater a Igreja são bem interessantes. O lendário ladrão é um personagem famoso do folclore inglês, ganhou diversas versões na literatura e provavelmente a mais conhecida é do autor Howard Pyke. No entanto, em muitos momentos a ação me lembrou as histórias de Alexandre Dumas que também chegou a escrever sobre Robin Hood.
A ambientação do filme talvez seja o que mais possa incomodar. Não se sabe ao certo o período da história, mas pelas Cruzadas imagina-se o período medieval, no entanto, o figurino confunde bastante, oras parecendo atual, oras do século 19, sem fazer qualquer sentido com a história.
Robin Hood – A Origem é bom filme de ação, com toques modernos, algumas cenas engraçadas, boas atuações, mas sem grande genialidade no roteiro ou reviravoltas surpreendentes. No entanto, agrada e deixa espaço para uma continuação.
Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título: Robin Hood – A origem
Título Original: Robin Hood
Diretor: Otto Bathurst
Data de lançamento: 29 de novembro de 2018
Nota: 3,5/5
Michele Lima
Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Tudo em Família [Crítica do Filme]

Não sei se é dívida de jogo, mas Nicole Kidman aceitou fazer trabalhos bem menores…

2 dias ago

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

4 dias ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

6 dias ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

1 semana ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

1 semana ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!