Se existe um filme de terror elegante, misterioso, inquietante, sombrio e arrepiante, este é Inverno de Sangue em Veneza (Don’t Look Now – 1973). Adaptado de uma obra da escritora Daphne DuMaurier (Os Pássaros) e sempre lembrada nos Top Ten de melhores filmes de terror da história do cinema, o longa é uma impecável realização do diretor britânico Nicolas Roeg e mantém o seu brilho, mesmo após 45 anos de sua estréia.
Isso se deve a sua impecável construção de climas, as locações muito bem utilizadas em Veneza, a perfeita dosagem de ocultação e revelação dos mistérios e as atuações precisas de Donald Sutherland e Julie Christie. Eles interpretam um casal que se muda para Veneza após a trágica morte da filha pequena. Em um restaurante conhecem duas irmãs de meia idade, sendo uma delas cega e vidente que diz ter visto o espírito da filha. A partir deste ponto, o longa é uma construção finamente arquitetada para o inesquecível e apoteótico final. Durante toda a projeção, várias pistas revelam curiosos detalhes que fazem todo o sentido no final.
As vilas escuras de Veneza, os coadjuvantes misteriosos e uma atmosfera tétrica constante fazem com o que o espectador fique completamente imerso na narrativa – é preciso ficar atento a cada detalhe, pois além de não ser um filme de sustos fáceis, ele também não entrega tudo claramente. Auxiliada por uma excelente e inteligente edição de imagens, a emblemática cena de sexo entre os protagonistas é tão natural que levantou suspeitas de ter sido real, mas os atores sempre negaram. Outras cenas antológicas, foram tão bem pensadas que permanecem fixas em nossas mentes mesmo após o final – muitas influenciaram não só alguns trabalhos do diretor italiano Dario Argento, mas também filmes mais recentes, cujos realizadores assumem sem problemas a inspiração.
Uma verdadeira aula de cinema, Inverno de Sangue em Veneza sabe como instigar nossa imaginação e emoções sem nunca manipular ou entediar, elementos fundamentais que fizeram dele um clássico que não tem data de validade.
FICHA TÉCNICA
Título: Inverno de Sangue em Veneza
Título Original: Don’t Look Now
Diretor: Nicolas Roeg
Nota: 5/5
Italo Morelli
View Comments
Oi, Italo!
Eu não sou muito de filmes de terror, mas fiquei interessada em conferir esse..
Beijos
Balaio de Babados
Oi Italo!
Nunca tinha ouvido falar nesse filme!
E é considerado um dos melhores do gênero... Darei uma olhada, a trama me pareceu interessante!
Ps: adoro filmes de terror antigos, rs
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Oi, Italo!
Apesar de adorar terror, ainda não conhecia esse filme e agora vou correr pra adicionar no filmow pra assistir assim que possível hahaha
xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com/
Olá,
Parece ser um ótimo filme. Amo terror e amo Veneza.
Espero curtir também!
até mais,
Nana e Leticia - Canto Cultzíneo
Não gosto de filmes de terror, mas gostei de ver uma indicação diferente dos típicos clichés :)
MRS. MARGOT
Oi
amo filmes de terror e suspense.
Adoro Halloween
bjo
Karina Pinheiro