Categories: Uncategorized

Especial Halloween – Inverno de Sangue em Veneza

Se existe um filme de terror elegante, misterioso, inquietante, sombrio e arrepiante, este é Inverno de Sangue em Veneza (Don’t Look Now – 1973). Adaptado de uma obra da escritora Daphne DuMaurier (Os Pássaros) e sempre lembrada nos Top Ten de melhores filmes de terror da história do cinema, o longa é uma impecável realização do diretor britânico Nicolas Roeg e mantém o seu brilho, mesmo após 45 anos de sua estréia.
Isso se deve a sua impecável construção de climas, as locações muito bem utilizadas em Veneza, a perfeita dosagem de ocultação e revelação dos mistérios e as atuações precisas de Donald Sutherland e Julie Christie. Eles interpretam um casal que se muda para Veneza após a trágica morte da filha pequena. Em um restaurante conhecem duas irmãs de meia idade, sendo uma delas cega e vidente que diz ter visto o espírito da filha. A partir deste ponto, o longa é uma construção finamente arquitetada para o inesquecível e apoteótico final. Durante toda a projeção, várias pistas revelam curiosos detalhes que fazem todo o sentido no final.
As vilas escuras de Veneza, os coadjuvantes misteriosos e uma atmosfera tétrica constante fazem com o que o espectador fique completamente imerso na narrativa – é preciso ficar atento a cada detalhe, pois além de não ser um filme de sustos fáceis, ele também não entrega tudo claramente. Auxiliada por uma excelente e inteligente edição de imagens, a emblemática cena de sexo entre os protagonistas é tão natural que levantou suspeitas de ter sido real, mas os atores sempre negaram. Outras cenas antológicas, foram tão bem pensadas que permanecem fixas em nossas mentes mesmo após o final – muitas influenciaram não só alguns trabalhos do diretor italiano Dario Argento, mas também filmes mais recentes, cujos realizadores assumem sem problemas a inspiração.
Uma verdadeira aula de cinema, Inverno de Sangue em Veneza sabe como instigar nossa imaginação e emoções sem nunca manipular ou entediar, elementos fundamentais que fizeram dele um clássico que não tem data de validade.
FICHA TÉCNICA
Título: Inverno de Sangue em Veneza
Título Original: Don’t Look Now
Diretor: Nicolas Roeg
Nota: 5/5

Italo Morelli

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

2 dias ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

3 dias ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

6 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

1 semana ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

1 semana ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

1 semana ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!