Categories: Uncategorized

Sem Volta [HQ]

Depois de Black Hole volto com mais material de Charles Burns. Sem Volta, publicado pelo selo Quadrinhos na Cia, da Companhia das Letras, compila a trilogia X’Ed Out (2010), The Hive (2012) e Sugar Skull (2014). Mais recente que Black Hole, mas não menos perturbador.
Sem Volta fala sobre arrependimentos, sobre não deixar de aproveitar as coisas, não prestar atenção ao redor, prestar atenção às pessoas. É uma visão egoísta, e talvez, até um pouco pessimista. Parece que Charles Burns quer chocar o leitor e faz certo sentido, narrativas assim prendem ou o espantam de vez.
Acompanhamos a vida de Doug através de uma narrativa não linear carregado de metáforas que, por vezes, pode deixar o leitor confuso, tendo como plano de fundo uma boa parte dos anos 70. Eu mesmo fui começar a entender o que estava acontecendo após um certo tempo de leitura. Se posso dar uma dica, é: tente ler de uma vez. Não há separação por capítulos ou mesmo números nas páginas, somente algumas páginas com quadros coloridos onde mostra uma passagem do real para o imaginário ou para o imaginário dentro do sonho. Eu já comentei que é meio confuso, não? Mas quando você começa a entender tudo fica claro. As perguntas que são feitas lá no começo (com certeza o leitor fará muitas) começam a ser respondidas e as pontas unidas.
A arte de Charles Burns é muito boa, o traço é ótimo, só acho que algumas feições, como posição da boca, por exemplo, são repetitivas. Mas nada que possa atrapalhar a experiência. Ao contrário de Black Hole que é todo em preto e branco e trabalha muito com sombras, Sem Volta é todo colorido, com cores fortes.
A HQ foge do comum, não é uma história feliz ou heroica. É algo mais real, mais palpável, mais pesado, assim como a culpa. Deixa claro que o muitas das decisões que tomamos são irreversíveis, assim como suas consequências. Todos nós carregamos algum tipo de fardo, culpa ou frustração. E Burns colocou esses sentimentos em forma de quadrinhos.
Não é uma leitura fácil nem leve, mas vale muito a pena apreciar essa obra que corre por fora do normal ou do corriqueiro. Aquele tipo de leitura que você vai remoer por dias e acredito que irá ler uma segunda vez.
FICHA TÉCNICA
Título: Sem Volta
Autor: Charles Burns
Nota: 4/5
Onde Comprar: Amazon
Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

2 dias ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

3 dias ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

6 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

1 semana ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

1 semana ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

1 semana ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!