Categories: Uncategorized

Nada a perder [HQ]

Jeff Lemire é autor de histórias em quadrinhos, criador das séries Essex County, Sweet Tooth. e Animal Man e Frankenstein, publicadas pela DC Comics. Na Marvel Comics foi responsável por títulos como Cavaleiro da Lua, Extraordinários X-Men, Velho Logan e Gavião Arqueiro. Acho que por todo esse currículo eu já deveria ter esperado que Nada a perder seria uma ótima HQ mesmo.
Derek Ouelette era um violento jogador de Hóquei que hoje vive bêbado, sem dinheiro, na miséria. Em poucos quadros podemos ver a vida terrível que o protagonista vive, cheio de violência e com uma personalidade difícil, agressiva e teimosa. Até que aparece sua irmã numa difícil situação e Derek faz de tudo para ajudá-la.

Por meio de flashbacks vamos descobrindo que os dois irmãos viviam com um pai também violento e alcoólatra que incentivava que o filho fosse também violento no esporte, o que acabou com a carreira dele. A mãe dos personagens bem que tentou viver uma vida melhor, mas não conseguiu, deixando os filhos à mercê do pai. Beth foge de casa quando jovem e sua trajetória de vida não é tão diferente do irmão, vivendo nas ruas e viciada, ela se envolve com uma homem agressivo e segue o mesmo caminho que a mãe, sofrendo com violência doméstica. No entanto, ao fugir do namorado, Beth quer uma chance de ter uma vida diferente junto com o irmão.
Toda a história é focada principalmente na vida de Derek que está sempre envolvido em brigas, mas tem personagens coadjuvantes que acabam ajudando os irmãos, o que nos mostra que apesar de tudo, algumas pessoas ainda conseguem gostar de Derek, que não é um personagem de todo ruim, mas sim uma pessoa que foi bastante influenciada pelo pai, tornando-o bem complexo.

Na parte estética, o tom azul dos quadros me chamou bastante atenção por associar ao clima frio do lugar, o que compõe bem o cenário e ainda nos dá uma sensação de solidão, melancolia e algo gelado. As partes do passado são coloridas e o vermelho é usado para nos mostrar a cor do sangue, contrastando com o azul.
Jeff Lemire nos traz o tema do abuso e violência e como é sempre difícil quebrar esse ciclo, além de nos mostra a importância da amizade e dos laços familiares. A história não é muito longa, mas o personagem apresentam uma boa complexidade, tudo muito bem sincronizado com os traços e cores da história.

FICHA TÉCNICA
Título: Nada a perder
Autor: Jeff Lemire
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon

Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Elio [Crítica do Filme]

Atualmente o grande problema da Pixar é se superar e se reinventar. Uma tarefa nada…

11 horas ago

A Meia-Irmã Feia [Crítica]

A diretora e roteirista norueguesa Emilie Blichfeldt teve uma idéia genial: usou como pano de…

6 dias ago

Um Natal Ex-Pecial [Crítica]

Na Netflix, os trabalhos de Natal já começaram e o primeiro filme que vi foi…

2 semanas ago

Uma Batalha Após a Outra: A decepção do Ano

Definitivamente, este novo trabalho do diretor Paul Thomas Anderson (Boogie Nights, 1997), é como o…

2 semanas ago

Até o Último Samurai [Crítica]

Até o Último Samurai é uma série disponível na Netflix, baseada no mangá de Shogo…

2 semanas ago

Wicked: Parte II [Crítica]

A peça musical Wicked é um dos grandes sucessos da Broadway. Lançada em 2003, tornou-se…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!