Categories: Uncategorized

Cartas Secretas Jamais Enviadas [Resenha Literária]

Para falar sobre Cartas Secretas Jamais Enviadas é necessário voltar em Março de 2015, quando Emily Trunko decidiu começar o tumblr Dear My Blank (CLIQUE AQUI), uma página na internet que reunia cartas anônimas nunca enviadas, aos poucos milhares de pessoas passaram a enviar suas cartas, obtendo destaque na mídia e apoio.
Com isso Emily decidiu reunir algumas dessas mensagens, organizar em temas e assim nasceu Cartas Secretas Jamais Enviadas, o livro conta com mensagens anônimas de toda parte do mundo, mensagens de corações partidos, problemas familiares, cartas para si mesmo, para o mundo, agradecimentos e outros.
Esse livro é um incentivo aos amores não declarados, ressentimentos não esclarecidos e todo sentimento omitido, diga o que precisa ser dito, mesmo que anonimamente.
As mensagens vão desde algumas linhas, até cartas realmente intensas e cheias de sentimentos, capazes de deixar um nó na garganta do leitor ao se colocar no lugar da pessoa que se sentou na frente do computador, transbordou tudo o que estava sentindo e pensando, sem poder ou conseguir contar para alguém próximo.
As artes da obra completam o clima das mensagens que nunca chegarão ao destinatário, dando um ar mais forte e lembrando o leitor que está lendo segredos profundos e sentimentos em seu estado mais puro de cada um dos autores.
Mesmo contendo mensagens tão densas, é impossível não correr pelas páginas, imaginar qual será a próxima mensagem ou se identificar com algumas, entre suspiros pesados é fácil finalizar a leitura em uma hora.
Esse foi o segundo projeto de Emily, Últimas Mensagens Recebidas foi sua primeira coletânea, também publicado pela Companhia das Letras, e também derivado do tumblr, onde anonimamente recebia últimas palavras de amizades, relacionamentos e até mesmo vidas.
Através do site, que contém as mensagens publicadas no livro e milhares de outras, ou do e-mail é possível enviar sua carta, ou cartas, ela pode ser escrita em qualquer língua, pode ser a foto de uma carta escrita à mão, e ela será publicada na página online.
FICHA TÉCNICA
Título: Cartas Secretas Jamais Enviadas
Autora: Emily Trunko
Nota: 4/5
Onde Comprar: Amazon

Rafaela Alves

Na Nossa Estante

View Comments

  • Oi, Rafa

    Eu li Últimas Mensagens Recebidas e foi uma leitura que me fez muitíssimo bem. Eu estava passando por um perio muito ruim e ele me ajudou real. Com certeza quero conferir Cartas Secretas Jamais Enviadas.

    Beijocas
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

  • Uau! É assim que preciso começar.

    Agora posso dizer: Oi, Mi. Tudo bem?

    Sinceramente, estou meio chocada com o que este livro porque ainda não sabia de sua existência. Escrever cartas, para mim, é algo tão pessoal, tão seu que imagino que eu não conseguiria publicar nem anonimamente.
    Como você falou, o leitor tem que se lembrar de que está lendo segredos de uma pessoa e não são simples segredos porque o que envolve sentimento é sempre muito profundo. Justamente por isso fiquei meio chocada com o projeto da autora e realmente adorei. Já quero lê-lo.

    Como você já deve ter percebido, amei a resenha e muito obrigada pela dica.

    Beijos,
    Magia é Sonhar

  • Oi, Rafa! Tudo bom?
    Eu vi vários unboxings desse livro pelo Instagram e capa e premissa me chamaram bastante a atenção. Que projeto interessante! Adoro quando uma obra compila vivências e histórias de diferentes pessoas vivendo diferentes tipos de situação. Parece um livro bem diferentão, vou procurar com certeza!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br

  • Olá...
    A edição deste livro está incrível, né? Já li Cartas Secretas Jamais Enviadas e gostei demais... é um livro marcante, emocionante, de alto teor reflexivo e que vou guardar comigo por toda a minha vida. É um livro real, sincero e que mostra que nunca estamos sozinhos... Recomendo de olhos fechados pra todo tipo de leitor!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

Recent Posts

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

2 dias ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

3 dias ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

6 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

1 semana ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

1 semana ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

1 semana ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!