Categories: Uncategorized

Asiáticos podres de ricos [Resenha Literária]

Uma das coisas mais interessantes de conhecer pessoas ricas é tentar entender em que mundo eles vivem e Kevin Kwan faz isso muito bem. O livro mostra com riqueza de detalhes o universo de quem nasce em famílias ricas ou até se tornam ricos durante a vida e a pergunta que fica é: como podem ser tão fúteis?
Como fui bolsista numa escola caríssima em São Paulo, na época uma das 10 melhores da cidade, eu já sabia o quanto a elite branca paulistana era intragável, mas depois de ler Asiáticos podres de ricos descobri que a classe alta é a mesma em todos os lugares do mundo, só muda de endereço. É impressionante como conseguem viver numa bolha em que o mundo ao redor não tem a menor importância, a não ser as marcas caras, de onde fulano veio, de que família pertence, quanto ganha por mês, quem está transando com quem e nessa mistura de drama e comédia, um pouco Gossip Girl asiática e familiar, que embarcamos na história de Nick e Rachel.
O livro apresenta diversas histórias paralelas que se cruzam em algum momento com os personagens principais, ou não. E o número de personagens nesse livro é gigante! Aliás, a estrutura se assemelha bastante a novelas televisivas em que temos diversos núcleos em um único enredo. Não seria possível comentar todas as pessoas que aparecem, já que por ser um Romance, é comum um personagem surgir no meio da história e desaparecer depois de cumprir sua função. No entanto, alguns merecem ser analisados devido à sua importância, a começar pelos protagonistas.
Rachel é filha única de mãe chinesa, mora nos Estados Unidos e não é um pessoa rica! Bastante humilde, a personagem namora Nick, herdeiro de uma das famílias mais ricas da Ásia, mas Rachel não sabe nada disso, ela conheceu o namorado na faculdade e são felizes há dois anos na vida pacata que possuem. Porém, Nick quer viajar para Cingapura com Rachel para o casamento de seu melhor amigo, apresentar a sua namorada a seus lugares preferidos da infância e com isso apresentá-la também a sua família. Nick sabe que é rico, mas não tem completa noção do quanto a sua família tem de poder e o quanto desesperada fica sua mãe ao saber que ele está namorando uma desconhecida. Digno de uma novela mexicana asiática, Eleanor tenta descobrir tudo da vida de Rachel e adoraria que o relacionamento do filho não desse certo.
À medida que a história avança, vamos juntos com Rachel ficar bem abismados com todas as fofocas e como essa sociedade se interessa por dinheiro e fama. A despedida de solteiro do casal de amigos de Nick chega a ser absurda, tanto da parte do noivo como da noiva e alguns momentos percebemos que os personagens são tão ricos que acreditam que podem realmente fazer qualquer coisa!
Cada capítulo descobrimos novas histórias e novos personagens, destaque para os primos de Nick: Eddie e Astrid. Eddie desde pequeno já mostra uma personalidade abusiva, perturbadora e sem limites. Do tipo de criança que com 12 anos de idade quer mandar em todos e tudo só piora na vida adulta. O complexo do personagem em não ser pobre é tão grande, que todo mundo em sua família sofre com sua tirania e mania de riqueza. Já Astrid é uma das poucas personagens que gera empatia, já que quase todo mundo é fútil demais. A prima de Nick é descrita como uma mulher jovem, entendida de moda, mas que infelizmente se casou com um homem extremamente covarde e fiquei sedenta pelo plot da história dela, pena que não foi bem explorado porque merecia muito mais.
Por ter tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo e muitos personagens inseridos na história, não dá pra ler muitos capítulos seguidos sem se sentir saturado em algum momento. No entanto, os acontecimentos me prenderam bastante até o final e torci bastante para que Astrid, Nick e Rachel tivessem um final feliz.
Asiáticos podres de ricos é uma história densa por ter vários personagens e com muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, mas é bem engraçado, com drama e uma boa pitada de romance. E como não conhecia bem os asiáticos, gostei bastante de ser inserida na cultura deles. O livro mostra bem sobre Cingapura, como algumas dessas famílias conseguiram ficar ricas na China e descreve parte dos lugares por onde os personagens passam. No final das contas, foi uma boa leitura.
O livro será adaptado para o cinema com o título Podres de Ricos e com certeza terá um monte de personagens retirados do longa, que chega ao Brasil pela Warner Bros Pictures em Agosto. Confira abaixo o trailer:

FICHA TÉCNICA
Título: Asiáticos podres de ricos
Autor: Kevin Kwan
Nota: 4/5
Onde Comprar: Amazon

Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Dolores Claiborne – O melhor de Stephen King [Resenha Literária]

Se algum dia alguém duvidar do poder narrativo de Stephen King é só dar de…

2 dias ago

Top 5: Demi Moore

Demi Moore entrega a melhor atuação da sua carreira e fortalece com sua vigorosa interpretação…

4 dias ago

Respira [Crítica da Netflix]

Respira é uma série espanhola criada por Carlos Montero (Elite), disponível na Netflix, perfeita para…

5 dias ago

Primeiras Impressões: Agatha Desde Sempre

E chegou mais uma série solo de uma personagem já estabelecida em outro seriado da…

2 semanas ago

5 motivos que fazem de Agatha Harkness um ícone!

A série Agatha Desde Sempre estreia dia 18 de setembro exclusivamente no Disney+!

2 semanas ago

That ’90s Show – Parte 2 [Crítica da Série]

A primeira temporada de That '90s Show na Netflix chegou com uma carga forte de…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!