Categories: Uncategorized

De encontro com a vida [Resenha do Filme]

De encontro com a vida é uma comédia com pitadas de romance e drama bastante agradável e com um protagonista com muito carisma e uma incrível história de vida.
Saliya tem o sonho de trabalhar em um hotel renomado, mas ficou parcialmente cego, com apenas 5% da visão, quando adolescente. No entanto, apesar de muito tentar e receber várias negativas, o protagonista não desiste de seu sonho e sem contar a ninguém que quase não enxerga, o rapaz consegue um estágio no hotel mais conceituado de Munique. Entretanto, quando Saliya se apaixona por Laura, seu plano, cuidadosamente elaborado, começa a desmoronar.
O longa é repleto de coadjuvantes simpáticos que vão ajudar o protagonista em sua jornada, a começar por Max (Jacob Matschenz). Os dois personagens estão em um rigoroso treinamento em um hotel, mas se tornam amigos quando o protagonista ajuda Max em sua entrevista. A amizade dos dois é uma das coisas mais interessantes do filme, com uma cumplicidade muito bonita. Max ajuda o amigo a memorizar os degraus do hotel, o cardápio, as bebidas, entre outras coisas. Saliya tenta esconder de todos o fato de ser deficiente visual, mas em alguns momentos fica mesmo evidente e ele encontra apoios inesperados.
Além das amizades que o personagem vai fazendo no hotel, o núcleo familiar também se destaca embora não apareça muito. A irmã de Saliya é a primeira a apoiá-lo, ajudando-o a andar sozinho, mas seu pai não encara muito bem o fato do filho ter uma deficiência. Já na parte do amor, Laura (Anna Maria Mühe) é simpática, tem um filho e deposita bastante confiança em Saliya que esconde seus problemas dela também.
Apesar das adversidades, é visível o esforço de Saliya em superar seus problemas, sendo um bom aluno e bastante dedicado, impressionando seus professores. No entanto, as questões familiares e financeiras acabam que sufocando o personagem que entra em um terrível declínio, colocando tudo a perder. E é essa fase da vida do personagem que acaba até sendo um pouco fora do comum, o que me agradou bastante.
A ambientação no hotel também é algo bem positivo, nos vemos inseridos por completo na rotina do lugar e todo o sistema de perfeição que hotéis de cinco estrelas exigem de seus funcionários, mas é engraçado também ver as escapadas deles de um sistema tão rigoroso, principalmente no que se refere ao restaurante do hotel, comandado por um verdadeiro tirano.
De encontro com a vida tem lá seus clichês, mas o roteiro consegue fugir um pouco do esperado em muitos momentos, deixando a trama bem atraente e nos prendendo até o final. Em algumas cenas, fiquei me questionando como um deficiente visual poderia fazer tanta coisa sem ninguém notar absolutamente nada, mas percebi que sei muito pouco sobre a deficiência e menos ainda sobre o poder de superação das pessoas.
Com certeza é um filme para refletir sobre preconceitos, mas é uma filme também para se divertir, dar muitas risadas, torcer pelo romance e acima de tudo por Saliya devido a sua enorme força de vontade.

Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título: De encontro com a vida
Título original: Mein Blind Date mit dem Lebe
Diretor: Marc Rothemund
Data de estreia: 19 de abril de 2018.
Nota: 4/5
Alpha Filmes | Pandora Filmes
Michele Lima
Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Do Fundo da Estante: Acima de Qualquer Suspeita

Sucesso no Supercine/Corujão e no Círculo do Livro (best seller de Scott Turrow), este elegante…

3 dias ago

Tudo em Família [Crítica do Filme]

Não sei se é dívida de jogo, mas Nicole Kidman aceitou fazer trabalhos bem menores…

5 dias ago

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

1 semana ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

1 semana ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

2 semanas ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!