Categories: Uncategorized

Trama Fantasma [Resenha do Filme]

Qualquer filme com Daniel Day-Lewis atrai atenção, afinal, ele já ganhou três vezes o Oscar de melhor ator e ao anunciar sua aposentadoria faz de Trama Fantasma o último filme de sua carreira, o que nos deixa ainda mais curiosos, não só por sua atuação, mas também pelo enredo com um egocêntrico estilista. Confesso que quando o filme acabou, não sabia o que dizer de tão inesperado que foi o final.
Reynolds Woodcock (Daniel Day-Lewis) é um solteiro convicto, mora com a irmã, Cyril (Lesley Manville), que ajuda a gerenciar seu negócio e faz da sua casa seu ambiente de trabalho. Assim como grandes gênios, Reynolds tem um péssimo temperamento, uma pessoa fina e elegante, que não suporta barulhos no café da manhã, que jamais desce do pedestal em que foi colocado e que faz de seu trabalho sua vida. Um dia ao viajar conhece a garçonete Alma (Vicky Krieps), por quem fica encantado e a leva para sua casa. O romance não é dos mais fáceis, impulsivo, viciado no trabalho, temperamental, Reynolds nem sempre dá o devido valor que Alma acredita merecer, já que ela é extremamente leal e visivelmente apaixonada.
Aos poucos Alma vai querendo ocupar um lugar de grande importância na vida de Reynolds e a relação dos dois começa a ficar bem complexa. E ainda temos a figura da irmã no meio dessa história, que embora não demonstre ciúmes do irmão, Cyril possui um lugar de extremo destaque em seus negócios.
O longa mostra com perfeição os bastidores da alta costura, os desfiles de moda da década de 50, sendo esteticamente perfeito, com valorização nos detalhes, design de figurinos, som e uso de câmeras. E os detalhes também se encontram na narrativa, que é lenta e vai construindo aos poucos o relacionamento entre Reynolds e Alma, explorando bem a personalidade de cada um e demonstrando toda a elegância que envolve o mundo do estilista. A falta de movimentação nos faz acreditar que nada demais acontece, quando na verdade, uma trama sutil vai se formando, até que no terceiro ato fica claro o plot principal do longa de um modo bem surpreendente.
Alma à principio parece uma personagem sem graça, sem grande impacto na narrativa, mas aos poucos vai se impondo de uma maneira inesperada e enquanto ela se fortalece, vamos acompanhando a completa desconstrução de Reynolds. Alma é o caos na vida do protagonista, o completo oposto do que estava acostumado, uma mulher que simplesmente não se enquadra nos padrões de vida do estilista, mas que vai à força se encaixando nela.
Daniel Day-Lewis está mais uma vez perfeito e de uma maneira perturbadora o ator compõe um personagem egocêntrico e que nos causa irritação, mas Lesley Manville e Vicky Krieps também merecem destaque, já que atuam com excelência, muitas vezes sem diálogos, nos passando sua emoções apenas com discretos olhares.
Trama Fantasma não é um filme dinâmico e que explique o próprio enredo com clareza, tem um ritmo bastante devagar, que vai nos mostrando muito lentamente uma trama inesperada e surpreendente. Quando termina, certamente o espectador ficará digerindo a complexidade do relacionamento dos protagonistas.
Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título: Trama Fantasma
Título Original: Phantom Thread
Diretor: Paul Thomas Anderson
Data de lançamento: 22 de fevereiro de 2018.
Nota:4/5

Michele Lima
Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Genie – A Magia do Natal [Crítica]

Genie é um filme baseado no longa britânico Bernard and the Genie, de 1991 e…

1 dia ago

Banco Central sob Ataque [Crítica]

Com a temática de roubo, só que dessa vez baseado em fatos reais, e atores…

5 dias ago

Demon Slayer: Arco do Treinamento Hashira [Crítica]

A quarta temporada de Demon Slayer, Arco do Treinamento Hashira, chegou na Netflix dublada e…

1 semana ago

A Diplomata – Segunda Temporada [Crítica]

A segunda temporada de A Diplomata não demorou tanto para chegar no catálogo da Netflix,…

2 semanas ago

Agatha Desde Sempre [Crítica da Série]

Kathryn Hahn roubou a cena várias vezes em WandaVision e segue espectacular em Agatha Desde…

2 semanas ago

Conectadas [Resenha Literária]

A primeira vez que vi um livro da Clara Alves foi num estande da editora…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!